A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Moreno-PE 2011 BULLYING Bullying. É um fenômeno social, comum em ambiente escolar É um fenômeno social, comum em ambiente escolar, São práticas recorrentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Moreno-PE 2011 BULLYING Bullying. É um fenômeno social, comum em ambiente escolar É um fenômeno social, comum em ambiente escolar, São práticas recorrentes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Moreno-PE 2011

3 BULLYING

4 Bullying. É um fenômeno social, comum em ambiente escolar É um fenômeno social, comum em ambiente escolar, São práticas recorrentes de intimidações e agressões, perpetradas sem motivação aparente contra uma mesma vítima(s). São práticas recorrentes de intimidações e agressões, perpetradas sem motivação aparente contra uma mesma vítima(s). São comportamentos violentos observados São comportamentos violentos observados sistematicamente nas escolas

5 Ocorrem também em outros ambientes sociais, como prisões, quartéis e até mesmo ambientes de trabalho. Ocorrem também em outros ambientes sociais, como prisões, quartéis e até mesmo ambientes de trabalho. Manifestações desses comportamentos incluem-se: Insultos, Intimidações, Insultos, Intimidações, Apelidos Pejorativos, Humilhações, Apelidos Pejorativos, Humilhações, Amedrontamentos, Quebra de Pertences, Amedrontamentos, Quebra de Pertences, Isolamento(Exclusão), Isolamento(Exclusão), Assédio Moral, Assédio Moral, Violência Física propriamente dita. Violência Física propriamente dita.

6

7

8 Essa é a cara da homofobia! (Leitura de Imagem de Carlos Bem – Estudante -MG)

9 Tragédia em Escola do Rio de Janeiro Abril/2011 A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem”

10 bullying Na legislação brasileira, o bullying não é abordado diretamente, porém, esse comportamento é reprovado a partir da própria Constituição Federal (Art.5º) que enumera os direitos e deveres individuais e coletivos, e também no art Arts. 3º, 4º, 5º, 15, 16, 17, 18, 56 e 70 do ECA e pelos Códigos Penal e Civil é possível realizar uma reprimenda, desse tipo criminoso. A LDB deve ser reformada com objetivo de coibir tais Práticas que ferem a dignidade humana.

11 ALUNOS TODOS NO MESMO TURNO

12 OBSERVAÇÃO OBSERVAÇÃO INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO SENSSIBILIZAÇÃO SENSSIBILIZAÇÃO INTERVEÇÃO INTERVEÇÃO 1 - NEM TUDO É BULLYING! DEVE HAVER OS ELEMENTOS DO DOLO E DA RECORRÊNCIA 2 – O BULLYING NÃO É UM FENÔMENO INFANTIL! PODE OCORRER A PARTIR DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA(RARO) MANIFESTA-SE EM MAIOR ESCALA ENTRE 8º ANO E 1ª SÉRIE MÉDIO 3 - A VÍTIMA SEMPRE SÃO: MAIS FRACAS, MENORES, COM ALGUM CARACTERISTICA FÍSICA DIFERENCIADA OU COMPORTAMENTO PRÓPRIO( INTROSPECTIVO, TÍMIDO,DELICADO ETC.) 4 - O CCA TEM +- 5% ALUNOS COMO POTENCIAIS VÍTIMAS E BULLYING 0% DESDE DE 2003 REGISTRO DE APENAS 01 CASO (2009) O Bullying e o Colégio e Curso Arco

13 AÇÕES GERAIS BULLYING, DIVERSIDADE,IDEOLÓGICO,RACIAL, ECOLÓGICO E CIDADANIA CAMPANHAS DE INFORMAÇÃO POR CADA ANO LETIVO PROMOÇÃO DA CIDADANIA (PALESTRAS E DEBATES) REFORÇO DE TRABALHOS DE RELAÇÃO INTERPESSOAL PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA CLARAMENTE DEFINIDA POR ADESÃO VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR COM RESPEITO.

14


Carregar ppt "Moreno-PE 2011 BULLYING Bullying. É um fenômeno social, comum em ambiente escolar É um fenômeno social, comum em ambiente escolar, São práticas recorrentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google