A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES DE AVENTURA INICIAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES DE AVENTURA INICIAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES DE AVENTURA INICIAÇÃO

2

3 A aventura na natureza, então, é uma benção para o espírito!
Poucas coisas associam tão bem o útil ao agradável quanto as atividades de aventura. Praticar atividade física faz bem à saúde, ajuda a combater o estresse e deixa nosso corpo em forma. A aventura na natureza, então, é uma benção para o espírito! “Esportes de Aventura a seu alcance” – Ed. Bei

4 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
“A simples presença humana já provoca algum impacto ambiental” 1 – Não faça barulho desnecessário. (Escute mais do que fale!) 2 – Traga de volta todo o lixo que produziu.

5 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
3 – Use roupas de cores sóbrias. 4 – Evite caminhar em grupos grandes.

6 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
5 – Não faça fogueiras. Caso seja necessário: Solo firme, sem vegetação Limpe a área antes (folhas, gravetos) Afaste de barracas, árvores, moitas Faça vigília constante Certifique-se da extinção total do fogo Água sobre cinzas e misture com terra. Principais “desculpas”: Cozinhar Aquecer Iluminar Proteger Sinalizar Queimar lixo Aconchegar

7 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
6 – Não persiga animais selvagens. 7 – Não interfira na relação entre os animais.

8 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
8 – Não abra clareiras para acampamento. 9 – Nunca colete flores, pedras, conchas, etc. 10 – Não polua as fontes de água limpa.

9 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
11 – Nunca se aventure sozinho. 12 – Se não conhece o local, procure um guia especializado. 13 – Em caso de emergência, sempre mantenha a calma. 14 – Deixe aviso sobre seu destino, rota e tempo estimado.

10 Mandamentos do praticante de Atividades de Aventura
15 – Procure saber sobre as condições climáticas, vegetação, relevo e particularidades do local onde vai praticar atividade. 16 – Teste sempre os equipamentos que vai levar, principalmente se forem novos. 17 – Previna-se contra doenças endêmicas.

11 para a prática das Atividades de Aventura
Locais Públicos para a prática das Atividades de Aventura

12 Áreas de Proteção Ambiental (A.P.A)
Parques Podem ser: Nacionais, Estaduais ou Municipais. Eleitos por beleza paisagística, importância ecológica e potencial ecoturístico. Falta de Infraestrutura impede a visitação de alguns deles. Áreas de Proteção Ambiental (A.P.A) Criadas para proteção da natureza de desmatamentos, caça, pesca abusiva e de empreendimentos de potencial poluidor. Pode englobar terras do estado e particulares. Seu uso e normas são definidos caso a caso. Reserva Particular do Patrimônio Natural (R.P.P.N.) Área particular que o dono resolveu preservar permanentemente. Não pode ser vendida, virando herança de família. Liberado de impostos, o dono pode desenvolver atividades sustentáveis.

13 P.N. da Serra da Bocaina P.N. do Iguaçu P.N. da Tijuca P.N. do Cabo Orange

14 P.E. Turístico do Alto Ribeira
P.E. da Cantareira P.E. Turístico do Alto Ribeira P.E. do Pico do Jaraguá

15 Município de São Paulo-SP
A.P.A. CAPIVARI-MONOS Município de São Paulo-SP

16 RPPN Sítio Capuavinha Mairiporã-SP RPPN Sítio Curucutu S.Paulo-SP RPPN Carbocloro Cubatão-SP

17 Vou para outra cidade praticar uma atividade de Aventura.....
E agora??? O que eu levo de roupa???

18 VESTIMENTAS APROPRIADAS Processo das Camadas – Parte Superior do Corpo
“A utilização da roupa adequada é fundamental para o sucesso da aventura” Processo das Camadas – Parte Superior do Corpo 1ª Camada 2ª Camada Em contato com a pele. Deve absorver o suor levando-o para as camadas seguintes ou para fora do corpo. Algodão ou Dry-Fit. Deve proteger pescoço e punhos. Deve ser folgada e em climas quentes pode ser a última camada.

19 VESTIMENTAS APROPRIADAS Processo das Camadas – Parte Superior do Corpo
Apenas em climas frios/temperados. Deve ser retirada no momento da prática da atividade. Malha de lã ou Jaqueta felpuda. Deve isolar o corpo do vento e ser a prova d’ água. Em climas frios pode ser um casaco forrado e em climas quentes o importante é apenas a impermeabilidade.

20 VESTIMENTAS APROPRIADAS Parte Inferior do Corpo
É sempre recomendável o uso de calças, mesmo no calor. Proteger de picadas de inseto, espinhos de plantas, etc. Material leve: moletom, tactel, lycra., porém sempre flexível para não impedir os movimentos. Nunca se deixe enganar pela temperatura: Ande protegido do sol, coberto dos pés a cabeça com roupas claras, eliminando os malefícios dos raios solares!

21

22 VESTIMENTAS APROPRIADAS
Pés (Meias) 2ª Camada 1ª Camada 3ª Camada

23 VESTIMENTAS APROPRIADAS
Calçados Tênis: Mais confortáveis além de secar mais rápido. Bom para caminhadas longas. Tênis Aquáticos: Próprios para atividades aquáticas. Usados sem meias e com material impermeável, tem solado aderente, porém não serve para outras atividades, pois a proteção é mínima. NUNCA parta para uma atividade de aventura antes de amaciar um calçado novo!

24 VESTIMENTAS APROPRIADAS
Calçados Botas de Tecido: Boas para caminhadas curtas em terrenos não muito difíceis. Protegem menos que as de couro, mas secam mais rapidamente. Botas de Couro: Boas na maioria das situações. Tem solas fortes com travas e corpo de couro resistente e impermeável. Dá bom suporte aos tornozelos. Limpando sua bota: 1 – Remova cadarços e palmilhas e lave-os bem para tirar toda a lama. Faça o mesmo com a bota. 2 – Deixe-os secar completamente, mas mantenha-os longe do calor direto. O calor pode danificar tecido e couro. 3 – Impermeabilize as botas friccionando o produto adequado com os dedos. Sempre guarde o calçado em lugares frescos.

25 VESTIMENTAS APROPRIADAS
Calçados Botas de Selva: Sola de borracha e parte superior em tecido para secagem rápida. Tem válvulas de escape para a água sair dos pés. Botas de Deserto: Parte superior em camurça e sola grossa para isolar do calor. Demora muito para secar. Botas de Neve - Grampões:. Botas de neve têm muito isolamento. Mantém os pés rígidos quando se utilizam grampões. São desajeitadas para caminhar. Dentro do resistente revestimento plástico há botas térmicas independentes.

26 Lesões mais frequentes na Aventura:
BOLHAS As piores inimigas dos andarilhos! Dicas: Na dúvida sobre o tipo de calçado,fique sempre com o mais confortável. Se for necessário estourar a bolha para continuar caminhando: Limpe a área com antisséptico. Esterilize uma agulha no fogo até ficar em brasa. Deixe esfriar. Fure a bolha na área vizinha a pele sã. Pressione o local para sair o fluído. Proteja a área com um band-aid com cuidado para que a pele da bolha não se desloque durante o atrito Lesões mais frequentes na Aventura: 1- Bolhas / Assaduras 2- Entorse de Tornozelo 3 – Entorse de Joelho

27 Caso tenha que continuar a caminhada:
Com alguma estrutura macia (pedaço de neoprene ou espuma do isolante térmico ou gaze), faça uma “almofada” com o centro vazado para centralizar o local da bolha. Fixe-a com esparadrapo e pronto! A bolha ou região machucada não sofrerá mais atrito ou pressão!

28 VESTIMENTAS APROPRIADAS Outros Acessórios Comuns

29 A MOCHILA Para ter a mobilidade necessária ao carregar todo equipamento de acampamento ou caminhada, uma boa mochila é fundamental! Por suportarem muito peso algumas mochilas tem uma armação metálica no seu interior que permite distribuir uniformemente o peso nas costas do aventureiro. As mochilas mais comuns no mercado variam sua capacidade de carga entre 20 e 90 litros. Os modelos mais práticos tem abertura não só por cima e sim nas laterais e na parte inferior

30 A MOCHILA A mochila não deve ficar mais larga que os ombros do aventureiro, nem mais alta que sua cabeça. A parte que vai em contato com as costas deve ter tecido fino e os cinturões para apoio extra na cintura (Barrigueira) e no peito devem ser presentes. Além da mochila cargueira, o aventureiro deve ter uma menor (mochila de ataque). Esta deve ser usada em pequenas atividades ou caminhadas, podendo deixar o “grosso” do equipamento no acampamento.

31 A MOCHILA Como arrumá-la...
Zona A: Itens mais pesados (barraca, fogareiro, enlatados) Zona B: Também itens pesados como sacos de alimento, panelas, etc. Zona C: Itens mais leves como roupas, toalhas, kit de primeiros socorros, artigos de higiene pessoal. Zona D: Tudo que tem de ficar “à mão” (repelente, filtro solar, lanterna, mapa, bússola, canivete, isqueiro, frutas, sacos de lixo). Com as fitas que ficam do lado de fora, amarre isolante, colchonete, saco de dormir e lona da barraca. Feche a mochila e verifique se está pendendo para algum lado. Em caso afirmativo é necessário novo ajuste.

32 NUNCA leve em uma mochila mais do que 30% de seu peso!

33 Em uma caixa ou lata impermeável, sempre tenha:
O KIT DE SOBREVIVÊNCIA Em uma caixa ou lata impermeável, sempre tenha:

34 Tenha sempre uma sacolinha com:
O KIT DE PRIMEIROS SOCORROS Tenha sempre uma sacolinha com:

35 Uma boa e conservada barraca
O ACAMPAMENTO O que levar... Uma boa e conservada barraca Uma lona

36 O ACAMPAMENTO O que levar... Repelente Lampião E o máximo de água....

37 O ACAMPAMENTO O que levar... Fogareiro Lanternas

38 O ACAMPAMENTO O que levar... Isolante Térmico Comida!!! Utensílios de
cozinha

39 Sacos ou Roupas de dormir
O ACAMPAMENTO O que levar... Sacos ou Roupas de dormir

40 O ACAMPAMENTO Montando a barraca...
Para um acampamento bem sucedido é necessário duas coisas: planejamento e equipamento! O aventureiro, antes de acampar deve: Familiarizar-se com seu equipamento. Montar e desmontar a barraca algumas vezes e sistematizar esse processo. Cronometrar o tempo que se gasta para montá-la. NUNCA espere anoitecer para montar a barraca. Isso deve ser feito até 2 horas antes de anoitecer!

41 O ACAMPAMENTO Dicas Valiosas....
A barraca deve estar sempre perto de uma fonte de água para o abastecimento de água (lavar utensílios, beber, tomar banho). Porém suficientemente distante para impedir alagamentos. Evite o cotovelo de rios. Caso não seja possível, acampe no lado de fora da curva, pois a água parada (lado de dentro da curva) é mais sujeita a visita de animais selvagens. O ideal é acampar em terrenos planos próximos a montes e montanhas. O solo mais elevado tende a ser mais seco e o local é mais protegido de ventos. Cuidado apenas para não ficar próximo a escoadouros de água.

42 Regra do 3 da Sobrevivência:
O ACAMPAMENTO Dicas Valiosas.... Em período chuvoso é necessário a escavação de um pequeno canal em torno da barraca para que a água seja drenada e não inunde a barraca. Em locais de muito nevoeiro pode ser colocada uma linha guia até a água e “latrina”. Regra do 3 da Sobrevivência: 3 minutos sem ar 3 horas sem abrigo em clima extremo 3 dias sem água 3 semanas sem comida Recomenda-se sempre acampar perto de árvores, porém verifique se não estão secas ou podres. A exceção é feita em época de tempestades elétricas pois a árvore pode atrair descargas elétricas.

43 Recomenda-se cavar buracos de 20 cms e cobri-los posteriormente.
O ACAMPAMENTO Dicas Valiosas.... O local da latrina deve ser distante da barraca e da fonte de água. Se possível em menor elevação do que a barraca e em direção contrária do vento por motivos óbvios. Recomenda-se cavar buracos de 20 cms e cobri-los posteriormente. Observar o sentido do vento e posicionar a porta da barraca no sentido oposto a ele. Em caso de ventos fortes, prender as cordas em pedras grandes. No caso NECESSÁRIO fazer uma fogueira, coloque-a próxima da barraca (para espantar insetos) e de forma que a fumaça não entre na barraca pela ação do vento.

44 ÁGUA É VITAL... Para tratar a água: Ferver: Método mais confiável.
Destrói todos microorganismos, porém não é prático. A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da atividade. Água potável, isotônicos e água de coco são as mais recomendadas. Dicloro: Destrói quase todos microorganismos. É vendido em pastilhas. Iodo: Em tabletes ou líquido, é barato e destrói bactérias, vírus e a maioria dos protozoários. Tem contra indicações, e não deve se usar por mais de uma semana. Filtros: Eficaz contra bactérias e protozoários, mas não contra vírus. Combinado com o iodo é perfeito na eliminação de microorganismos.

45 ÁGUA É VITAL... Para transportar a água:
Cantil: Custo baixo e capacidade térmica boa. É o mais clássico meio de transporte de água. O corpo humano necessita de 4 a 5 litros de água por dia. Durante as atividades de aventura, recomenda-se beber 100 ml de líquido a cada 20 minutos. Squeeze ou Caramanhola: Leves, resistentes e com bocal de fácil acesso. Tem em vários tamanhos e capacidades térmicas. Hidropacks: Mais moderno e mais caro. A água fica em um bolso interno que vai preso as costas do aventureiro como uma mochila. A ponta do canudo vai presa a gola da camisa e para beber, basta morder sua ponta.

46 ...E COMIDA TAMBÉM! Carboidratos: Responsável pela reserva energética. Fácil digestão é absorvido em até 3 horas. Proteína: Regenera e forma tecidos musculares. Retarda a fadiga. Gordura: Principal combustível de atividades de longa duração.

47 LOCALIZADORES Cartas Topográficas Mapas Bússola GPS

48

49

50 LOCALIZADORES


Carregar ppt "ATIVIDADES DE AVENTURA INICIAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google