A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades de campo para o bloqueio de transmissão da Febre Chikungunya João Emanuel Araújo DIVEP/ SUVISA/ SESAB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades de campo para o bloqueio de transmissão da Febre Chikungunya João Emanuel Araújo DIVEP/ SUVISA/ SESAB."— Transcrição da apresentação:

1 Atividades de campo para o bloqueio de transmissão da Febre Chikungunya João Emanuel Araújo DIVEP/ SUVISA/ SESAB

2 O que é Bloqueio de Transmissão da Febre Chikungunya? É uma atividade que tem por finalidade interromper a transmissão da doença no início, utilizando inseticida por meio de equipamentos de aspersão de inseticida (bomba aspersora e UBV portátil), concomitante com a eliminação de focos do vetor na sua fase aquática (larvas e pupas) através de tratamento mecânico e/ou químico na área delimitada para essa atividade.

3 Quando aplicar o bloqueio? Quando houver notificação de um caso suspeito de Chikungunya com a data do início dos sintomas nos últimos 15 dias.

4 Onde? A aplicação de inseticida deverá ser feita numa área com raio de 50 metros, tendo como ponto de origem a residência e/ou local de trabalho/estudo (local provável de transmissão), conforme orientação da Vigilância Epidemiológica.

5 Como delimitar um raio

6

7 Os tratamentos com inseticidas deverão ser administrados das seguintes formas: a) Tratamento focal, químico/mecânico, de todos os criadouros em todos os imóveis, realizado ao menos 6 horas antes da aplicação de inseticida a UBV; b) Tratamento perifocal (bombas aspersoras) com inseticida de ação residual nas paredes externas de tanques, tonéis, caixa d’água e similares; c) Tratamento espacial (UBV portátil) será realizado no peri e intradomicílio pelo ACE do município, em duas aplicações, com intervalo de três dias e a qualquer hora. Na aplicação intradomiciliar deve-se direcionar o fluxo do inseticida para o interior do imóvel através de portas, janelas, cobogós etc., não adentrando no imóvel com o equipamento.

8 Aplicação intradomiciliar

9 d) Cuidados especiais deverão ser adotados para evitar a exposição de pessoas e animais ao inseticida, tais como: retirada temporária dos moradores (durante e após 30 minutos da aplicação); proteção de alimentos e animais domésticos (aquários, gaiolas de pássaros, dentre outros).

10 Tratamento a UBV com equipamento acoplado a veículo A aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) com equipamento acoplado a veículo é uma atividade de controle vetorial de competência do Estado e deve ser realizada quando a força de trabalho com máquina portátil não for suficiente para cobertura da área com transmissão da doença.

11 Controle de Vetores - Aplicações Espaciais (adultos)

12 Controle de Vetores – Aplicações Espaciais (adultos)

13 Controle de Vetores - Aplicações espaciais (adultos)

14 Tipos de equipamentos para aplicação de inseticida

15 Bombas aspersoras (perifocal) UBV portátil (peri e intradomiciliar)

16 Equipamento acoplado a veículo

17 Tamanho de gotas da nebulização UBV com equipamento acoplado a veículo Tamanho diminuto e repelência entre as partículas, colaboram para a ocupação de espaços

18 Controle de Vetores UBV - Tecnologia de Aplicação Importância da medição do espectro de gotas: controle de qualidade da aplicação, evitando desperdício e contaminação desnecessária Técnica de coleta de gotas para controle de qualidade

19 Boletins de campo e digitação

20

21

22

23 DIVEP/ SESAB Contatos Tel: /0047 (FAX)


Carregar ppt "Atividades de campo para o bloqueio de transmissão da Febre Chikungunya João Emanuel Araújo DIVEP/ SUVISA/ SESAB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google