A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Exames Nacionais 2011 Nos termos do n.º 26 do Regulamento dos Exames do Ensino Secundário, o serviço de exames, nomeadamente o exercício de funções no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Exames Nacionais 2011 Nos termos do n.º 26 do Regulamento dos Exames do Ensino Secundário, o serviço de exames, nomeadamente o exercício de funções no."— Transcrição da apresentação:

1 1 Exames Nacionais 2011 Nos termos do n.º 26 do Regulamento dos Exames do Ensino Secundário, o serviço de exames, nomeadamente o exercício de funções no Secretariado de Exames, vigilâncias, integração em júris de exames ao nível de escola ou outras tarefas relacionadas com exames, é de aceitação obrigatória. A dispensa do serviço de exames, se devidamente justificada, é da competência do Director. Antes do início do período de exames, os órgãos de direcção dos estabelecimentos de ensino devem obrigatoriamente promover uma reunião preparatória com os professores vigilantes e coadjuvantes, no sentido de aferir os procedimentos a adoptar no desempenho das respectivas funções. É proibida a utilização de quaisquer sistemas de comunicação móvel nas salas de exames por parte dos professores vigilantes. Nas salas, durante a realização da prova, não é permitida a entrada de outras pessoas para além dos professores designados para a vigilância das provas, elementos do órgão de direcção, membros do Secretariado de exames ou o professor coadjuvante. Os Inspectores (das Inspecção Geral da Educação e Inspectores de Educação têm acesso livre e directo às salas de exame.

2 2 Exames Nacionais / 1ª Fase / 20 a 30 de Junho Exames Nacionais / 1ª Fase / 20 a 30 de Junho 3ºCICLO 1.22 Língua Portuguesa dia 20 de Junho às 9 horas 90 MINUTOS + TOLERÂNCIA 2.23 Matemática dia 22 de Junho às 9 horas 90 MINUTOS + TOLERÂNCIA (PROVA A REALIZAR NO PRÓPRIO ENUNCIADO) ENSINO SECUNDÁRIO Latim dia 20 de Junho às 9 horas 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Português dia 20 de Junho às 14 horas (VERSÃO 1 e 2) 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Biologia e Geologia dia 21 de Junho às 9 horas (VERSÃO 1 E 2) 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA História da Cultura e das Artes dia 21 de Junho às 14 horas 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Desenho A dia 22 de Junho às 14 horas 150 MINUTOS + TOLERÂNCIA Francês dia 22 de Junho às 14 horas 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Inglês dia 22 de Junho às 14 horas 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Literatura Portuguesa dia 27 de Junho às 9 horas 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA e 735 Matemática A dia 27 de Junho às 9 horas (VERSÃO 1 e 2) 150 MINUTOS + TOLERÂNCIA Matemática B dia 27 de Junho às 9 horas 150 MINUTOS + TOLERÂNCIA História A dia 27 de Junho às 14 horas 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Física e Química dia 28 de Junho às 9 horas (VERSÃO 1 E 2) 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Geografia A dia 28 de Junho às 9 horas (VERSÃO 1 e 2) 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Economia A dia 30 de Junho às 9 horas (VERSÃO 1 e 2) 120 MINUTOS + TOLERÂNCIA Geometria Descritiva A dia 30 de Junho às 9 horas 150 MINUTOS + TOLERÂNCIA

3 3 1.Apresentar-se 1.Apresentar-se no BLOCO III, Gabinete do Secretariado de Exames, levantar o material necessário à realização da Prova (folha de advertências aos alunos, papel de resposta, papel de rascunho, tesoura, pauta de chamada, mapa de versões, quando aplicável). 2. Escrever no quadro da sala atribuída 2. Escrever no quadro da sala atribuída as seguintes indicações: Código e nome da prova; Hora de início e de fim + tolerância; Versão 1 e 2 (quando aplicável). 30 minutos antes do início da prova… 15 minutos antes do início da Prova… 1.Proceder à chamada dos estudantes deixando-se vagos 1.Proceder à chamada dos estudantes pela ordem constante na pauta. A distribuição dos estudantes pela sala deve respeitar sempre a ordem da pauta de chamada, deixando-se vagos os lugares correspondentes aos alunos que faltem. 2.Confirmar 2.Confirmar que os estudantes não levam para a sala qualquer tipo de material com excepção do aprovado para cada prova; os objectos pessoais dos alunos ficam junto ao quadro. 3.Qualquer telemóvel ou outro meio de comunicação móvel que seja detectado na posse de um examinando, quer esteja ligado ou desligado, determina a anulação da prova pelo director do estabelecimento de ensino. 4.Proceder à distribuição do papel da prova 4.Proceder à distribuição do papel da prova. Aos examinandos não é permitido escrever nas folhas de resposta antes da distribuição dos enunciados das provas, à excepção do preenchimento do respectivo cabeçalho. 5.Conferir 5.Conferir o preenchimento do cabeçalho da prova por parte dos estudantes. 6.Ler 6.Ler as advertências aos estudantes. 7.Receber 7.Receber o saco com as provas.

4 4 À hora da prova… abrir os sacos e distribuir os enunciados 1.Após autorização expressa do Secretariado, abrir os sacos e distribuir os enunciados aos estudantes. Procede- se, então, à distribuição aos alunos de uma folha de rascunho devidamente rubricada e datada. especial cuidado 2.Quando se trate de provas com versões, ter especial cuidado para cumprir com a distribuição constante do mapa de versões. Para tal aconselha-se a distribuição das provas mesmo nas mesas onde faltem estudantes. 3.Verificar 3.Verificar se o número de exemplares inscrito no exterior do saco de enunciados corresponde ao número de provas existentes no seu interior. 15 minutos após o início da prova… 1.Marcar as faltas aos estudantes que não compareceram 1.Marcar as faltas aos estudantes que não compareceram. As faltas devem ser marcadas a tinta azul ou preta, na pauta de chamada, na coluna especificada para esse efeito. 2.Recolher os enunciados 2.Recolher os enunciados nos lugares dos estudantes em falta. 3.Devolver ao Secretariado 3.Devolver ao Secretariado a pauta de chamada, o saco de provas com os enunciados que sobraram e a tesoura... Durante a prova… 1.Conferir a identidade do estudante 1.Conferir a identidade do estudante face ao seu documento de identificação e verificar se o nome coincide com o da pauta de chamada. correcto preenchimento 2.Verificar o correcto preenchimento dos elementos de identificação nas folhas de resposta. verificar a exactidão da correspondência 3.Nas provas com versões, verificar a exactidão da correspondência entre a versão indicada pelo aluno no cabeçalho da prova e a versão do enunciado. 4.Rubricar (OS DOIS VIGILANTES) 4.Rubricar (OS DOIS VIGILANTES) as folhas de resposta no local reservado para o efeito, depois de preenchido o cabeçalho pelo aluno. esta deve ser de imediato rasgada 5.Sempre que os estudantes inutilizem uma folha de resposta, esta deve ser de imediato rasgada.

5 5 No final da prova… 1.Recolher 1.Recolher, nos lugares, as folhas de resposta; 2.Proceder à sua conferência 2.Proceder à sua conferência pela pauta. número total de páginas utilizadas. 3.Certificar-se que os estudantes indicaram o número total de páginas utilizadas. verificar a indicação versão 1 ou versão 2, 4.No caso das provas com versões, verificar a indicação versão 1 ou versão 2, conforme o enunciado distribuído. correcto preenchimento e assinatura 5.No caso das provas com versões, verificar o correcto preenchimento e assinatura do mapa de vigilâncias. 6.Autorizar 6.Autorizar os alunos a sair. 1.Durante a realização das provas de exame, os estudantes apenas podem usar o material autorizado nas Informações-Exame, emitidas pelo GAVE, devendo cada aluno, na sala de exame, utilizar apenas o seu material. 2. Na distribuição dos alunos dentro das salas de exames deve acautelar-se a conveniente distância entre eles. Esta distribuição deve respeitar sempre a ordem da pauta de chamada, deixando vagos os lugares correspondentes aos alunos que faltem. Na realização das provas referidas abaixo deve ainda observar-se o esquema logístico indicado nos Mapas para distribuição dos enunciados (os quais se apresentam em 2 versões – versão 1 e versão 2 – que vão contidas no mesmo saco em sequência alternada, sendo registado no Mapa o número de pauta de chamada de cada aluno presente).Biologia e Geologia – 10.º/11.º anos Economia A – 10.º/11.º anos Física e Química A – 10.º/11.º anos Geografia A - 10.º/11.º anos Matemática A – 12.º ano Português – 12.º ano Nas provas 708 – Geometria Descritiva A e 706 – Desenho A deve ter-se em conta que apenas um exercício pode ser resolvido em cada folha de prova, não devendo, em caso algum, ser utilizado o verso da respectiva folha. Estas provas são realizadas em folhas de prova específicas (Modelo 411 e 401), apresentando no topo das mesmas a designação da respectiva disciplina. 4.Caso haja rasura no preenchimento do número total de páginas ou na indicação da versão, a alteração registada tem que ficar legível. Esta alteração deve também ser registada no reverso da parte destacável do cabeçalho sendo neste local apostas as assinaturas dos professores vigilantes e do aluno. 5.Antes da abertura dos sacos, os professores vigilantes devem confirmar se o código da prova corresponde ao código registado na pauta. Notas finais

6 6 Coadjuvantes 1. Verificar e controlar o material específico autorizado a usar pelos alunos durante a realização da prova, de acordo com as Informações de Exame emitidas oportunamente pelo GAVE e as indicações referidas no n.º 4 desta Norma; 2. Transmitir esclarecimentos aos estudantes sobre o conteúdo das provas, desde que expressamente comunicados ou autorizados pelo JNE; 3. Divulgar informação junto dos estudantes sobre gralhas tipográficas ou erros evidentes, desde que expressamente autorizada pelo Secretariado de Exames; 4. Solicitar pedidos de esclarecimento ao GAVE relativos aos conteúdos da prova e ao JNE sobre todas as outras situações. 1.Em caso de desistência de resolução da prova não deve ser escrita pelo estudante qualquer declaração formal de desistência, nem no papel da prova nem noutro suporte qualquer. 2.O estudante não pode abandonar a sala antes do fim do tempo regulamentar da prova. 3.São rigorosamente interditos aos professores responsáveis pela vigilância quaisquer procedimentos que possam ajudar os estudantes a resolver a prova. Notas finais


Carregar ppt "1 Exames Nacionais 2011 Nos termos do n.º 26 do Regulamento dos Exames do Ensino Secundário, o serviço de exames, nomeadamente o exercício de funções no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google