A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aposto e Atributo. Aposto É um nome ou expressão nominal que se acrescenta a outro nome para o caracterizar melhor ou o determinar. Aparece sempre intercalado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aposto e Atributo. Aposto É um nome ou expressão nominal que se acrescenta a outro nome para o caracterizar melhor ou o determinar. Aparece sempre intercalado."— Transcrição da apresentação:

1 Aposto e Atributo

2 Aposto É um nome ou expressão nominal que se acrescenta a outro nome para o caracterizar melhor ou o determinar. Aparece sempre intercalado entre vírgulas. É um nome ou expressão nominal que se acrescenta a outro nome para o caracterizar melhor ou o determinar. Aparece sempre intercalado entre vírgulas.

3 Por vezes, um nome ou expressão nominal pode exercer a função de aposto relativamente a uma oração completa, do mesmo modo que o aposto pode ser constituído por uma oração. Por vezes, um nome ou expressão nominal pode exercer a função de aposto relativamente a uma oração completa, do mesmo modo que o aposto pode ser constituído por uma oração.

4 Vários exemplos: Ontem, Segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça. Ontem, Segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça. Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça. Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça. Obs.: Após a eliminação de ontem, o substantivo Segunda-feira assume a função de adjunto adverbial de tempo.

5 Natacha, filha do Sr. Daniel, comprou uma casa na praia. A expressão em destaque identifica quem é Natacha. Ela é filha do Sr. Daniel. Portanto, filha do Sr. Daniel é o aposto.

6 Atributo. O atributo é o adjectivo que antecede ao nome, ou seja o nome com função de sujeito, complemento directo, indirecto ou complementos circunstanciais.

7 Os adjectivos, com a função de atributo, são muito utilizados na descrição para enriquecerem a realidade do que é descrito. Contudo, são dispensáveis na frase, podendo ser suprimidos, se a nossa intenção é resumir o texto.

8 Vários exemplos: As longas ervas transparentes estendiam o caule fino. As palavras sublinhadas são os adjectivos presentes na frase: Os dois primeiros são atributos do nomeervas, que tem a função de sujeito; O terceiro é adjectivo do nome cauleque desempenha a função de complemento directo.

9 Exercícios Propostos: Identifica nas seguintes frases o aposto: 1. A Matilde, uma jovem inteligente, não se descuida nos estudos. 2. O Francisco ofereceu as flores à mãe, aquela senhora simpática. 3. Miguel, um bom nadador, chegou em 1º lugar.

10 Respostas: A Matilde, uma jovem inteligente, não se descuida nos estudos. A Matilde, uma jovem inteligente, não se descuida nos estudos. Nesta frase o aposto é uma jovem inteligente. O Francisco ofereceu as flores à mãe, aquela senhora simpática. O Francisco ofereceu as flores à mãe, aquela senhora simpática. Nesta frase o aposto é aquela senhora simpática. Miguel, um bom nadador, chegou em 1º lugar. Miguel, um bom nadador, chegou em 1º lugar. Nesta frase o aposto é um bom nadador.

11 Identifica nas seguintes frases o atributo: A rapariga tinha os dedos finos. A rapariga tinha os dedos finos. A gaivota sacudiu as asas prontas para voar. A gaivota sacudiu as asas prontas para voar. O casaco mais bonito estava na montra. O casaco mais bonito estava na montra.

12 Respostas: A rapariga tinha os dedos finos. A rapariga tinha os dedos finos. Nesta frase o atributo é finos. A gaivota sacudiu as asas prontas para voar. A gaivota sacudiu as asas prontas para voar. Nesta frase o atributo é prontas para voar. O casaco mais bonito estava na montra. O casaco mais bonito estava na montra. Nesta frase o atributo é mais bonito.

13 Trabalho realizado por: Adriana Tavares 8º3 Nº1 Adriana Tavares 8º3 Nº1 Joana Prazeres 8º3 Nº12 Joana Prazeres 8º3 Nº12 Raquel Glórias 8º3 Nº22 Raquel Glórias 8º3 Nº22


Carregar ppt "Aposto e Atributo. Aposto É um nome ou expressão nominal que se acrescenta a outro nome para o caracterizar melhor ou o determinar. Aparece sempre intercalado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google