A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas.

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Ao longo dos séculos, o território habitado pelos hebreus recebeu várias nomemclaturas.  1.1 – A Localização  Na Antiguidade, os limites de Israel faziam fronteira ao sul com a Arábia; ao norte com a Síria e o Líbano; a oeste com o mar Mediterrâneo; e a leste com a Síria e o deserto de Arábia.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – A Terra Prometida  O patriarca Abraão habitava em Ur dos caldeus, que na antiguidade estava localizada na Suméria.  1.3 – Canaã  Depois da dispersão dos povo, ocorrida na época da construção da Torre de Babel, os descendentes de Canaã, filho de Cam.  – A Conquista de Canaã  Terra de Israel  A primeira vez que o termo Israel apareceu nas Escrituras, foi quando Jacó lutou com um anjo.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.5 – Terra de Judá  Em Josué temos o relato sobre o território que foi ocupado pela tribo de Judá em Canaã, na região sul.  1.6 – Palestina  A palavra Palestina originou-se de Filístia, cidade localizada no sudoeste de Canaã.  1.7 – Terra Santa  A cidade de Jerusalém é disputada pelas três maiores religiões monoteístas do planeta: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Os hebreus, quando chegaram a Canaã, encontraram o território já ocupado por diversos povos, por isso, para se estabelecerem naquele território, a Terra Prometida, foi preciso que conquistassem o domínio sobre aqueles que habitavam.  2.1 – Localização  Eles estavam por toda a parte, na região montanhosa, no Neguebe, nas planícies e em Hebrom.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – Os Amonitas  Os Amonitas ocuparam, em Canaã, o território anteriormente dominado por uma raça de gigantes.  2.3 – Os Moabitas  Os moabitas são descendentes de Ló e sua filha mais velha.  2.4 – Os Edomitas  Os moabitas são descendentes de Esaú, irmão de Jacó.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.5 – Os Filisteus  Os filisteus são descendentes de Calsluim, filho de Mizraim, filho de Cão.  2.6 – Líbano  País cujo nome, em razão de suas montanhas terem grandes encostas de pedra branca.  2.7 – A Síria  A leste da cadeia do Antilíbano fica o país chamado hoje de Síria.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.8 – Gileade  Território que se estendia desde o mar da Galiléia até a extremidade do Mar Morto.  2.9 – Basã  Território a leste do rio Jordão e ao norte do rio Jarmuque.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Um dos menores países do mundo, localizado no continente asiático, possui um territórios com muitas características diversificadas.  3.1 –Os desertos de Israel  Nos países do Oriente Médio, as planícies estão sujeitas a intensos períodos de secas, as quais produzem desertos.  3.2 – Os mares de Israel  o principais mares citados na Bíblia Sagrada são quatro: Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Morto e Mar da Galiléia.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.3 – Os montes de Israel  Os montes tinham grande importância na mentalidade judaica.  Os vales de Israel  Os vales, faixas de terreno baixo, também denominados depressões, localizados entre uma região montanhosa ou qualquer outra superfície.  3.5 – Condições climáticas  Israel é uma terra bastante diversificada com montanhas, desertos e vales e o resultado disso é um clima muito variável.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.6- Fauna e Flora  Deus disse a Misés que os hebreus que o território de Canaã, onde ele habitaria “mana leite e mel”. ▪ – O Reino Animal; ▪ – A Criação de Animais ; ▪ – As Culturas.

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A história dos hebreus tem início com o surgimento da humanidade na Terra há milênios através da primeira família criada por Deus.  4.1 – A Família Judaica  As famílias se multiplicaram, o povo de Deus foi aprendendo como deveria ser a conduta daqueles que tinham temor ao Criador.  4.2 – Moradia  Os hebreus, a partir de Abraão, por serem nômades, tinham como moradia as tendas feitas de pele de animais e permaneceram assim até serem levados como escravos ao Egito.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.3 – Os grupos políticos e religiosos de Israel  Os grupos mais destacados eram: os fariseus, os saduceus, os zelotes e os essênios.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A Palestina, no Novo Testamento, embora dominada pelo Império Romano, era dividida em três áreas: Judéia, Samaria e Galiléia.  5.1 – A Judéia  Quando terminou o cativeiro babilônico, a Judéia tornou-se território ocupado pelo remanescente judeu que voltara da Babilônia. ▪ – Jerusalém; ▪ – Belém; ▪ – Hebrom; ▪ – Betânia e Emaús.

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – Samaria  Localizava-se ao norte da Judéia. Os samaritanos eram inimigos dos judeus.  5.3 – Galiléia  Era Também uma província romana. ▪ – Nazaré; ▪ – Caná; ▪ – Naim; ▪ – Cafarnaum;

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – Batsaida; ▪ – Casaréia de Filipe.  Instituições religiosas do Novo Testamento  O templo construído por Herodes em Jerusalém, era o principal centro religioso de Israel no Novo Testamento.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google