A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas
Luciano Garcia

2 Basicamente... Matéria Energia Armazenamento!!!!!!!

3 De onde vem a energia? Do Sol, mas ela não tem o mesmo aproveitamento em todas as partes do globo (latitude, altitude, profundidade). Do total estima-se: 30% é refletida pelas superfícies; 60% é absorvida pela terra, ar e água; 10% é absorvida pela vegetação; 0,1% é capturada pelas plantas; 1% é transformada em energia.

4 Componentes de um ecossistema
Fatores abióticos: físicos, químicos ou geológicos; Fatores bióticos: os seres vivos; Produtores: que realizam fotossíntese, quimiossíntese, fermentação entre outros; Consumidores: que se alimentam dos produtores ou outros consumidores; Decompositores: responsáveis por retornar a matéria.

5 Níveis tróficos Autótrofos: fabricam seu próprio alimento;
Heterótrofos: consomem outros organismos: Herbívoros Carnívoros Onívoros Decompositores Detritívoros Necrófagos

6 O fluxo de energia em um ecossistema
Tem início no produtor e vai se estendendo para os demais elos da cadeia. Nos ecossistemas sempre a quantidade de energia disponível diminui à medida que está sendo transferida de um nível trófico para outro.

7 Diminui porque... Grande parte da energia fabricada pelo produtor é usada na sua respiração; Parte da matéria orgânica produzida é perdida na morte ou na excreção; Isso se repete de nível para nível; Por isso são necessárias varias plantas para alimentar um gafanhoto, vários gafanhotos para alimentar um sapo... Em média apenas 10% é passado por isso que uma cadeia alimentar possui poucos elos.

8

9 Decompositores

10 Pirâmides ecológicas São gráficos que representam as relações entre diferentes níveis tróficos; Seu arranjo lembram pirâmides, por isso o nome; Elas são divididas em: De número; De biomassa; De energia;

11 Pirâmides de número Indicam a quantidade de organismos na cadeia alimentar. Igualam os organismos sem levar em consideração o seu tamanho e a quantidade de matéria orgânica existente nos níveis. Podem ser invertidas e não constituírem boas representações visuais no ecossistema. O que mais se aproxima do real Níveis dois e três são parasitas Poucas plantas com grande porte

12 Pirâmides de biomassa Leva em consideração a biomassa dos níveis tróficos; Não leva em consideração o fator tempo (velocidade da produção de matéria orgânica);

13 Importante Produtividade primária brutal: é o total produzido por um organismo fotossintetizante por unidade de área por tempo. Produtividade primária líquida: é o que é passado para o próximo nível trófico (produzido – consumido).

14 Pirâmide de energia O modo mais correto de se representar graficamente um ecossistema; NUNCA são invertidas!!!!!!!!!!! É medida em calorias/metro quadrados X ano

15 Ciclos da matéria O planeta é um sistema fechado em relação a matéria;
Ela pode ser rearranjado mas não há perda; A matéria portanto é cíclica enquanto a energia flui; Aqui a atividade dos decompositores é essencial para retornar a matéria ao meio para que ela seja reciclada.

16 Ciclo da água Dependência do metabolismo;
Participação na fotossíntese; Participação na reprodução;

17 Ciclo do carbono É um dos átomos mais importantes da natureza;
Faz parte da composição dos principais moléculas orgânicas; Fotossíntese X Respiração; Encontra-se livre na atmosfera na forma de gás carbônico.

18

19 Ciclo do nitrogênio Constituinte das proteínas e do DNA;
Fixação do nitrogênio: Retirada do N da atmosfera e sua incorporação no solo na forma de amônia. Feito por bactérias do gênero Azotobacter no solo, cianobactérias do gênero Anabaena na água e por Rhizobium nas raízes de leguminosas. Nitrificação: Conversão da amônia e outras excretas nitrogenadas em nitrito e nitrato; Bactérias nitrificantes (são quimiossintetizantes); Desnitrificação: Devolução de nitrogênio para a atmosfera; Bactérias desnitrificantes; Adubação Verde.

20

21 Ciclo do oxigênio

22


Carregar ppt "Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google