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“Orações” Modalizadoras e Autoridade Polifônica

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Apresentação em tema: "“Orações” Modalizadoras e Autoridade Polifônica"— Transcrição da apresentação:

1 “Orações” Modalizadoras e Autoridade Polifônica
Professora Sabine Mendes, Ms. Tópicos Especiais em Análise do Discurso – 2/2011

2 Conceito amplo (Koch, 1983) – “todos os elementos linguísticos diretamente ligados ao enunciado e que funcionam como indicadores das intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso”. Expressões que se apresentam como oracionais (do ponto de vista sintático), são modalizadoras. Modalizadores

3 “Orações” modalizadoras – comentam o dito.
(Eu ordeno que) você saia daqui. (Eu prometo que) irei à sua festa. (Eu declaro que) F. trabalha nesta firma. (Eu pergunto se) todos me entenderam. (Eu aviso que) não compartilharei com essa farsa. Orações principais? O conteúdo proposicional encontra-se na suposta subordinada. Prova: podem ser omitidas, aparecerem como orações justapostas, intercaladas ou pospostas. “Acessórias” (Port-Royal) – funcionam como comentários. “Orações” modalizadoras – comentam o dito.

4 “Orações” modalizadoras - grau de engajamento.
(É certo que) Jorge virá. (Tenho certeza de que) Jorge virá. (É evidente, claro, indubitável...) que Pedro está enganado. (É possível, provável...) que o jornalista tenha razão. (Eu acho, penso, imagino,...) que o réu será absolvido. (Fontes autorizadas afirmam) que o dólar subirá novamente esta manhã. Determinam o grau de engajamento do locutor em relação ao conteúdo veiculado. Assume a responsabilidade; Não assume totalmente a responsabilidade ou Atribui a outrem a responsabilidade. “Orações” modalizadoras - grau de engajamento.

5 (É bom que) eles tenham gostado da conferência
(É bom que) eles tenham gostado da conferência. (É lamentável que) ele seja um delator. (É pena que) o meu time tenha perdido o campeonato. (Desejo que) você seja feliz. (As autoridades financeiras afirmam que) a nossa política econômica é adequada – discurso relatado ou autoridade polifônica. “Orações” modalizadoras -expressam sentimentos/estados psicológicos do autor.

6 Dias atrás, no final da tarde, a Secretaria de Agricultura de Beauvais recebe um telefonema. Na linha, a voz de uma criança que parece assustada. Soluçando, ela expressa com suas palavras a gravidade da situação: “Mamãe dodói, mamãe está dormindo em cima”. São 18h30 (...) - Le Courrier Picard, 07 de dezembro de 1993 Percebe-se aqui, ao mesmo tempo, um enunciado jornalístico (discurso que cita) e a fala de uma criança assustada (discurso que é citado). Polifonia

7 A polifonia é um fenômeno também identificado como heterogeneidade enunciativa.
POLIFONIA MOSTRADA: citações de outros autores em obras acadêmicas. POLIFONIA CONSTITUTIVA: como a influência de dramaturgos clássicos em Shakespeare (que não é mencionada diretamente, mas transparecida). Polifonia

8 Polifonia argumentativa
Segundo Koch, vai além do discurso relatado (oculto ou não). POLIFONIA É ADESÃO AO DISCURSO DE OUTREM. Pedro disse que o tempo vai melhorar. Intenção discursiva: quero simplesmente relatar o que Pedro disse e fazer um comentário sobre Pedro ou quero aderir ao que ele disse para propor outra coisa? Pedro disse que o tempo vai melhorar. Ele é um cara muito otimista. OU - Pedro disse que o tempo vai melhor. Então, poderemos ir à praia. Polifonia argumentativa

9 Polifonia argumentativa
Todos os astrônomos afirmam que a Terra é redonda. Quero respaldar meu argumento ou simplesmente relatar a opinião dos astrônomos? Polifonia argumentativa

10 João já não confia na sua mulher (João confiava em sua mulher/ João atualmente não confia em sua mulher) – VOX POPULI Lamentamos não poder publicar seu artigo (criação de personagens no interior do discurso que anunciam algo – um lamento – que é somente retórico). Jorge, que é um grande pilantra, sempre consegue levar a melhor. Depois que Reinaldo conquistou aquela tua ex-namorada, nunca mais apareceu por aqui. Pressuposição

11 Ele não é orgulhoso, pelo contrário, é um homem bastante simples.
Ela não é bonita, mas simpática. Negação

12 A esquadra britânica possuiria armas nucleares (não sou eu quem o digo).
Futuro do pretérito

13 Parece que o custo de vida subirá menos no próximo ano.

14 Utilização de certos operadores argumentativos
Condicionais: Se aquilo é uma obra de arte, então eu sou uma estrela de cinema. Utilização de certos operadores argumentativos

15 Argumentos de prestígio
Argumento de autoridade (infalibilidade da autoridade convocada). Ditatorial Facilmente questionável. Indica que o pressuposto está sob ataque. Argumentos de prestígio

16 Autoridade polifônica
Não se apresenta como autoritário. Não pode ser contestado – funciona como mostração, representação dramática. “O governo argentino estaria disposto a negociar com os ingleses; portanto, há esperanças de que a guerra termine em breve”. Permite ao leitor não se portar de modo ditatorial. Prever argumentos possível do adversário e reconhecer- lhes certa validade, incorporando-os a seu discurso. Aduzir argumentos decisivos em sentido contrário, fazendo oscilar a balança para seu lado. Autoridade polifônica

17 Resumo – índices de polifonia.
ÍNDICES DE POLIFONIA: formas lingüísticas que funcionam como índices, no texto, da presença de outra voz, com a qual o locutor se identifica ou não. a) ao contrário, pelo contrário: Ex: Roberto não é um traidor. Pelo contrário, tem-se mostrado um bom amigo. b) Operadores do grupo do MAS e do EMBORA c) Operadores conclusivos: Ex: Carlos é dorminhoco. Não pode, portanto, vencer na vida. (“Quem cedo madruga, Deus ajuda.”) d) Os marcadores de pressuposição: Mariana continua linda. e) O uso do futuro do pretérito como metáfora temporal (o locutor não se responsabiliza pelo que é dito, atribuindo-o a outrem): Ex: O técnico do Corinthians estaria disposto a se demitir. (=ouvi dizer) f) O uso de aspas (como modo de manter distância do que se diz, colocando-o “na boca” de outros). g) A intertextualidade, o discurso indireto livre, a ironia etc. Resumo – índices de polifonia.

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20 Lunardelli, 2009 – análise da conversa entre uma coordenadora e uma professor de curso de pós

21 Lunardelli, 2009 – análise da conversa entre uma coordenadora e uma professor de curso de pós


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