A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de Abelha Gustavo Nº5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de Abelha Gustavo Nº5."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de Abelha Gustavo Nº5

2

3 Os Produtores Os vegetais, por serem seres fotossintetizantes, são capazes de produzir o seu próprio alimento, não dependendo de nenhum outro ser para se alimentar e sobreviver. Produzem o seu próprio alimento e servem de alimento para outros seres (ex.: herbívoros). Por isso são caracterizados como seres produtores.

4 A Polinização Polinização é o ato da transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra flor, ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo em que o gameta masculino pode alcançar e fecundar o gameta feminino E os agentes polinizadores são: Anemofilia: através do vento; Hidrofilia: através da água; Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas e moscas; Cantarofilia: com auxílio de besouros; Psicofilia: efetuada por borboletas; Falenofilia: através mariposas; Quiropterofilia: polinização por morcegos; Ornitofilia: polinização feita por aves.

5 O que podemos fazer com o mel
  O mel é rica fonte de energia e pode, com vantagens, substituir o açúcar. Além disso, contém minerais como cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. É um alimento bom para pessoas de qualquer idade.     É fonte de longevidade e de rejuvenescimento. Tem propriedades laxativas leves e combate a fermentação intestinal.     Quando o mel cristaliza é sinal que é puro e é tão bom quanto o mel fino. O mel cristalizado deve ser afinado em banho-maria, para não perder suas propriedades nutritivas. Use mel na alimentação e fique bem alimentado. BOLACHA DE MEL Ingredientes: - 1 copo de mel - 1 copo de açúcar - 1/2 copo de leite - 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina - 1 colher (sopa) de sal amoníaco - 1 colherinha (chá) de canela em pó - 1 colherinha (chá) de cravo bem moído - 3 ovos e farinha de trigo Modo de fazer:     Bata a manteiga com o açúcar e vá acrescentando os ovos um a um, sem parar de bater. Em seguida, acrescente o mel, a canela e o cravo. À parte, dissolva o sal amoníaco no leite e acrescente à massa. Depois vá juntando farinha de trigo até dar o ponto de abrir a massa. Abra-a na espessura de meio centímetro e corte as bolachas no formato de quiser. Leve para assar em forma untada. Assim que tirá-las do forno pincele com água adoçada com mel. .

6 Quem cuida das abelhas Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 25 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média. As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas. Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (polén e nectar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) tem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução. Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia.

7 Como vivem as abelhas Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 5 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média. As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas. Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução. Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia. O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores. As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem também antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores. Uma colméia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas. As abelhas produzem o mel dentro da colméia para servir de alimento. A geléia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha. Quando se  sentem ameaçadas, as abelhas podem picar o animal, utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno.

8 De que maneira fabricam o mel
A sociedade das abelhas é composta por abelha raínha, operárias e zangãos. A rainha é a peça mais importante na colmeia e a única na sua colónia. Depois existem milhares de abelhas operárias e dezenas de zangões. A principal função das abelha raínha consiste na postura dos ovos e é a única com capacidades reprodutoras. Se na mesma colónia existirem 2 raínhas, uma acabrá por matar a outra. Os zangões têm como trabalho unicamente fecundar a raínha e a sua alimentação depende das abelhas operárias. Ao fecundar a abelha rainha o zangão morre depois de efectuar a cópula.

9 A defesa da abelha Querendo manusear-se algo junto à colmeia ou manusear-se a própria colmeia, (apicultor ou visita), deve-se sempre estar protegido com fato apropriado , luvas e botins. Não se devem vestir roupas de cores escuras e garridas, porquanto estas atraem as abelhas, tornando-as  mais agressivas. Não se devem fazer barulhos exagerados junto às colmeias, pois tal situação interfere com a calma da vida dentro da colmeia, agitando as respectivas abelhas. As abelhas são atraídas pelos roídos, principalmente os agudos, por isso não se deve gritar junto às colmeias. Tendo de se passar perto de uma colmeia, não se devem fazer movimentos bruscos, quer de expressão quer de movimentação, pois os mesmos despertam nas abelhas a presença de estranhos que, como tal, devem ser afugentados, levando-as assim a uma ação agressiva.

10 A colmeia O local ideal é uma fresta ou um buraco em uma árvore ou uma parede. "Com o material trazido do antigo ninho, elas constroem o primeiro favo", afirma a entomologista Maria Cristina de Almeida, da Universidade Federal do Paraná. As operárias vedam as frestas com o própolis, conhecido por seus efeitos medicinais e secretado por suas próprias glândulas. Terminada a construção, a rainha inicia a sua linhagem, pondo as larvas. As filhas escolhidas para futuras rainhas — não se sabe por quais critérios — são alimentadas por mais tempo com geléia real, substância rica em vitaminas também secretada pelas glândulas das abelhas. As demais estão condenadas a ser vassalas: cuidam da faxina, defendem a colméia, procuram comida, produzem mel e alimentam as larvas. As rainhas que nascerem farão o mesmo que a mãe: serão fecundadas, reunirão suas operárias e formarão suas próprias colméias.

11 Por que o mel é benéfico a nossa saúde
O mel é um alimento delicioso, este néctar que as abelhas produzem consegue ser ainda mais fácil de digerir do que o açúcar, por exemplo, pois bem, neste artigo falaremos sobre os benefícios do mel  e mais um pouco, que é um alimento conhecido mundialmente, principalmente aqui no Brasil. A maioria das pessoas consomem o mel juntamente com a banana e a soja em grãos, que é um alimento super proteico, fazendo deste uma dos alimentos mais saborosas do planeta.

12 Poema de flores!


Carregar ppt "Vida de Abelha Gustavo Nº5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google