A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laudon, Cap. 1 Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof. Luciel Henrique de Oliveira UNICAMP - FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laudon, Cap. 1 Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof. Luciel Henrique de Oliveira UNICAMP - FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA."— Transcrição da apresentação:

1 Laudon, Cap. 1 Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof. Luciel Henrique de Oliveira UNICAMP - FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO

2 Laudon, Cap. 1 Sistema de Informações Gerenciais Sétima Edição LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informação Gerenciais. 7ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall

3 Laudon, Cap. 1 Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital Capítulo 1

4 Laudon, Cap. 1 Explicar por que os sistemas de informação são tão essenciais no ambiente de negócios contemporâneo Definir um sistema de informação da perspectiva técnica e empresarial, além de distinguir entre capacitação em computadores e capacitação em sistemas de informação Aplicar um método de quatro passos para a resolução de problemas relacionados a sistemas de informação OBJETIVOS DE ESTUDO

5 Laudon, Cap. 1 Avaliar como os sistemas de informação afetam nossas vidas. Como influenciam as carreiras de contabilidade, economia e finanças, administração, marketing, administração operacional e sistemas de informação, identificando os conhecimentos em sistemas de informação essenciais a todas elas. Discutir realidades, possibilidades, mudanças e tendências do uso de Sistemas de Informação e Tecnologia de Informação nas organizações. OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)

6 Laudon, Cap. 1 A Major League Baseball Marca Pontos com os Sistemas de Informação Problema: Queda de receitas dos canais de vendas tradicionais, redução da base de clientes, custos crescentes Soluções: Os sites MLB e o sistema de oferta de ingressos por telefone celular permitiram a emissão eletrônica de ingressos e a entrega de informação e jogos on-line, com aumento de vendas O software de análise do cliente e o monitoramento do site ajudam a identificar boas vendas potenciais Demonstra o papel da TI na reducação de custos, na abertura de novos canais de vendas e na construção de uma comunidade com os clientes Ilustra um cenário organizacional emergente no qual as empresas e as organizações podem usar ferramentas para analisar dados críticos

7 Laudon, Cap. 1

8 Laudon, Cap. 1 Sistema de Informações Gerenciais

9 Laudon, Cap. 1 Milan - São Paulo - Corinthians - Cruzeiro - Outros clubes / esportes… Suas spin-offs na Internet… Negócios, Esporte e Sistemas de Informação PARALELO COM FUTEBOL

10 Laudon, Cap. 1

11

12

13

14 Visite o site de um clube de futebol ou de qualquer esporte… Conheça o conteúdo disponível: textos, filmes, fotos… Verifique se há inscrições para receber newsletter Verifique se há uma loja virtual Conheça outros links relacionados á equipe, ao esporte e aos negócios envolvidos nesta cadeia de valor. Existe um site centralizando os sites de todos os times, como no caso da MLB? Isso ajuda ou prejudica? A quais objetivos empresariais o site visitado atende? Sessão Interativa: esporte, negócios e S.I. A Major League Baseball Marca Pontos com os Sistemas de Informação

15 Laudon, Cap. 1 Designa Empresa de Base Tecnológica "Spin off" Termo utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que estas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia. Spin-off também pode ser entendido como cisão de uma empresa. Empresa de Base Tecnológica (EBT) Spin off

16 Laudon, Cap. 1 Surgem do espírito empresarial que existe nas universidades ou centro de pesquisa para explorar e capitalizar os resultados de pesquisa da ciência e da tecnologia desenvolvida pela atividade de pesquisa. Por meio destas empresas, os centros de pesquisa externalizam o desenvolvimento e a exploração comercial de tecnologias e os pesquisadores são capazes de implementar os seus projetos de negócios através dos resultados de P&D. Empresa de Base Tecnológica (EBT) e Spin off

17 Laudon, Cap. 1 Requisitos do processo de criação: 1. Detecção de Tecnologia 2. Idéia de Negócio 3. Equipe 4. Plano de Negócios 5. Financiamento 6. Acordo de Transferência de Tecnologia 7. Constituição da empresa = A tecnologia será mais atraente quanto maior a variedade de produtos, serviços e aplicações se apresentam. Criação de uma Spin off

18 Laudon, Cap. 1 O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais Nos países desenvolvidos já sãoNos países desenvolvidos já são abertas mais contas de telefone celular do que são instalados telefones fixos, Mais de 35 milhões de norte-americanos recebem notícias on-line; 32 milhões lêem blogs. A propaganda na Internet continua a crescer mais de 30% ao ano Novas leis exigem que as empresas armazenem mais dados por períodos mais longos As mudanças nos negócios resultam em mudanças nas funções e nas carreiras Fenômeno das redes sociais: Orkut, Twitter, Facebook, MySpace... Como os SIs estão Transformando os Negócios

19 Laudon, Cap. 1 1.Excelência operacional 2.Novos produtos, serviços e modelos de negócios 3.Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores 4.Melhor tomada de decisão 5.Vantagem competitiva 6.Sobrevivência Os Objetivos Empresariais dos Sistemas de Informação O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

20 Laudon, Cap. 1 Excelência Operacional: Resultados melhorados com maior lucratividade Sistemas e tecnologias da informação ajudam a alcançar altos níveis de eficiência e produtividade Wal-Mart é o campeão em combinar sistemas de informação e melhores práticas empresariais para alcançar eficiência operacional e 285 bilhões de dólares em vendas em Wal-Mart é a loja mais eficiente do mundo em resultado de vínculos digitais entre seus fornecedores e lojas Sistema RetailLink O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

21 Laudon, Cap. 1 Os sistemas e as tecnologias de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócioOs sistemas e as tecnologias de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócio Um modelo de negócios inclui como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviçosUm modelo de negócios inclui como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços A indústria de música testemunhou mudanças drásticas nos modelos de negócio nos anos recentesA indústria de música testemunhou mudanças drásticas nos modelos de negócio nos anos recentes A Apple tem sido muito bem-sucedida em introduzir novos produtos e adotar um novo modelo de negócioA Apple tem sido muito bem-sucedida em introduzir novos produtos e adotar um novo modelo de negócio Fluxo de inovações com o iPod, iTunes, video iPod, iPad Novos produtos, serviços e modelos de negócio: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

22 Laudon, Cap. 1 Clientes bem atendidos são clientes fiéis, que comprarão mais. Relacionamentos mais estreitos com fornecedores resultam em custos mais baixos. O Hotel Mandarin Oriental em Manhattan usa sistemas e tecnologias de informação para estimular um relacionamento estreito com seus clientes, incluindo monitorar suas preferências..A JCPenney usa sistemas de informação para aumentar seu relacionametno com seu fornecedor de Hong Kong. Relacionamento mais estreito com fornecedores e clientes: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

23 Laudon, Cap. 1 O resultado final de uma empresa pode ser comprometido por gerentes sobrecarregados de dados inoportunos ou inúteis, o que os obriga a trabalhar com suposições. Dados em tempo real melhoram a capacidade de os gerentes tomarem decisões A Verizon (telecom) usa um painel digital na Internet para atualizar os gerentes com dados em tempo real sobre queixas dos clientes, desempenho da rede e linhas danificadas. A Verizon é uma das principais operadoras dos Estados Unidos formada pela incorporação das seguintes operadoras: Bell Atlantic, Nynex, GTE e MCI. A Verizon Wireless é uma joint venture da Verizon com a Vodafone, com cada operadora possuindo cerca de 50% do capital. Melhor tomada de decisão: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

24 Laudon, Cap. 1 Business Objects Origem: França, 1990 Desde 2007 pertende á SAP

25 Laudon, Cap. 1 Alcançar os objetivos empresariais mencionados previamente em geral leva a vantagem competitiva Vantagens sobre os concorrentes incluem cobrar menos por produtos superiores, melhor desempenho e melhor resposta a clientes e fornecedores A Dell Computer é um dos melhores exemplos de estabelecimento de vantagem competitiva à medida que continua sendo lucrativa durante um período em que os preços do PC vêm caindo constantemente. Vantagem competitiva: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

26 Laudon, Cap. 1 Dell

27

28 Laudon, Cap. 1 As empresas talvez precisem investir em sistemas de informação porque eles se tornaram imprescindíveis Cresce a necessidade de manter-se no mesmo ritmo que os concorrentes, como no caso da introdução dos caixas automáticos pelo Citibank A necessidade também cresce a partir de regulações federais e estaduais, tais como a Lei de Controle de Substâncias Tóxicas e a Lei Sarbanes- Oxley (ragistros e relatórios de auditoria). Sobrevivência: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

29 Laudon, Cap. 1 Sessão Interativa: Objetivos Empresariais Em sua experiência, que empresas alcançaram: Excelência operacionalExcelência operacional Novos produtos, serviços e modelos de negócioNovos produtos, serviços e modelos de negócio Relacionamento mais estreito com clientes eRelacionamento mais estreito com clientes e fornecedores fornecedores Melhor tomada de decisãoMelhor tomada de decisão Vantagem competitivaVantagem competitiva SobrevivênciaSobrevivência Os sistemas e as tecnologias de informação contribuíram para essas conquistas? De que forma? O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais

30 Laudon, Cap. 1 Perspectivas em Sistemas da Informação e Tecnologia da Informação A tecnologia da informação é o hardware e o software que uma empresa usa para atingir seus objetivosA tecnologia da informação é o hardware e o software que uma empresa usa para atingir seus objetivos Um sistema de informação consiste nos componentes que dão suporte à tomada de decisão e ao controle e auxiliam com análise, visualização e criação de produtoUm sistema de informação consiste nos componentes que dão suporte à tomada de decisão e ao controle e auxiliam com análise, visualização e criação de produto A informação se refere a dados moldados em um formato útil e significativoA informação se refere a dados moldados em um formato útil e significativo Dados são seqüências de fatos brutos representando eventos e ocorrênciasDados são seqüências de fatos brutos representando eventos e ocorrências O Que é um Sistema de Informação?

31 Laudon, Cap. 1 O Que É um Sistema de Informação? As atividades de um sistema de informação produzem: Entrada Processamento Saída Feedback Pense em um sistema de informação que você tenha experimentado recentemente. Descreva as entradas, o processamento, as saídas e o feedback no sistema. Perspectivas em Sistemas da Informação e Tecnologia da Informação

32 Laudon, Cap. 1 Sistema de Informações Gerenciais DADOS, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO

33 Laudon, Cap. 1 Funções de um Sistema de Informações Gerenciais

34 Laudon, Cap. 1 Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações Capacitação em sistemas de informação versus capacitação em computadoresCapacitação em sistemas de informação versus capacitação em computadores OrganizaçõesOrganizações PessoasPessoas TecnologiaTecnologia Dimensões dos Sistemas de Informação

35 Laudon, Cap. 1 Sistemas de Informação São Muito Mais do que Computadores Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações DIMENSÕES DOS S.I.s

36 Laudon, Cap. 1 Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações Caso UPS

37 Laudon, Cap. 1 A UPS Concorre Globalmente com TI Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões:Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS? Quais são as tecnologias utilizadas? Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia organizacional da UPS? O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis? Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações Caso UPS

38 Laudon, Cap. 1 Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais Poucos problemas empresariais são simples ou fáceis de compreenderPoucos problemas empresariais são simples ou fáceis de compreender Muitos problemas empresariais envolvem um conjunto de fatores que podem ser categorizados como organizacionais, tecnológicos e humanosMuitos problemas empresariais envolvem um conjunto de fatores que podem ser categorizados como organizacionais, tecnológicos e humanos A Abordagem de Resolução de Problemas

39 Laudon, Cap. 1 Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais 1.Identificação do problema 2.Propostas de solução 3.Escolha 4.Implementação A resolução de problemas é um processo, não um eventoA resolução de problemas é um processo, não um evento Um Modelo para o Processo de Resolução de Problemas

40 Laudon, Cap. 1 A Resolução de Problemas É um Processo Contínuo de Quatro Passos Figura 1.4 Durante e depois da implantação, o resultado precisa ser continuamente medido, e os solucionadores de problemas devem procurar saber em que medida a solução está funcionando. Desse modo, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, as soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo com base na experiência. Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais

41 Laudon, Cap. 1 Dimensões dos Problemas Organizacionais

42 Laudon, Cap. 1 Quatro elementos do senso crítico:Quatro elementos do senso crítico: Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento Ter consciência das diferentes perspectivas Testar as alternativas e deixar que a experiência dite as regras Ter consciência dos limites organizacionais e humanos O Papel do Senso Crítico na Resolução de Problemas Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais

43 Laudon, Cap. 1 Quando as empresas não conseguem atingir seus objetivos empresariais, eles se transformam em desafiosQuando as empresas não conseguem atingir seus objetivos empresariais, eles se transformam em desafios Os sistemas de informação freqüentemente apresentam soluções para esses desafiosOs sistemas de informação freqüentemente apresentam soluções para esses desafios A Conexão entre Problemas, Soluções e Objetivos Organizacionais Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais

44 Laudon, Cap. 1 O sucesso no mercado de trabalho atual exige um amplo conjunto de habilidadesO sucesso no mercado de trabalho atual exige um amplo conjunto de habilidades Os candidatos a empregos devem ter habilidades de resolução de problemas tanto quanto habilidades técnicas para que possam desempenhar tarefas específicasOs candidatos a empregos devem ter habilidades de resolução de problemas tanto quanto habilidades técnicas para que possam desempenhar tarefas específicas O setor de serviços ocupará 95% dos novos postos que serão criados ou abertos até 2012.O setor de serviços ocupará 95% dos novos postos que serão criados ou abertos até Os Sistemas da Informação e Sua Carreira Como os Sistemas de Informação Afetarão as Carreiras Relacionadas a Negócios

45 Laudon, Cap. 1 ContabilidadeContabilidade Economia e FinançasEconomia e Finanças MarketingMarketing Gestão de Operações em Serviços e ManufaturaGestão de Operações em Serviços e Manufatura Sistemas de InformaçãoSistemas de Informação OutsourcingOutsourcing Como os Sistemas de Informação Afetarão as Carreiras Relacionadas a Negócios Os Sistemas da Informação e Sua Carreira

46 Laudon, Cap. 1 Sistema de Informações Gerenciais Sétima Edição

47 Laudon, Cap. 1 Caso Sonic Corporation

48 Laudon, Cap. 1 Um Alto Executivo de Informações Coloca os Negócios Antes da Tecnologia Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões:Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais são os problemas e desafios enfrentados pela Sonic? Como ela está tentando superá-los? Quais são as soluções disponíveis? O CIO Mitchell Gregory é um bom solucionador de problemas para a empresa? Por quê? Caso Sonic Corporation

49 Laudon, Cap. 1 Sessão Interativa: Sonic Corporation Visite o site da Sonic em Como o site da Sonic melhora o seu negócio? Quem é o público-alvo do site? Há mais de um público-alvo? O que tornaria o site melhor? Como o site da Sonic se compara aos de seus concorrentes, tais como McDonalds, Burger King, Wendys, Habins, etc.? Você acha viável propor a entrada da Sonic no mercado Brasileiro? Comente prós e contras… Os Sistemas da Informação e Sua Carreira

50 Laudon, Cap. 1 Como os SIs estão afetando as carreiras 1.Contabilidade 2.Economia e Finanças 3.Marketing 4.Gestão de operações em serviços e manufatura 5.Administração 6.Sistemas de Informação 7.Outsourcing

51 Laudon, Cap. 1 Estudo de caso Será que a indústria fonográfica consegue mudar de ritmo? Você pagaria por num CD de música se puder baixá-lo de graça na Web? Napster – arquivos MP3 –Intermediários entre usuários e fornecedores RIAA - Recording Industry Association of America –1999: Processou Napster por violar leis de copyright –Considerado responsável pela cópia ilegal de músicas, por manter em seu computador central um índice com arquivos de todos os membros. –Site fechou em 2002

52 Laudon, Cap. 1 Estudo de caso Será que a indústria fonográfica consegue mudar de ritmo? Desenvolvidas abordagens alternativas para download gratuito –tecnologias peer-to-peer (usuário p/ usuário) –Redes sem necessidade de um computador central para gerenciar trocas –Kazaa, Morpheus, Grokster e WinMX –Uso de recursos extras: instalação de base em paraísos fiscais com pouca regulamentação = Kazaa Vanatu, ilha independente. 2001: RIAA processou serviços peer-to-peer –Tribunal dos EUA deu ganho ás empresas de peer-to-peer: não podiam ser responsabilizadas por não poderem monitorar ou controlar como os usuários trocavam arquivos. Não infrigiam leis aos disponibilizar os softwares. –Os usuários poderiam ser processados individualmente.

53 Laudon, Cap. 1 Estudo de caso Será que a indústria fonográfica consegue mudar de ritmo? RIAA passou a enviar mensagens aos usuários Decidiu processar usuários, a começar pelos estudantes Em processou individualmente mais de pessoas e venceu a maior parte. Os desdobramentos legais não foram suficientes para vencer a batalha contra o compartilhamento ilegal de arquivos. Vendas de CDs continuam caindo. Pesquisadores perceberam que usuários dos serviços de compartilhamento de arquivos tendem a aumentar gastos com música mais que os não usuários, devido á maior exposição. Indústria fonográfica percebeu que deveria mudar a forma de fazer negócios. Abril/2003 – lançamento do iTunes Music Store (Apple) – US$ 0,99 por música – ampliando sucesso do iPod (lançado em 2001).

54 Laudon, Cap. 1 Estudo de caso Será que a indústria fonográfica consegue mudar de ritmo? Rivais da Apple: RealNetworks, MSN, Yahoo!, Napster, Efeito positivo: mostrar que é possível lucrar com a venda de música pela Internet. –Potencializado pelos serviços de celular 3G com transmissão de banda larga Ind. Fonográfica enfrenta declínio nas vendas em formato físico (CDs) A batalha continuou... A derrota de uma grande rede de compartilhamento abre portas para que outros criassem novas tecnologias capazes de driblar a legislação. Estima-se que sejam baixadas ilegalmente cerca de 10 bilhões de músicas por ano (estimativa conservadora)

55 Laudon, Cap. 1 Estudo de caso Será que a indústria fonográfica consegue mudar de ritmo? 1.Descreva o problema levantado por este caso. O que provocou o problema? Qual foi seu impacto? 2.A indústria fonográfica identificou corretamente o problema e seus aspectos humanos, organizacionais e tecnológicos? 3.De quais soluções contra o download ilegal de músicas se dispunha? Qual é a mais efetiva? A solução correta foi a escolhida? 4.Você acha que a solução atual é viável? Por quê? Explique sua resposta.


Carregar ppt "Laudon, Cap. 1 Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof. Luciel Henrique de Oliveira UNICAMP - FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google