A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos."— Transcrição da apresentação:

1 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Aula 2

2 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Aula 2 - Funções de Dados è Conceitos Iniciais è ALIs è Conceito è Regras de identificação è DER è Regras de contagem de DERs è RLR è Regras de contagem de RLRs è Tabelas(complexidades e contribuições) è AIEs è Conceito è Regras de identificação è DER è Regras de contagem de DERs è RLR è Regras de contagem de RLRs è Tabelas(complexidades e contribuições)

3 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Conceitos Iniciais Visão do usuário A visão do usuário representa a descrição formal das necessidades do seu negócio, descrito na sua própria linguagem. Desta forma é uma descrição das funções do negócio do usuário conforme são vistas ou reconhecidas por ele. Somente as visões do usuário ser usadas em contagens de pontos por função. Identificável (ou reconhecido) pelo usuário Refere-se aos requisitos definidos pelos processos ou grupos de dados que são consentidos (vistos, enxergados, compreendidos), tanto por usuários quanto pelos desenvolvedores. Exemplo. Usuários e desenvolvedores concordam que uma aplicação de Recursos Humanos armazene e mantenha dados relativos a empregados. Usuários e desenvolvedores concordam que uma aplicação se torna mais amigável se contiver uma Combo Box sendo carregada com uma lista de opções (ex.: profissões). Também concordam que serão úteis as funcionalidades de manutenção de dados que atualizarão a lista de opções. Então a tabela do tipo Código / descrição que armazenará estas informações será um ALI da aplicação.

4 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Conceitos Iniciais Mantido (ou manutenido) É a habilidade em modificar dados através de um processo elementar. Adicionar, excluir, alterar, popular, revisar, associar ou criar dados. Exemplo:

5 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Conceitos Iniciais Processo elementar É a menor unidade de atividade significante para o usuário na aplicação. Um usuário requer a habilidade de incluir um funcionário na aplicação. Na visão do usuário, para a inclusão de um funcionário, além das informações básicas (Nome, endereço etc), também são necessários os dados sobre formas de pagamento que serão praticadas (horário / mensal). Então, adicionar somente os dados básicos de funcionários não é uma atividade que caracteriza uma inclusão, sob o ponto de vista do usuário. Exemplo: Um processo elementar deve ser auto contido (ou auto suficiente) e deixar a aplicação em um estado consistente após ser concluído.

6 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Conceitos Iniciais Se todas as informações obrigatórias (Sob o ponto de vista do usuário) não são incluídas, o registro do novo funcionário não pode ser criado, isto é, adicionando somente uma parte da informação deixa a regra de negócio de incluir um funcionário em um estado inconsistente e, portanto, não é caracterizado como um processo elementar.

7 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Conceitos Iniciais Informações de controle É um dado que influencia um processo elementar da aplicação sendo contada. Ele especifica o que, quando ou como um dado deve ser processado. Exemplo: Suponha uma aplicação de folha de pagamento; alguém neste departamento pode ser responsável por estabelecer uma programação de eventos necessários para a confecção da folha. O Ciclo ou agendamento do pagamento aos funcionários contem periodicidades e datas que regulam os processos automatizados da aplicação e podem, por sua vez, serem mantidos ( I / A / E ). Os parâmetros que controlam os agendamentos destes eventos podem são armazenados na aplicação e podem ser mantidos por processos elementares Assim, informações de controle podem ser vistas como dados utilizados pelo aplicativo para garantir que todas as funções sejam realizadas de acordo com requisitos dos usuários.

8 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Arquivo Lógico Interno - ALI Conceito Um arquivo lógico interno é um grupo de dados logicamente relacionados ou de informações de controle, identificáveis pelo usuário e mantido dentro das fronteiras da aplicação. A intenção primária de um ALI é guardar dados mantidos através de um ou mais processos elementares da aplicação sendo contada. (CPM 4.1.1) O termo arquivo não deve ser entendido no seu sentido tradicional (arquivos fisicamente implementados em um Banco de dados, por exemplo), mas sim referido como um grupo lógico de dados.

9 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Exemplo: Informações sobre funcionários de uma empresa, em uma aplicação de RH Conforme o tipo de aplicação estes dois grupos de informações podem pertencer ao mesmo ALI ou serem ALIs em separado. Tudo dependerá da visão do usuário. Na APF informações de naturezas semelhantes podem se agrupar de formas diferentes, dependendo de como o usuário vê ou enxerga a questão. Os processos elementares são particularmente importantes para identificar estas visões. Funcionários Matrícula (Pk) Nome Endereço Dependentes CodigoDep (Pk) Matrícula (Fk) Nome Endereço n

10 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Contagem de ALIs Contar ALIs significa: Identifica-los Classifica-los quanto a sua complexidade Pontua-los segundo suas complexidades

11 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software ALIS - Regras de identificação Todas as regras abaixo devem ser satisfeitas - (CPM 4.1.1) O grupo de dados ou de informações de controle é lógico e identificável pelo usuário. O grupo de dados é mantido através de um processo elementar dentro da fronteira da aplicação sendo contada. Não são ALIs è Grupo de dados temporários è Dados inseridos no sistema devido a tecnologia utilizada è Dados relativos a índices alternativos para recuperação da informação è Dados de arquivos suspensos que não possam ser acessados ou atualizados è Backups que não foram exigidos pelos usuários

12 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Contagem de ALIs - Classificação de complexidade è Dados Elementares Referenciados (DERs) è Registros Lógicos Referenciados (RLRs) A classificação de ALIs é feita com base em dois fatores:

13 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Regras de Contagem Contar um DER para cada campo único, não repetitivo, reconhecido pelo usuário e mantido em um ALI, através da execução de um processo elementar. Quando duas ou mais aplicações mantêm o mesmo ALI, mas cada uma delas mantém DERs separados, contar somente os DERs usados em cada aplicação, para o dimensionamento do ALI. Contar um DER para cada pedaço de dado requerido pelo usuário para estabelecer um relacionamento com um outro ALI, isto é, uma chave estrangeira ou uma associação entre classes de objetos. DER - Dado Elementar Referenciado É um campo único, não repetitivo,reconhecido pelo usuário

14 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Regras de Contagem - (uma delas deve acontecer) Contar um RLR para cada subgrupo opcional ou mandatório de um ALI ou Se não existirem subgrupos contar um RLR para cada ALI RLR - Registro Lógico Referenciado É um subgrupo de dados reconhecido pelo usuário dentro de um ALI Opcional Aqueles que o usuário tem a opção de usar um ou mais dos subgrupos durante um processo elementar que adiciona ou cria dados - CPM Mandatório São subgrupos onde o usuário deve usar no mínimo um deles - CPM 4.1.1

15 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Exemplo : CPM Em uma aplicação de recursos humanos, as informações sobre um empregado são adicionadas cadastrando-se dados genéricos. Também foi determinado pelo usuário que existe a obrigatoriedade de cadastramento do tipo de pagamento (por hora ou mensal) para o empregado. No cadastramento de um funcionário podem ser incluídas informações a respeito de seus dependentes. No ALI funcionários existem 3 RLR que são: As informações genéricas sobre o funcionário - Obrigatório; Os dados sobre formas de pagamento - Obrigatório; Os dados relativos aos seus dependentes - Opcional. Certamente RLRs mandatórios farão parte do mesmo ALI, mas os opcionais devem ser verificados quanto a como são vistos pelos usuários, pois dependendo desta visão eles podem fazer parte de outro ALI ou até mesmo ser um ALI em separado.

16 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software ALIs - Tabelas de Complexidade e Contribuição de PFs Com os ALIs identificados, os dados apurados de RLRs e DERs devem ser verificados na tabela de classificação de complexidades abaixo - CPM A classificação de complexidade leva imediatamente ao número de pontos de função do elemento apurado (ALI, neste caso)

17 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Arquivo de Interface Externa - AIE Um arquivo de interface externa é um grupo de dados logicamente relacionados ou de informações de controle, identificáveis pelo usuário e referenciados pela aplicação, mas mantidos dentro da fronteira de uma outra aplicação.(CPM 4.1.1) Conceito A intenção primária de um AIE é guardar dados referenciados através de um ou mais processos elementares dentro da fronteira da aplicação sendo contada (CPM 4.1.1) Isto significa que um AIE contado para uma aplicação deve obrigatoriamente ser um ALI em outra aplicação. A principal diferença entre um ALI e um AIE é que um AIE não é pode ser mantido pela aplicação sendo contada.

18 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Contagem de AIEs - Classificação de complexidade è Dados Elementares Referenciados (DERs) è Registros Lógicos Referenciados (RLRs) A classificação de AIEs é feita com base em dois fatores:

19 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software AIEs - Regras de identificação Todas as regras abaixo devem ser satisfeitas - (CPM 4.1.1) O grupo de dados é lógico e identificável pelo usuário. O grupo de dados é externo, referenciado, mas não mantido pela aplicação sendo contada. Não são AIEs O grupo de dados é mantido como um ALI na aplicação referenciada. Dados que sejam recebidos de outra aplicação e utilizadas para adicionar/alterar ou remover dados em arquivo lógico interno (São Entradas externas - EEs) Dados cuja manutenção é feita pela aplicação, mas que sejam acessados ou referen- ciados por outra aplicação (São ALIs) Dados processados e enviados (transmitidos) para uso em outras aplicações (São SEs ou CEs).

20 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Regras de Contagem Contar um DER para cada campo único, não repetitivo, reconhecido pelo usuário e referenciado em um AIE, através da execução de um processo elementar. Quando duas ou mais aplicações referenciam o mesmo AIE, mas cada uma delas referenciam DERs separados, contar somente os DERs usados em cada aplicação para o dimensionamento do AIE. Contar um DER para cada pedaço de dado requerido pelo usuário para estabelecer um relacionamento com um outro AIE, isto é, uma chave estrangeira ou uma associação entre classes de objetos. DER - Dado Elementar Referenciado É um campo único, não repetitivo, reconhecido pelo usuário

21 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Regras de Contagem - (uma delas deve acontecer) Contar um RLR para cada subgrupo opcional ou mandatório de um AIE. ou Se não existirem subgrupos contar um RLR para cada AIE. RLR - Registro Lógico Referenciado É um subgrupo de dados reconhecido pelo usuário dentro de um AIE Opcional Aqueles que o usuário tem a opção de usar um ou mais dos subgrupos, durante um processo elementar que adiciona ou cria dados - CPM Mandatório São subgrupos onde o usuário deve usar no mínimo um deles - CPM 4.1.1

22 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software AIEs - Tabelas de Complexidade e Contribuição de PFs Com os AIEs identificados, os dados apurados de RLRs e DERs devem ser verificados na tabela de classificação de complexidades abaixo - CPM A classificação de complexidade leva imediatamente ao número de pontos de função do elemento apurado (AIE, neste caso)

23 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Exemplo: Em uma aplicação de recursos humanos foi requisitado pelo usuário a capacidade de manter dados sobre os cargos possíveis de serem ocupados na organização, bem como poder associar um cargo a cada funcionário. Cada cargo conterá as seguintes informações: Código do Cargo, Nome do cargo e um conjunto de linhas descritivas (cada uma com até 80 caracteres alfa-numéricos) sobre suas atribuições básicas. Podem existir tantas linhas quanto forem necessárias para descrever as atribuições de cada cargo. Existe uma tabela corporativa que armazena informações das áreas da empresa, que serão usados na definição da área de lotação de cada empregado. Esta tabela é mantida fora das fronteiras desta contagem. Segundo o usuário, é obrigatório que todos os cargos tenham suas respectivas descrições de atribuições para serem cadastrados. Em termos de arquivos físicos a questão pode ser representada da seguinte forma: Funcionários Matrícula (PK) Nome Endereço Bairro Cidade Estado CEP Fone Data_nascimento CI CPF Titulo_eleitor Lotação Código_cargo (FK) Lotação (FK) Cargos Código_cargo (PK) Nome_cargo Cargos_descricao Código_descricao_cargo (PK) Código_cargo (FK) Descricao_cargo Unidade Cod_Unidade (PK) Nome_unidade Endereço (10 DER) Áreas_Unidade Cod_Área (PK) COD_unidade (FK) Nome_Área Endereço (15 DER)

24 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Funcionários é um ALI ? Funcionários Matrícula (PK) Nome Endereço Bairro Cidade Estado CEP Fone Data_nascimento CI CPF Titulo_eleitor Lotação Código_cargo (FK) Cargos Código_cargo (PK) Nome_cargo Cargos_descricao Código_descricao_cargo (PK) Código_cargo (FK) Descricao_cargo É um grupo lógico de dados e identificável pelo usuário ? É mantido por um processo elementar, dentro da fronteira da aplicação ? Complexidade / Pontuação 1 RLR / 14 DER Simples 7PF

25 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Como é o ALI de cargos ? Funcionários Matrícula (PK) Nome Endereço Bairro Cidade Estado CEP Fone Data_nascimento CI CPF Titulo_eleitor Lotação Código_cargo (FK) Cargos Código_cargo (PK) Nome_cargo Cargos_descricao Código_descricao_cargo (PK) Código_cargo (FK) Descricao_cargo É um grupo lógico de dados e identificável pelo usuário ? É mantido por um processo elementar, dentro da fronteira da aplicação ? Complexidade / Pontuação 2 RLR / 3 DER SIMPLES 7PF

26 Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Unidades e áreas da unidade são um AIE ? Funcionários Matrícula (PK) Nome Endereço Bairro Cidade Estado CEP Fone Data_nascimento CI CPF Titulo_eleitor Lotação Código_cargo (FK) Lotação (FK) Cargos Código_cargo (PK) Nome_cargo Cargos_descricao Código_descricao_cargo (PK) Código_cargo (FK) Descricao_cargo Unidade Cod_Unidade (PK) Nome_unidade Endereço Áreas_Unidade Cod_Área (PK) COD_unidade (FK) Nome_Área Endereço O grupo de dados é lógico e identificável pelo usuário ? O grupo de dados é externo, referenciado, mas não mantido pela aplicação sendo contada? O grupo de dados é mantido como um ALI na aplicação referenciada ? Complexidade / Pontuação 2 RLR / 6 DER Simples 5 PF


Carregar ppt "Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google