A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITIL – V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITIL – V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 ITIL – V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO

2 Gerenciamento de Capacidade Escopo Hardware Elementos de rede Perif é ricos Softwares Pessoas Quando a escassez destas interfere na entrega do servi ç o Mais importente: deve estar alinhado com as necessidades de neg ó cio!!!

3 Gerenciamento de Capacidade Objetivo O objetivo principal do Gerenciamento da Capacidade é entender os requisitos de capacidade do negócio e controlar a entrega desta capacidade no presente e no futuro. O Gerenciamento da Capacidade é também responsável por entender as vantagens potenciais que as novas tecnologias podem trazer para a organização.

4 Sub processos Business Capacity Management Responsible for ensuring that the future business requirements for IT services are considered, planned and implemented in a timely fashion Service Capacity Management The management of the performance of the live, operational IT services used by the customers Resource Capacity Management The management of the individual components of the IT infrastructure

5 Atividades, Entradas e Sa í das

6 Atividades Interativas Monitoração Análise Ajuste Implementação Gerenciamento da Demanda Dimensionamento de Aplicação Modelagem Armazenamento dos dados do Gerenciamento da Capacidade BDGC Planejamento da Capacidade Relatórios

7 Capacity Management Database Inputs Utilization Data Technical Data Financial Data Service Data Business Data Outputs Service and Components Reports Exceptions Reports Capacity Forecasts

8 Fatores Cr í ticos de Sucesso Precisão das previsões do neg ó cio Conhecimento das tecnologias atuais e futuras Habilidade de demonstrar efetividade de custos Habilidade de planejar e implementar a capacidade de TI apropriada para suportar as necessidades de neg ó cios

9 Indicadores de desempenho Precisão das previsões do neg ó cio Produ ç ão das previsões de carga em tempo h á bil % de precisão das previsões de tendência de neg ó cios Incorpora ç ão do planejamento de neg ó cio ao Planejamento de capacidade em tempo h á bil Redu ç ão do n ú mero de variantes entre os planos de neg ó cios e o plano de capacidade

10 Indicadores de desempenho Conhecimento das tecnologias atuais e futuras Habilidade de monitorar o desempenho e o throughput de todos os servi ç os e componentes Justificar e implementar novas tecnologias alinhados as necessidades de neg ó cio em tempo h á bil Redu ç ão do uso de tecnologias antigas que podem causar brechas no SLA devido a problemas com suporte ou desempenho

11 Indicadores de desempenho Habilidade de demonstrar efetividade de custos Redu ç ão da compra por pânico Redu ç ão da capacidade super-dimensionada Precisão nas previsões de gastos planejados Redu ç ão nas interrup ç ões de neg ó cio causados por falta de capacidade adequada de TI Redu ç ão relativa no custo de produ ç ão do plano de capacidade

12 Indicadores de desempenho Habilidade de planejar e implementar a capacidade de TI apropriada para suportar as necessidades de neg ó cios Redu ç ão percentual de incidentes causados por desempenho ruim Redu ç ão percentual em perdas de neg ó cios devido a capacidade inadequada Todos os novos servi ç os são implementados para atingir n í veis de servi ç o requeridos pelo neg ó cio Aumento do percentual de recomenda ç ões feitas pelo Planejamento de capacidade e que são respeitadas Redu ç ão no n ú mero de brechas de SLA causadas por desempenho ruim de um servi ç o ou componente

13 Ger. Capacidade x Ger Configura ç ão Ger. Capacidade Capacity Database Plano de Capacidade (Capacity Plan) Documenta ç ão relacionada a Capacidade Ger. Configura ç ão Acesso ao CMDB/BDGC Atributos relacionados a capacidade/desempenho dos í tens de configura ç ão (IC/CI) Relacionamento entre IC Dados hist ó ricos de IC Baseline Informa ç ões do usu á rio/fornecedor/suport e

14 Ger Capacidade x Service Desk Ger. Capacidade Informa ç ão sobre a distribui ç ão da carga Agendamento das atividades de Tuning Service Desk Feedback dos usu á rios Capacidade Requisitos de Desempenho Percep ç ão Impacto de desempenho ruim Gerenciamento de Demanda

15 Ger. Capacidade x Ger. Incidentes Capacidade Informa ç ão sobre distribui ç ão de carga Agendamento das atividades de tuning Acesso ao Capacity database Incidentes Dados de incidentes relacionados a Capacidade/Desempen ho Feedback de clientes Efetividade do gerenciamento Demanda Carga Desempenho

16 Ger. Capacidade x Ger. Problemas Capacidade Informa ç ão sobre distribui ç ão de carga Agendamento das atividades de tuning Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade T é cnicas de modelagem Problemas Problemas e erros conhecidos relacionados a capacidade/desempenh o Identifica ç ão de tendências Informa ç ões de problemas para o plano de capacidade Natureza pro-ativa do ger. problemas

17 Ger. Capacidade x Ger. Mudan ç as Capacidade Agendamento das atividades de tuning Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade T é cnicas de modelagem Participa ç ão no Comitê de Aconselhamento de Mudan ç as Requisi ç ões de mudan ç as relacionadas a capacidade/desempenho Mudan ç as Avalia ç ão do impacto de mudan ç as Requisitos de capacidade e desempenho Revisão e aprova ç ão de todas as mudan ç as no plano de capacidade Agenda de mudan ç as programadas Entradas para gerenciamento de recursos e desempenho

18 Ger. Capacidade x Ger. Libera ç ões Capacidade Agendamento das atividades de tuning Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade T é cnicas de modelagem Libera ç ões Identifica ç ão dos releases Gerenciamento de expectativas por releases em fases Requisitos determinados e adicionados ao plano de capacidade

19 Ger. Capacidade x Ger. Disponibilidade Capacidade Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade Resultados de modelagem Iniciativas Workload Demand Resource Performance Sizing Tuning Monitoring Disponibilidade Identifica ç ão das fun ç ões essenciais para o neg ó cio Resultados de an á lises de risco Plano de Disponibilidade AVM Database

20 Ger. Capacidade x Ger. Continuidade Capacidade Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade Resultados de modelagem Iniciativas Workload Demand Resource Performance Sizing Tuning Monitoring Continuidade de TI Plano de continuidade An á lises de risco An á lises de impacto para o neg ó cio (BIA) Resultados de testes de continuidade

21 Ger. Capacidade x Ger. Finan ç as TI Capacidade Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade Resultados de modelagem Iniciativas Workload Demand Resource Performance Sizing Tuning Monitoring Finan ç as de TI Or ç amentos Procedimentos para Or ç amento Contabilidade Cobran ç a Custos relacionados a indisponibilidade

22 Ger. Capacidade x Ger. N í vel de Servi ç os Capacidade Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade Resultados de modelagem Iniciativas Workload Demand Resource Performance Sizing Tuning Monitoring N í vel de Servi ç os Documentos SLA/OLA/UC/SIP Cat á logo Procedimentos Contatos Requisitos Capacidade Desempenho

23 Ger. Capacidade x Ger. Seguran ç a Capacidade Acesso ao Capacity database Plano de Capacidade Resultados de modelagem Iniciativas Workload Demand Resource Performance Sizing Tuning Monitoring Seguran ç a Aspectos relacionados a capacidade Pol í ticas Procedimentos Contatos Escalation

24 Gerenc. Continuidade Gerenciar os riscos de falhas em serviços essenciais de TI através da prevenção dos riscos e do planejamento de recuperação em uma contingência para dar suporte ao funcionamento contínuo dos negócios em nível específico dentro de um determinado conjunto de circunstâncias.

25 Gerenc. Continuidade Serviços de TI que dão suporte a processos de negócios críticos. Isto inclui: – Sistemas e Aplicativos; – Rede; – Telecom; – Suporte técnico; – Central de Serviços;

26 Gerenc. Continuidade Identificação e minimização de impacto; Acordo para fornecer o nível mínimo de operação dos negócios após uma interrupção do serviço; Não abrange diretamente os riscos do negócio de longo prazo; Não abrange pequenas falhas nem pequenas interrupções;

27 Gerenc. Continuidade Objetivos: – Assegurar a sobrevivência do negócio reduzindo o impacto do desastre ou falha grave; – Reduzir a vulnerabilidade e o risco para o negócio através de uma análise de riscos eficaz e um gerenciamento de riscos. Isto tudo a um custo justificável.; – Transferir o risco para um terceiro.

28 Gerenc. Continuidade Produzir planos de recuperação para TI que serão integrados e darão suporte completo ao Plano de Gerenciamento da Continuidade de Negócio(GCN). – Prevenir perda de segurança para o Cliente e Usuário.

29 Gerenc. Financeiro Gerenciar os custos da infra-estrutura de TI e fornecer uma base financeira sólida para as decisões de negócios relacionadas à TI, através da identificação e contabilização dos custos da entrega dos serviços.

30 Gerenc. Financeiro Orçamento: prediz quanto $$$ será necessário para executar os serviços de TI Contabilidade de TI: modelos de custos (custos por Cliente, Serviço, Atividade, etc) Cobrança: TI opera como uma unidade de negócio

31 Gerenc. Financeiro Objetivos: – Fornecer um custo efetivo dos Ativos de TI e recursos financeiros usados no fornecimento de serviços de TI; – Prestação de contas dos gastos de TI; – Atribuir (ratear) os custos de TI para os clientes; – Apoiar nas decisões de investimentos relacionadas à TI; – Equilibrar o custo, capacidade e requisitos de nível de serviço; – Recuperar os custos quando necessário (cobrança)


Carregar ppt "ITIL – V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google