A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Semana Vera Vargas, 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Semana Vera Vargas, 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Semana Vera Vargas, 2011

2 Primeira Semana

3

4 Final da Primeira Semana
Massa celular interna - Embrioblasto Citotrofoblasto Hipoblasto Final da Primeira Semana Estroma endometrial 5-6 dias Glândula endometrial Sinciciotrofoblasto Cavidade uterina

5 Segunda Semana Durante essa semana ocorre mudanças morfológicas na massa celular interna (embrioblasto) – forma um disco bilaminar (duas camadas), o epiblasto e hipoblasto O disco bilaminar dará origem às camadas germinativas do embrião Ectoderma Mesoderma Endoderma

6 2o SEMANA 7 dias Endométrio Sinciciotrofoblasto Citotrofoblasto
O blastocisto implanta-se lentamente no endométrio, pelo pólo embrionário, enquanto o sinciciotrofoblasto invade o estroma (endométrio).

7 Sinciciotrofoblasto 7 dias Endométrio
Células do citotrofoblasto proliferam e migram para o sinciciotrofoblasto. O sinciciotrofoblasto começa a produzir gonadotrofina coriônica humana (hCG), que passa para o sangue materno e forma a base do teste de gravidez. No final da segunda semana o teste já é positivo.

8 Sinciciotrofoblasto 7 dias Endométrio Citotrofoblasto Aparece a cavidade amniótica como um espaço entre o citotrofoblasto e a massa celular interna que é o embrioblasto.

9 Sinciciotrofoblasto Citotrofoblasto

10 Formação do disco Embrionário Bilaminar
Entre 8 e 9 dias Formação do disco Embrionário Bilaminar Células amniogênicas (amnioblastos) se deslocam do citotrofoblasto e formam o Âmnio que forra a Cavidade amniótica. Ao mesmo tempo o Embrioblasto forma o Disco bilaminar conhecido como Disco Embrionário.

11 Entre 8 e 9 dias O embrioblasto se diferencia em duas camadas: Epiblasto (células cilíndricas dorsais); Hipoblasto (células cubóides ventrais).

12 Disco Bilaminar EPIBLASTO HIPOBLASTO Entre 8 e 9 dias
Constituído por células colunares altas, que estão voltadas para a cavidade amniótica HIPOBLASTO Células cubóides junto à cavidade blastocística (exocelômica).

13 Entre 8 e 9 dias MEMBRANA EXOCELÔMICA Células que migram do hipoblasto para formar a a cavidade blastocística CAVIDADE EXOCELÔMICA.

14 Entre 8 e 9 dias A membrana exocelômica e a cavidade se modificam para formar o SACO VITELINO PRIMÁRIO.

15 Entre 8 e 9 dias Disco embrionário bilaminar encontra-se entre a cavidade amniótica e o saco vitelino primário.

16 Entre 8 e 9 dias Células do hipoblasto dão origem ao MESODERMA EXTRA- EMBRIONÁRIO Mesoderma extra- embrionário envolve o âmnio e o saco vitelino.

17 Saco Vitelino primário
Mesoderma extra-embrionário Citotrofoblasto Âmnio Rede lacunar Sincíciotrofoblasto Entre 8 e 9 dias

18 Ao mesmo tempo em que o âmnio, o disco embrionário e o saco vitelino se formam aparece no sinciciotrofoblasto lacunas que se enchem de sangue materno. Este fato representa o início da CIRCULAÇÃO ÚTERO PLACENTÄRIA, sangue materno passa a nutrir os tecidos embrionários. No 9o dia

19 Celoma extra- embrionário
9 dias Cavidade amniótica Celoma extra- embrionário Disco embrionário Endoderma extra- embrionário Membrana Exocelômica Citotrofoblasto

20 No 10o dia Blastocisto está totalmente implantado no endométrio.
Blastocisto produz uma elevação para dentro da cavidade uterina.

21 No 12o dia Mesoderma extra- embrionário aumenta e aparecem lacunas que logo se fundem para formar uma grande cavidade

22 Celoma extra- embrionário é uma cavidade com líquido que envolve o âmnio e o saco vitelino.
Enquanto o celoma extra-embrionário se forma, o âmnio e o saco vitelino diminuem de tamanho e se desenvolve o saco vitelino secundário. No 12o dia

23 No 12o dia Celoma extra-embrionário divide o mesoderma extra-embrionário em duas camadas: MESODERMA SOMÁTICO EXTRA-EMBRIONÁRIO. MESODERMA ESPLÂCNICO EXTRA-EMBRIONÁRIO. O citotrofoblasto produz massas celulares que penetram no sinciciotrofoblasto, estas projeções celulares chamam-se vilosidades coriônicas primárias.

24 No 12o dia Vilosidades primárias Pedículo do embrião Placa pré-cordal
Saco vitelino secundário Mesoderma somático extra-embrionário Superfície do epitélio restaurada No 12o dia

25 No 14o dia Células do hipoblasto tornam-se colunares numa determinada área e forma a PLACA PRÉ- CORDAL. Esta placa revela a futura área da boca e futura região Cranial do Embrião.

26 14 dias

27 Locais de Implantação Normalmente o blastocisto se implanta no endométrio na parte superior do corpo uterino.

28

29 Exercício: escreva um resumo da primeira semana.


Carregar ppt "Segunda Semana Vera Vargas, 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google