A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MatériaEnergia Matéria Armazenamento!!!!!!! Do Sol, mas ela não tem o mesmo aproveitamento em todas as partes do globo (latitude, altitude, profundidade).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MatériaEnergia Matéria Armazenamento!!!!!!! Do Sol, mas ela não tem o mesmo aproveitamento em todas as partes do globo (latitude, altitude, profundidade)."— Transcrição da apresentação:

1

2 MatériaEnergia Matéria Armazenamento!!!!!!!

3 Do Sol, mas ela não tem o mesmo aproveitamento em todas as partes do globo (latitude, altitude, profundidade). Do total estima-se: – 30% é refletida pelas superfícies; – 60% é absorvida pela terra, ar e água; – 10% é absorvida pela vegetação; – 0,1% é capturada pelas plantas; – 1% é transformada em energia.

4 Fatores abióticos: físicos, químicos ou geológicos; Fatores bióticos: os seres vivos; Produtores: que realizam fotossíntese, quimiossíntese, fermentação entre outros; Consumidores: que se alimentam dos produtores ou outros consumidores; Decompositores: responsáveis por retornar a matéria.

5 Autótrofos: fabricam seu próprio alimento; Heterótrofos: consomem outros organismos: – Herbívoros – Carnívoros – Onívoros – Decompositores – Detritívoros – Necrófagos

6 Tem início no produtor e vai se estendendo para os demais elos da cadeia. Nos ecossistemas sempre a quantidade de energia disponível diminui à medida que está sendo transferida de um nível trófico para outro.

7 Grande parte da energia fabricada pelo produtor é usada na sua respiração; Parte da matéria orgânica produzida é perdida na morte ou na excreção; Isso se repete de nível para nível; Por isso são necessárias varias plantas para alimentar um gafanhoto, vários gafanhotos para alimentar um sapo... Em média apenas 10% é passado por isso que uma cadeia alimentar possui poucos elos.

8

9

10 Pirâmides ecológicas São gráficos que representam as relações entre diferentes níveis tróficos; Seu arranjo lembram pirâmides, por isso o nome; Elas são divididas em: – De número; – De biomassa; – De energia;

11 Indicam a quantidade de organismos na cadeia alimentar. Igualam os organismos sem levar em consideração o seu tamanho e a quantidade de matéria orgânica existente nos níveis. Podem ser invertidas e não constituírem boas representações visuais no ecossistema. Poucas plantas com grande porte Níveis dois e três são parasitas O que mais se aproxima do real

12 Leva em consideração a biomassa dos níveis tróficos; Não leva em consideração o fator tempo (velocidade da produção de matéria orgânica);

13 Produtividade primária brutal: é o total produzido por um organismo fotossintetizante por unidade de área por tempo. Produtividade primária líquida: é o que é passado para o próximo nível trófico (produzido – consumido).

14 O modo mais correto de se representar graficamente um ecossistema; NUNCA são invertidas!!!!!!!!!!! É medida em calorias/metro quadrados X ano

15 O planeta é um sistema fechado em relação a matéria; Ela pode ser rearranjado mas não há perda; A matéria portanto é cíclica enquanto a energia flui; Aqui a atividade dos decompositores é essencial para retornar a matéria ao meio para que ela seja reciclada.

16 Dependência do metabolismo; Participação na fotossíntese; Participação na reprodução;

17 É um dos átomos mais importantes da natureza; Faz parte da composição dos principais moléculas orgânicas; Fotossíntese X Respiração; Encontra-se livre na atmosfera na forma de gás carbônico.

18

19 Constituinte das proteínas e do DNA; Fixação do nitrogênio: – Retirada do N da atmosfera e sua incorporação no solo na forma de amônia. – Feito por bactérias do gênero Azotobacter no solo, cianobactérias do gênero Anabaena na água e por Rhizobium nas raízes de leguminosas. Nitrificação: – Conversão da amônia e outras excretas nitrogenadas em nitrito e nitrato; – Bactérias nitrificantes (são quimiossintetizantes); Desnitrificação: – Devolução de nitrogênio para a atmosfera; – Bactérias desnitrificantes; Adubação Verde.

20

21

22


Carregar ppt "MatériaEnergia Matéria Armazenamento!!!!!!! Do Sol, mas ela não tem o mesmo aproveitamento em todas as partes do globo (latitude, altitude, profundidade)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google