A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE."— Transcrição da apresentação:

1 Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE

2 Após poucos dias em Gaza, perdeu a vida uma jovem pacifista. Rachel Corrie tinha apenas 23 anos. Era uma estudante da Universidade de Olympia (Washington), e pertencia ao movimento pela justiça e paz. Com a sua associação pacifista havia organizado iniciativas na ocasião do aniversário do 11 de setembro, em memória das vitímas do atentado terrorista e da guerra no Afeganistão.

3 Este ano Rachel decidiu passar da teoría à acção, indo para Israel, onde se juntou a um grupo de palestinianos - O Movimento Internacional da Solidaridade. Com esta Associação participava em acções, para bloquear as escavadoras israelítas, que tentavam destruír as casas dos kamikazes e dos seus familiares, nos territórios palestinianos Com esta Associação participava em acções, para bloquear as escavadoras israelítas, que tentavam destruír as casas dos kamikazes e dos seus familiares, nos territórios palestinianos.

4 Aos amigos em vários s escreveu: “Destróiem as casas mesmo com gente lá dentro, não têm respeito por nada nem por ninguém.”

5 Em 15 de Março numa acção em Rafah na fronteira de Gaza, Rachel encontrava-se com os seus amigos para se opôr às demolições. “Estava sentada na trajectória de um Buldozer, o condutor viu-a, continuou e passou por cima dela” declarou Joseph Smith, militante pacifista americano.

6 “A escavadora deitou-lhe terra por cima e depois esmagou-a” assistiu Nicholas Dure, outro companheiro.

7 Os companheiros tentaram por todos os meios parar a escavadora, e depois prestaram ajuda, mas não se pode fazer nada.

8 Rachel Corrie de apenas 23 anos perdeu a vida, quando defendia, com o seu próprio corpo as suas ideias, o direito dos cidadãos palestinianos terem um pouco de terra.

9 As autoridades israelitas deram diferentes versões do sucedido todas elas desmentindo a documentação fotográfica e os testemunhos. A jovem foi assassinada a sangue frio de forma bárbara, mesmo opondo-se de forma pacifica. Rachel e os seus companheiros, denunciaram: que cada dia dezenas e dezenas de casas foram destruídas na fronteira de Gaza, que os bombardeamentos destruíram os poços de água doce nos campos dos refugiados de Rafah e que os mesmos não podiam ser reparados pelos trabalhadores palestinianos sem se exporem às balas israelitas.

10 Muitas foram as iniciativas em Olympia (Washington) e nos Estados Unidos para recordar Rachel.

11

12 Esta apresentação pretende ser um testemunho para não esquecer Rachel,uma jovem pacifista, que com a sua corajem queria parar as injustiças que cada dia se passam na Palestina.Nestes dias e nestes meses está-se manifestando contra a guerra o movimento pacifista mais grande que a história alguma vez conheceu, Rachel Corrie é seguramente o símbolo deste movimento e foi assasinada na lógica absurda e brutal da guerra que todos nós, pacifistas tentamos parar. Pedimos-te que passes esta apresentação para dar a conhecer o caso desta jovem, parte da sua história e parte do seu empenho. Recordemos: que está em curso um conflito entre israelitas e palestinianos,com muitas vitimas civis inocentes em ambos os países e que devemos pressionar para que se encontre uma solução pacífica e duradoura. Stefano Costa (Verdi Milano) - Traduzido por Giuseppe Iula e Sergi Alvarez (Espanha) e Rui Hélder (Portugal)


Carregar ppt "Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE Pela PAZ Com saudade de RACHEL CORRIE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google