A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Ambiental. Eras Geológicas O Homem foi contemporâneos dos Dinossauros?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Ambiental. Eras Geológicas O Homem foi contemporâneos dos Dinossauros?"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ambiental

2

3 Eras Geológicas

4 O Homem foi contemporâneos dos Dinossauros?

5 Procariotes. Triássico – aparecimento dos grandes répteis anos Triássico – aparecimento dos grandes répteis anos Jurássico – Climax dos Dinossauros anos Cretáceo – Desaparecimento (mudanças climáticas) anos Terciário – Surgimento dos mamíferos. Humanos Modernos. Quaternário – Primeiros humanos e glaciações –

6 Ecologia Etimologia da Palavra: Eco – casa Logia – estudo. Estudo das relações dos seres vivos entre si e o meio ambiente.

7 Meio Ambiente ou Ambiente Inteiro? Conjunto de elementos Biota e Abiota que compõem a Biosfera;

8 De que forma prejudicamos o Meio Ambiente?

9 1 - Crescimento Populacional. – Aprox. 7 B. de Humanos (2011). – 2050 estima-se o dobro da população. CONSEQUÊNCIAS: Degradação da água. Poluição do Ar. Competição por espaço. Fome, Miséria, Violência, Doenças Físicas e Mentais.

10 2 – Industrialização – Exigência de mais fábricas e usinas Geradoras de energia. CONSEQUÊNCIAS: Aquecimento globo terrestre. Poluentes Químicos. Chuva Ácida Maior produção de lixo.

11 3 – Mudanças Ambientais. – Destruição do Habitat. – Quebra do Fluxo de Energia. CONSEQUÊNCIAS: Extinção das espécies. Desequilíbrio ecológico. Superpopulação. Fome, Miséria, Violência, Doenças Físicas e Mentais.

12 Mata Atlântica Cerrado Anavilhanas Campos sulinos Pantanal Distribuição dos ecossistemas Brasileiros: Regiões Fitogeográficas do Brasil Caatinga Zona costeira

13 Cerrado

14 Características Gerais - Vegetação - Composta de pequenos arbustos e árvores retorcidas, gramíneas. Cerradão: Cerradão: Um tipo mais denso de cerrado com formações florestais. Representantes: Representantes: barbatimão, pau-santo, gabiroba, pequizeiro, araçá, sucupira, Ipê e indaiá. Matas de galeria: Matas de galeria: densas florestas estreitas, de árvores maiores, que margeiam os cursos d’água. Vereda: Vereda: Nos brejos, próximos às nascentes de água, o buriti domina a paisagem e formando as veredas.

15 Características Gerais - Fauna - Serpentes: Jibóia, Cascavel e espécies de Jararaca. Aves: Seriema, João de Barro, Araras, etc. E também: Veado-campeiro, Tatu-galinha, Tatu-canastra, Cateto, Tamanduá-bandeira, Jaguatirica, gato-mourisco e o lobo-guará.

16 Gestão Ambiental. impactos ambientais Conjunto de medidas e procedimentos, que permitem reduzir e controlar os impactos ambientais sobre o meio ambiente. Poluição das águas, Poluição do solo, Poluição do ar, Poluição Visual e Sonora, Desmatamentos.

17

18 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal n.º,: 9.795, de 27 / 04 /1999 Define como Educação Ambiental “os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

19 É fundamental que os colaboradores de uma empresa reconheçam na educação ambiental um novo fator de progresso pessoal, não a confundindo com treinamento profissional, muito embora os dois se completam no âmbito da organização.

20 A identificação dos efeitos ambientais gerados pelas atividades produtivas da organização deve ser bem percebida por todos os seus colaboradores, o que facilitará sua sensibilização para participarem da solução dos problemas.

21 A educação ambiental dos colaboradores da organização deve eliminar a idéia errônea de que a solução de problemas ambientais compete tão somente às chefias ou aos setores de meio ambiente, segurança e saúde ocupacional da organização. Cada individuo é responsável pela proteção ambiental, da mesma forma que o é pela segurança.

22 Conscientização Ambiental. A obtenção da certificação ambiental por uma organização e a garantia de sua manutenção dependerão, inequivocamente, da participação consciente de seus funcionários e fornecedores. A Conscientização e o adequado treinamento desses colaboradores têm importância vital nesse processo, pois, muitas vezes, é mediante erros operacionais que podem ser gerados os piores resíduos e provocados os maiores acidentes.

23

24 Objetivo: A ISO, entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra - Suíça. Objetivo: promover no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica.

25 ISO Série A ISO é a norma através da qual, as empresas ou interessados se autodeclararão em conformidade ou buscarão certificação junto a terceiros. A norma descreve os requisitos básicos de um Sistema de Gestão Ambiental.

26 A ISO tem os seguintes termos: Organização Meio Ambiente Aspectos Ambiental Impacto Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental Desempenho Ambiental Melhorias continuas

27 A ISO Requisitos Compromisso e política Planejamento Implementação Medição e Avaliação Análise crítica e melhoria

28 Uma certificação ISO não garante que uma empresa ou ente em particular, alcance o melhor desempenho ambiental possível. Ela somente atesta que foram instalados os elementos básicos de um sistema de gestão ambiental. As melhorias contínuas a que se faz referência na norma reportam-se a melhorias continuas no sistema gerencial, e não no desempenho ambiental diretamente.

29

30

31

32


Carregar ppt "Gestão Ambiental. Eras Geológicas O Homem foi contemporâneos dos Dinossauros?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google