A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto."— Transcrição da apresentação:

1 REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Artigo 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente).

2 MISSÃO Favorecer a articulação, a mobilização e a integração dos diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e de suas Famílias em vulnerabilidade social da Área Metropolitana de João Pessoa, em vista da realização da Política de Proteção Integral Prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

3 COMEÇO DE TUDO A Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes foi criada em 2003 a partir da constatação, por parte de organizações da sociedade civil e do poder público, de que o atendimento às crianças e adolescentes, em situação de rua inicialmente e em maior vulnerabilidade social sucessivamente, no município de João Pessoa, seria realizado com eficácia só mediante o trabalho conjunto e articulado das organizações governamentais e não governamentais. Essa constatação decorreu da ação do Projeto Escola vai à Rua, realizado pela Secretaria de Educação do município de João Pessoa a partir de 2001, que identificou o cenário de exclusão de meninos e meninas em situação de rua, que dificultava sua inserção na escola formal.

4 Dessa forma, o surgimento da REMAR representou uma importante iniciativa para a atuação em rede com o objetivo de garantir o atendimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O nome da rede se deve à relação existente entre o seu surgimento e a experiência de escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua desenvolvida pela Escola Municipal Margarida Pereira da Silva que foi a continuação do Projeto Escola Vai à Rua. COMEÇO DE TUDO

5 COMISSÃO GESTORA

6 Asteias - Associação de Trabalho em Educação, Intervenção e Ações Solidárias Aldeias Infantis SOS-PB Apôitchá - Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental Associação Papa João XXIII no Brasil Casa Pequeno Davi Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Conselhos Tutelares Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Forum DCA-PB) Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) Pastoral do Menor Projeto Beira da Linha Representação - Comissão Protagonismo da Remar Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa

7 EIXOS DE ATUAÇÃO

8 * Fortalecimento e organização das redes locais (Sistema de Garantia de Direitos) na Região Metropolitana de João Pessoa com vistas à política de proteção integral de crianças e adolescentes e famílias. * Fortalecimento das Políticas Públicas. MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA * Fortalecimento dos conselhos de direitos da criança e do adolescente. * Participação em conselhos setoriais, fóruns e comissões ligadas à missão da Rede. Articulação e Mobilização para a implantação do Plano de Convivência Familiar e Comunitária do Estado.

9 PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL Articulação da Comissão Intermunicipal na organização política dos protagonistas infanto- juvenis. Organização e fortalecimento do protagonismo nos 5 Municípios da Região Metropolitana (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Lucena e Santa Rita) por meio das redes, núcleos, fóruns e conselhos

10 PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL

11 CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA Alternativa de geração emprego e renda para as famílias na linha da economia solidária e da educação popular. ECONOMIA SOLIDÁRIA - ECOSOL

12 Reordenamento da política de acolhimento de crianças e adolescentes. CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA GT Pró-Convivência Familiar e Comunitária

13 Projeto «Famílias Acolhedoras»: alternativa familiar ao acolhimento de crianças e adolescentes CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

14 Competências Familiares. Protagonismo Juvenil. Economia Solidária x Educação Popular. Redes sociais. Sistema de Garantia de Direitos. Convivência familiar e comunitária. Monitoramento. Violência e Exploração Sexual. Trabalho Infantil. FORMAÇÕES TEMÁTICAS

15 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Monitoramento das 1000 crianças e adolescentes das instituições parceiras inseridas na Rede, Projeto «Educação de Qualidade» apoiado pelo UNICEF e Casa Pequeno Davi.

16 COMUNICAÇÃO Comunicação interna e externa da rede; Articulação com a mídia e jornais alternativos

17 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Publicação do Projeto REMAR-UNICEF (2004); Publicação A Realidade dos Abrigos para Crianças e Adolescentes de João; Publicação Educação de qualidade na perspectiva da garantia de direitos: o potencial do trabalho em rede.

18 Sou neta de pescador aqui do litoral norte de S. Paulo. Pescador que vivia de vender o peixe e de fazer rede. Ele tecia rede, de fato. Acho que esta metáfora de rede é muito interessante, porque, lembrando do meu avô tecendo a rede, lembro dos calos e de como a linha da rede cortava a mão dele, como, às vezes, ela rompia, como, às vezes, a linha embaraçava. E essa metáfora da rede serve inclusive para isso, porque nada é melhor do que construir rede, mas nada é mais difícil do que construir rede, do que articular rede. E por isso mesmo nada é tão enriquecedor. (Lúcia Araújo. Tecendo Redes para Educação Integral – São Paulo. CENPEC, 2006)

19 REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes – Paraíba. R- SANTOS DUMONT,80 EDF.SALVADOR LEAL – CENTRO João Pessoa/PB, CEP Fone: Fax: BLOG:


Carregar ppt "REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google