A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
Anatomia do embrião de 21 dias - As esferas ocas permanecem e estão maiores. - Surge o disco trilaminar, que agora será composto por ectoderma, endoderma e mesoderma intraembrionário.

2 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

3 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - O ectoderma substitui o epiblasto. - Em sua face dorsal, existe uma estrutura denominada sulco neural e linha primitiva. - Cada lado do sulco neural, existem os somitos.

4 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

5 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - O endoderma substitui o hipoblasto. - Sua face dorsal relaciona-se com o mesoderma. - Contudo, em dois setores o endoderma entra em contato com o ectoderma.

6 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Esses dois setores são denominados membrana bucofaríngea (região cefálica) e membrana cloacal (região caudal).

7 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Entre o ectoderma e endoderma, encontra-se o mesoderma intraembrionário. - Placa pré-cordal: conglomerado de células localizadas entre a membrana bucofaríngea e a extremidade cefálica da notocorda.

8 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Notocorda: cordão maciço estendido entre a lâmina pré-cordal e o mesoderma não diferenciado.

9 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

10 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Somitômeros: massas de células mesodérmicas que se localizam a ambos os lados da lâmina pré-cordal. - Somitos: são blocos mesodérmicos que se localizam a ambos os lados da notocorda.

11 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO

12 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Gononefrótomos ou cordões nefrogênicos: constituem um par de cordões longitudinais maciços estendidos aos lados dos somitos. - Mesoderma lateral: forma a somatopleura (relaciona-se com o ectoderma) e esplancnopleura (relaciona-se com o endoderma).

13 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO

14 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Placa cardiogênica: ocupa a região mais cefálica do mesoderma intraembrionário. Com o desenrolar do desenvolvimento, dará origem ao coração.

15 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

16 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias - Saco coriônico - É o celoma extraembrionário. - Folheto somático: envolve o âmnio e citotrofoblasto. - Folheto esplâncnico: envolve o saco vitelínico.

17 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

18 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
Surge o Alantoide

19 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias Saco coriônico - As vilosidade primárias são transformadas em secundárias e terciárias. - As vilosidades terciárias são ricas em vasos sanguíneos, os quais interagem com os vasos do mesoderma (intra e extraembrionário). Formando o sistema circulatório primitivo.

20 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

21 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias Saco coriônico - Forma-se o manto citotrofoblástico. - Assim forma-se a barreira placentária, composta por: sinciciotrofoblasto, citotrofoblasto, mesoderma extraembrionário somático e endotélio dos capilares.

22 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias Sistema circulatório Primitivo

23 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias Gênese do sistema circulatório - Os primeiros vasos sanguíneos começam a se formar por volta do 18 dia no mesoderma esplâncnico. - Os angioblastos se agrupam e formam cordões maciços, denominados ilhotas de Wolf e Pander.

24 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias Gênese do sistema circulatório - Em seguida, os angioblastos periféricos diferenciam-se em células endoteliais. - Os angioblastos centrais diferenciam-se em megaloblastos (eritrócitos imaturos).

25 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
1. Anatomia do embrião de 21 dias Gênese do sistema circulatório - Os tubos cardíacos primitivos se originam da placa cardiogênica. - O sistema circulatório primitivo começa a funcionar antes do dia 21.

26 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

27 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO

28 TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
FIM


Carregar ppt "TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google