A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quinta semana do desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quinta semana do desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Quinta semana do desenvolvimento
Anatomia do embrião - Aos 35 dias, o embrião mede 8mm e o saco coriônico possui de diâmetro 25mm. - O saco coriônico ocupa praticamente toda cavidade uterina.

2 Quinta semana do desenvolvimento
1. Anatomia do embrião - A decídua basal e o córion viloso estão mais povoados por vilosidade e a rede lacunar é mais ampla em relação a uma semana atrás.

3 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - A pele que tem origem ectodérmica é banhada pelo líquido amniótico. - A derme e os músculos são originados do mesoderma (pertencente aos arcos branquiais, somitos ou mesoderma lateral).

4 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos

5 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - O otocisto: é o primórdio do ouvido interno, é visto sob a pele.

6 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - Os placoides cristalinos se invaginaram e formaram fossetas, posteriormente, as visículas ópticas irão se associar com essa fosseta. - Os 1 e 2 arcos branquiais começaram a formar o pavilhão auricular (orelha).

7 Quinta semana do desenvolvimento

8 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - Membranas oronasais: são lâminas mesodérmicas derivadas da eminência frontonasal.

9 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - Tubo neural:

10 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - Telencéfalo: sua cavidade denomina-se ventrículos lateriais. - Diencéfalo: sua cavidade denomia-se terceiro ventrículo. - Mesencéfalo: sua cavidade denomina-se aqueduto de Sylvius. - Metencéfalo e Mielencéfalo: sua cavidade de nomina-se quarto ventrículo.

11 Quinta semana do desenvolvimento
2. Embrião: Aspectos externos - A medula espinal se alargou e seu diâmetro ficou mais estreito, sua cavidade denomina-se canal ependimário.

12 Quinta semana do desenvolvimento
3. Embrião: Aspectos Internos

13 Quinta semana do desenvolvimento
4. Sistema digestório e outros derivados endodérmicos - Primeiro par de bolsas faríngeas: origina as tubas auditivas (ou trompas de Eustáquio) e as cavidades dos ouvidos médios. - Segundo par de bolsas faríngeas: amídalas palatinas.

14 Quinta semana do desenvolvimento
4. Sistema digestório e outros derivados endodérmicos - Terceiro par de bolsas faríngeas: originam o timo e as glândulas paratireoides inferiores. - Quarto par de bolsas faríngeas: originam as glândulas paratireoides superiores e participam na formação da hipófise.

15 Quinta semana do desenvolvimento

16 Quinta semana do desenvolvimento
4. Sistema digestório e outros derivados endodérmicos - Intestino anterior: composto pelo esôfago, pelo estômago e parte do duodeno. Da aparede do duodeno nasce o primórdio ventral do pâncreas. - Intestino médio: se alongou consideravelmente e começa a se dobrar para poder caber no peritônio.

17 Quinta semana do desenvolvimento
4. Sistema digestório e outros derivados endodérmicos - Na cloaca, surge o septo urorretal. É uma parede mesodérmica, este septo divide a cloaca em dois setores: - seio anorretal: antecessor do reto e porção inicial do canal anal. - seio urogenital: conectado ao alantoide e com os ductos de Wolff.

18 Quinta semana do desenvolvimento

19 Quinta semana do desenvolvimento
5. Notocorda e somitos - A notocorda continua entre o tubo neural e o intestino. - Os somitos seguiram se diferenciando e continuam aos lados da do tubo neural e notocorda. Nesta etapa existem 42 a 44 pares de somitos, assim distribuídos: 4 pares occipitais, 8 pares cervicais, 12 pares torácicos, 5 pares lombares, 5 pares sacros e 8 a 10 pares coccígeos.

20 Quinta semana do desenvolvimento
6. Cristas urinárias

21 Quinta semana do desenvolvimento
7. Cristas gonadias - Provenientes da parede do saco vitelino, as células germinativas chegaram às cristas gonadais, que adquirem os nomes de gônodas primitivas. - Nesta etapa do desenvolvimento o embrião possui os dois sexos, os quais se diferenciarão somente entre a sétima e nona semana de desenvolvimento.

22 Quinta semana do desenvolvimento
8. Sistema circulatório

23 Quinta semana do desenvolvimento
8. Sistema circulatório

24 Quinta semana do desenvolvimento
8. Sistema circulatório

25 Quinta semana do desenvolvimento
8. Sistema circulatório - As células sanguíneas continuam se formando nos vasos do saco vitelino e em outros setores do embrião. - Na próxima semana, a função hematopoiética é assumida pelo fígado.

26 Quinta semana do desenvolvimento
8. Sistema circulatório - Os primeiros vasos linfáticos aparecem as proximidades das veias cardinais anteriores e posteriores.

27 Quinta semana do desenvolvimento
FIM


Carregar ppt "Quinta semana do desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google