A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III

2 Capítulo 1 – As várias maneiras de conceituar a Terra Santa
Ao longo dos séculos, o território habitado pelos hebreus recebeu várias nomemclaturas. 1.1 – A Localização Na Antiguidade, os limites de Israel faziam fronteira ao sul com a Arábia; ao norte com a Síria e o Líbano; a oeste com o mar Mediterrâneo; e a leste com a Síria e o deserto de Arábia.

3 Capítulo 1 – As várias maneiras de conceituar a Terra Santa
1.2 – A Terra Prometida O patriarca Abraão habitava em Ur dos caldeus, que na antiguidade estava localizada na Suméria. 1.3 – Canaã Depois da dispersão dos povo, ocorrida na época da construção da Torre de Babel, os descendentes de Canaã, filho de Cam. 1.3.1 – A Conquista de Canaã Terra de Israel A primeira vez que o termo Israel apareceu nas Escrituras, foi quando Jacó lutou com um anjo.

4 Capítulo 1 – As várias maneiras de conceituar a Terra Santa
1.5 – Terra de Judá Em Josué temos o relato sobre o território que foi ocupado pela tribo de Judá em Canaã, na região sul. 1.6 – Palestina A palavra Palestina originou-se de Filístia, cidade localizada no sudoeste de Canaã. 1.7 – Terra Santa A cidade de Jerusalém é disputada pelas três maiores religiões monoteístas do planeta: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

5 Capítulo 2 – Os Povos Vizinhos de Israel
Os hebreus, quando chegaram a Canaã, encontraram o território já ocupado por diversos povos, por isso, para se estabelecerem naquele território, a Terra Prometida, foi preciso que conquistassem o domínio sobre aqueles que habitavam. 2.1 – Localização Eles estavam por toda a parte, na região montanhosa, no Neguebe, nas planícies e em Hebrom.

6 Capítulo 2 – Os Povos Vizinhos de Israel
2.2 – Os Amonitas Os Amonitas ocuparam, em Canaã, o território anteriormente dominado por uma raça de gigantes. 2.3 – Os Moabitas Os moabitas são descendentes de Ló e sua filha mais velha. 2.4 – Os Edomitas Os moabitas são descendentes de Esaú, irmão de Jacó.

7 Capítulo 2 – Os Povos Vizinhos de Israel
2.5 – Os Filisteus Os filisteus são descendentes de Calsluim, filho de Mizraim, filho de Cão. 2.6 – Líbano País cujo nome, em razão de suas montanhas terem grandes encostas de pedra branca. 2.7 – A Síria A leste da cadeia do Antilíbano fica o país chamado hoje de Síria.

8 Capítulo 2 – Os Povos Vizinhos de Israel
2.8 – Gileade Território que se estendia desde o mar da Galiléia até a extremidade do Mar Morto. 2.9 – Basã Território a leste do rio Jordão e ao norte do rio Jarmuque.

9 Capítulo 3 – A Geografia Física de Israel
Um dos menores países do mundo, localizado no continente asiático, possui um territórios com muitas características diversificadas. 3.1 –Os desertos de Israel Nos países do Oriente Médio, as planícies estão sujeitas a intensos períodos de secas, as quais produzem desertos. 3.2 – Os mares de Israel o principais mares citados na Bíblia Sagrada são quatro: Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Morto e Mar da Galiléia.

10 Capítulo 3 – A Geografia Física de Israel
3.3 – Os montes de Israel Os montes tinham grande importância na mentalidade judaica. 3.4 - Os vales de Israel Os vales, faixas de terreno baixo, também denominados depressões, localizados entre uma região montanhosa ou qualquer outra superfície. 3.5 – Condições climáticas Israel é uma terra bastante diversificada com montanhas, desertos e vales e o resultado disso é um clima muito variável.

11 Capítulo 3 – A Geografia Física de Israel
3.6- Fauna e Flora Deus disse a Misés que os hebreus que o território de Canaã, onde ele habitaria “mana leite e mel”. 3.6.1 – O Reino Animal; 3.6.2 – A Criação de Animais ; 3.6.3 – As Culturas.

12 Capítulo 4 – A Geografia Humana de Israel
A história dos hebreus tem início com o surgimento da humanidade na Terra há milênios através da primeira família criada por Deus. 4.1 – A Família Judaica As famílias se multiplicaram, o povo de Deus foi aprendendo como deveria ser a conduta daqueles que tinham temor ao Criador. 4.2 – Moradia Os hebreus, a partir de Abraão, por serem nômades, tinham como moradia as tendas feitas de pele de animais e permaneceram assim até serem levados como escravos ao Egito.

13 Capítulo 4 – A Geografia Humana de Israel
4.3 – Os grupos políticos e religiosos de Israel Os grupos mais destacados eram: os fariseus, os saduceus, os zelotes e os essênios.

14 Capítulo 5 – A Palestina na época do Novo Testamento
A Palestina, no Novo Testamento, embora dominada pelo Império Romano, era dividida em três áreas: Judéia, Samaria e Galiléia . 5.1 – A Judéia Quando terminou o cativeiro babilônico, a Judéia tornou-se território ocupado pelo remanescente judeu que voltara da Babilônia . 5.1.1 – Jerusalém; 5.1.2 – Belém; 5.1.3 – Hebrom; 5.1.4 – Betânia e Emaús .

15 Capítulo 5 – A Palestina na época do Novo Testamento
5.2 – Samaria Localizava-se ao norte da Judéia. Os samaritanos eram inimigos dos judeus. 5.3 – Galiléia Era Também uma província romana. 5.3.1 – Nazaré; 5.3.2 – Caná; 5.3.3 – Naim; 5.3.4 – Cafarnaum;

16 Capítulo 5 – A Palestina na época do Novo Testamento
5.3.5 – Batsaida; 5.3.6 – Casaréia de Filipe. 5.4 - Instituições religiosas do Novo Testamento O templo construído por Herodes em Jerusalém, era o principal centro religioso de Israel no Novo Testamento.


Carregar ppt "Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google