A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DA INFORMÁTICA PARA O

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DA INFORMÁTICA PARA O"— Transcrição da apresentação:

1 O USO DA INFORMÁTICA PARA O
XVII SIMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE FISICA, SAO LUIZ, MA, 2007 O USO DA INFORMÁTICA PARA O ESTUDO DA ASTRONOMIA E.E. PROF. SEBASTIAO DE OLIVEIRA ROCHA SAO CARLOS – SP

2 FELIPE, DEBORA, YVONNE E NEIVA
EQUIPE FELIPE, DEBORA, YVONNE E NEIVA

3 SUMARIO Considerações iniciais; Metodologia;
Atividades desenvolvidas e resultados; Considerações finais.

4 Considerações Iniciais
O ensino de ciências naturais continua ocorrendo no cenário do ensino tradicional, causando grande desinteresse principalmente no ensino de Física. A necessidade de novas metodologias para o ensino de ciências sugere um planejamento de estratégias de ensino diversificadas, incluindo os avanços tecnológicos e a utilização da informática como fins didáticos. Escolhemos o assunto Astronomia pois desperta a atenção e o interesse de jovens e adultos,e por ser pouco trabalhado, principalmente na disciplina Ciências, em nível fundamental.

5 oficina de Informática Educacional, no Projeto
Nosso estudo foi realizado na oficina de Informática Educacional, no Projeto Escola de Tempo Integral, com alunos da sexta série do Ensino Fundamental.

6 Objetivos Aulas Atividades 1ª e 2ª
Pesquisa na Internet: O que são estrelas, planetas, luas, asteróides, constelações. Diferenciar planeta e estrela, e definir cada item mencionado. 3ª e 4ª Pesquisa na Internet de imagens e demonstrar através de texto escrito o que pensavam sobre as imagens, utilizando o aplicativo Power Point, da nossa principal estrela, nosso planeta, nossa Lua, nossa galáxia. Identificar o Universo em que vive, expressando o que pensam sobre ele, houve até a criação de uma musica. 5ª e 6ª Realização das apresentações e discussão com o conjunto da sala. Discutir os resultados construídos e o que pensavam sobre seu Universo. 7ª e 8ª Pesquisa na Internet sobre as características de cada planeta em grupo de três estudantes e utilização do aplicativo Power Point. Aprender as características de cada planeta, tais como tamanho, do que são formados, atmosfera, etc. 9ª e 10ª Discutir as diferenças e semelhanças dos planetas. 11ª e 12ª Análise dos modelos de Copérnico (Sistema Heliocêntrico) e de Ptolomeu (Geocêntrico), pela discussão da letra da música “O dia que a Terra parou” de Raul Seixas e o trecho da Bíblia: Josué cap.11,Vers. 12 a 15. Expressar os conceitos que possuem sobre os movimentos da Terra e sobre a pertinência dos modelos abordados. 13ª e 14ª Introdução das Leis de Kepler, dados: as distâncias dos planetas ao Sol e seus respectivos períodos; construção de gráficos T ² × d ³. Obtenção da Terceira Lei pela manipulação dos dados, aprender a utilizar o EXCEL.

7 Primeira Atividade Pesquisa na Internet e uso de power point Objetivo: Diferenciar e definir estrelas, planetas, luas, asteróides, constelações.

8 Houve a criação de uma música por parte de um desses estudantes.
Segunda Atividade Pesquisa na Internet de imagens e uso do power point. Objetivo: Identificar o Universo (sol, lua, planeta e galáxia) em que vivemos, expressando por escrito o que pensam sobre ele. Houve a criação de uma música por parte de um desses estudantes. Nossa Galáxia é a Via Láctea Nosso Sol é o mais belo Nosso Planeta é a Terra Moramos no Brasil Que tem o céu Cor de anil Nosso Estado é São Paulo Cidade de São Carlos

9 Terceira Atividade Pesquisa na Internet utilizando Power Point, em grupo de três alunos . Objetivo: Conhecer as características de cada planeta, tais como tamanho, do que são formados, atmosfera, etc.

10 Quarta Atividade Análise dos modelos de Copérnico (Sistema Heliocêntrico) e de Ptolomeu (Geocêntrico), pela discussão da letra da música “O dia que a Terra parou” de Raul Seixas e o trecho da Bíblia: Josué cap.11,Vers. 12 a 15. Objetivo: Expressar os conceitos sobre os movimentos da Terra e sobre a pertinência dos modelos abordados.

11 Trechos importantes da discussão, tais como ciclo da água, que foi retomado.
A9: A água vai evaporar rapidamente. P: Espera aí, a água que vai evaporar vai subir e depois o que vai acontecer? A4: Vai virar chuva. P: Pra virar chuva o que é preciso? A5: De vapor. P: Evapora e volta? A21: Tem uma nuvem que fica dentro e cai P: Deixa o A22 falar. A22: Oh, a água do mar, dos lagos, das lagoas com o Sol evapora, sobe para as nuvens, as nuvens fica densa e chove. P: Como é que faz pra nuvem ficar densa? A20: Aquele vapor que subiu, aquele vapor resfria e vira chuva A7: O vapor sobe e acontece a condensação. P: O que é condensação? A7: É a passagem do estado gasoso para o estado líquido e depois ela cai. P: Quando eu pergunto para vocês, gente... Do lado que tá o Sol o que vai acontecer? a água vai evaporar? vai condensar? vai virar chuva?

12 Quinta Atividade Pesquisa na Internet sobre os Sistemas Heliocêntrico e Geocêntrico, em grupo de três estudantes e utilização do aplicativo Power Point. Objetivo: Entender a viabilidade de cada sistema

13 Dados coletados para a obtenção da Terceira Lei de Kepler
PLANETAS DISTÂNCIA EM MILHÕES DE KM PERÍODO EM ANOS PERIODO EM DIAS MERCÚRIO 57,9 0,24 87,6 VÊNUS 108 0,67 244,55 TERRA 150 1 365 MARTE 228 1,9 693,5 JUPITER 778 12 4380 SATURNO 1400 29,46 10753 URANO 2900 84 30660 NETUNO 4500 165 60225 PLUTÃO 5900 284 103660

14 Considerações Finais O projeto Escola de Tempo Integral oportunizou à utilização da informática com fins didáticos. Nessa Oficina, levamos o educando a pesquisar e utilizando o aplicativo PowerPoint, aprendendo um pouco de Astronomia. Com a discussão sobre os sistemas Geocêntrico e Heliocêntrico, os educandos puderam refletir e dar sua opinião sobre o que a Ciência lhes ensina, uma boa oportunidade de utilizar a estratégia de cotejar duas hipóteses referentes a um mesmo fato e decidir por aquela que o descreve mais adequadamente. Nessa atividade, uma falha perceptível foi a ausência da análise dos efeitos da gravidade com a ausência do movimento. Essa preocupação deve ser contemplada num estudo futuro. Uma outra perspectiva consiste na utilização de softwares gratuitos para a ilustração interativa desses e de outros fenômenos de interesse físico. Os trabalhos em PowerPoint foram ricos em imagens e conteúdo, pois os estudantes pesquisaram e descobriram mais do que foi solicitado, como nomes de outras galáxias, luas de outras planetas, o questionamento acerca da existência de vida ou não em outros planetas, o que é necessário para haver vida, etc.


Carregar ppt "O USO DA INFORMÁTICA PARA O"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google