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1 1.1 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 1 Capítulo Capítulo 1 Os sistemas de informação empresariais na sua carreira Capítulo 1 Os sistemas de informação empresariais na sua carreira © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1

2 1.2 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 2 Objetivos de estudo Como os sistemas de informação estão transformando os negócios e qual sua relação com a globalização? Por que os sistemas de informação são tão importantes para o funcionamento e gestão dos negócios contemporâneos? O que é exatamente um sistema de informação? Como ele funciona? Quais são as pessoas, a organização e a tecnologia que o compõem? Como um método de quatro etapas para a resolução de problemas organizacionais pode ajudar a resolver problemas relacionados a sistemas de informação? Como um sistema de informação afeta carreiras de negócios e que conhecimentos são essenciais?

3 1.3 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 3 O novo estádio dos Yankees olha para o futuro Problema: Salários, custos com viagens e ingressos com valores altos, opções de entretenimento mais competitivas. Soluções: Aprimorar a experiência dos fãs através da construção de um estádio novo e moderno. A Cisco Systems forneceu a tecnologia para o novo estádio, inclusive monitores de alta definição e equipamentos para videoconferência. Demonstra o papel da TI no aumento do valor e das receitas de qualquer negócio. Ilustra o potencial da tecnologia para transformar uma empresa.

4 1.4 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 4 O novo estádio dos Yankees olha para o futuro

5 1.5 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 5 O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo Em 2008, mais de 75 milhões de negócios possuíam endereços ponto.com registrados. Mais de 106 millhões de pessoas receberam notícias on-line; 55 milhões de norte-americanos leem blogs. A propaganda na Internet continua a crescer mais de 15% ao ano. Novas leis exigem que as empresas armazenem mais dados por períodos mais longos. Mudanças nos negócios resultam em mudanças em cargos e carreiras. Como os sistemas de informação estão transformando o ambiente de negócios

6 1.6 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 6 O que há de novo em sistemas de informação? Novas tecnologias Computação em nuvem Software como serviço (Software as a Service SaaS) Plataforma móvel digital Mudanças em pessoas e comportamentos Gerentes usam redes sociais, colaboração Empregados têm acesso a informações poderosas para a tomada de decisão Reuniões virtuais são aceitas e utilizadas Organizações Aplicações Web 2.0 são amplamente adotadas Teletrabalho ganha destaque Cocriação de valor e colaboração entre as empresas O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo

7 1.7 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 7 Seção interativa: Organizações SIG no seu bolso Leia a seção interativa e discuta as seguintes questões: Quais tipos de aplicações são descritos? Quais funções de negócios eles apoiam? Como melhoram a eficiência operacional e a tomada de decisão? Identifique os problemas que as empresas no estudo de caso resolveram com o uso de dispositivos digitais móveis. Quais tipos de negócios têm maior probabilidade de se beneficiar equipando seus empregados com dispositivos digitais móveis como iPhones e BlackBerrys? Discuta as implicações da declaração: O iPhone não representa uma mudança no jogo, mas uma mudança no setor.

8 1.8 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 8 Desafios e oportunidades da globalização: Um mundo planificado A Internet e as comunicações globais reduziram drasticamente as vantagens econômicas e culturais dos países desenvolvidos Redução drástica de custos de operação e transação em escala global. Competição por cargos, mercados, recursos e ideias. Dependência de importações e exportações. Demanda por uma nova compreensão de habilidades, mercados, oportunidades.

9 1.9 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 9 Novos produtos, serviços e modelos de negócios Com surpreendente tela multitoque, navegador completo para Internet, câmera digital e tocador portátil de música, o iPhone, da Apple, criou um novo padrão para os telefones móveis. Outros produtos da empresa transformaram os setores de música e entretenimento.

10 1.10 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 10 As empresas investem em TI para alcançar seis importantes objetivos organizacionais: 1.Excelência operacional 2.Novos produtos, serviços e modelos de negócios 3.Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores 4.Melhor tomada de decisão 5.Vantagem competitiva 6.Sobrevivência Objetivos organizacionais dos sistemas de informação

11 1.11 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 11 Excelência operacional Melhorias na eficiência resultam em maior lucratividade. Tecnologias e sistemas de informação ajudam a melhorar a eficiência e a produtividade. Exemplo: Walmart Poder de combinar sistemas de informação e práticas empresariais brilhantes para alcançar eficiência operacional e mais de 400 bilhões de dólares em vendas no ano de Varejista mais eficiente do mundo em resultado das ligações digitais entre fornecedores e lojas.

12 1.12 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 12 Tecnologias e sistemas de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócios. Modelo de negócios: como a empresa produz, entrega e vende um produto ou serviço. Exemplo: Indústria fonográfica. Mudanças drásticas nos modelos de negócios nos últimos anos. Apple: Inovações bem-sucedidas iPod, iPhone etc. Novos produtos, serviços e modelos de negócios

13 1.13 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 13 Clientes bem atendidos tornam-se clientes frequentes e que compram mais. Hotel Mandarin Oriental. Usa TI para estabelecer um relacionamento estreito com seus clientes, controlando suas preferências e outros aspectos. Relacionamento estreito com fornecedores resulta em custos mais baixos. JCPenney..TI para aprimorar o relacionamento com os fornecedores em Hong Kong. Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores

14 1.14 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 14 Se os clientes confiam em previsões, palpites ou na sorte, alocam de maneira ineficiente empregados, serviços e estoque. Dados em tempo real melhoram a tomada de decisões pelos gerentes. Verizon: painel digital baseado na Internet para informar aos gerentes, em tempo real, dados sobre queixas de clientes, desempenho da rede e interrupções nos serviços. O painel móvel da Transpara distribui informações precisas e em tempo real para a tomada de decisão. A visualização gráfica de indicadores-chave de desempenho ajuda os gerentes a identificar rapidamente as áreas que precisam de atenção. Melhor tomada de decisões

15 1.15 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 15 Sempre resulta do alcance de objetivos empresariais prévios. Vantagens sobre os concorrentes: Cobrar menos por produtos superiores, melhor desempenho e melhor resposta a clientes e fornecedores. Toyota: usa o Sistema Toyota de Produção para alcançar altos níveis de eficiência e qualidade. Vantagem competitiva

16 1.16 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 16 As empresas podem precisar investir em sistemas de informação sem necessidade; simplesmente por terem de sobreviver. Acompanhar os concorrentes. Introdução de caixas automáticos no Citibank. Regulamentações federais e estaduais e exigências de relatórios. Lei de Controle de Substâncias Tóxicas e Lei Sarbanes-Oxley Sobrevivência

17 1.17 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 17 Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação O que é um sistema de informação? Tecnologia da informação: hardware e software utilizados por uma empresa para alcançar objetivos. Sistema da informação: componentes inter-relacionados que gerenciam informações para: Apoiar a tomada de decisão e o controle Ajudar na análise, visualização e criação de produtos Dados: sequência de fatos ainda não analisados. Informação: dados apresentados de forma significativa e útil.

18 1.18 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 18 O que é um sistema de informação?

19 1.19 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 19 Atividades em um sistema de informação que produzem informação: Entrada. Processamento. Saída. Feedback. Distinção clara entre computador, software e sistemas de informação. O que é um sistema de informação?

20 1.20 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 20 Funções de um sistema de informação Este sistema contém informações sobre uma organização e o ambiente que a cerca. Três atividades básicas entrada, processamento e saída produzem as informações que as organizações necessitam. Feedback é a resposta que retorna a determinadas pessoas e atividades da organização para análise e refino da entrada. Fatores ambientais, como clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas e agências reguladoras, interagem com a organização e seus sistemas de informação. Figura 1.2 Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação

21 1.21 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 21 Capacitação em sistemas de informação Inclui abordagens comportamentais e técnicas. Capacitação em computadores Foca primordialmente o conhecimento da TI. Sistemas de informação gerenciais (SIGs) Proporciona capacitação mais ampla em sistemas de informação Lida com questões que envolvem desenvolvimento, uso e impacto dos sistemas de informação utilizados por gerentes e empregados. O papel das pessoas e das organizações Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação

22 1.22 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 22 Sistemas de informação: muito mais que computadores Figura 1.3 Para usar os sistemas de informação com eficiência, é preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistema de informação oferece soluções para importantes problemas ou desafios organizacionais que a empresa enfrenta. Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação

23 1.23 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 23 Organizações Coordenam o trabalho através de uma hierarquia estruturada e de processos de negócios: Processos de negócios: comportamentos e tarefas relacionados para a conclusão de um trabalho: Exemplos: preenchimento de um pedido, contratação de um empregado. Pode ser informal ou incluir regras formais. Cultura embutida nos sistemas de informação: Exemplo: preocupação da UPS em colocar o atendimento ao cliente em primeiro lugar. Dimensões dos sistemas de informação Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação

24 1.24 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 24 Pessoas Sistemas de informação precisam de pessoas para construí- los, mantê-los e usá-los. As atitudes dos empregados afetam a habilidade de utilização dos sistemas de informação. Papel dos administradores: Perceber os desafios empresariais. Definir estratégias organizacionais. Alocar recursos humanos e financeiros. Trabalhar criativamente: novos produtos, serviços. Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação Dimensões dos sistemas de informação

25 1.25 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 25 Tecnologia Infraestrutura de TI: fundação ou plataforma sobre a qual os sistemas de informação são construídos Hardware. Software. Tecnologia de gerenciamento de dados. Tecnologia de redes e comunicação: Internet e Web, extranets, intranets. Comunicações por voz e vídeo. Dimensões dos sistemas de informação Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação

26 1.26 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 26 Seção interativa: Tecnologia A UPS concorre globalmente com tecnologia de informação Utilizando um computador de mão chamado Delivery Information Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram automaticamente a assinatura dos clientes, bem como as informações sobre a retirada e a entrega de encomendas. Os sistemas de informação da UPS usam esses dados para rastrear os pacotes enquanto eles estão sendo transportados. Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação

27 1.27 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 27 Leia a Seção interativa e discuta as seguintes questões: Quais são as entradas, os processamentos e as saídas no sistema de rastreamento de pacotes da UPS? Quais tecnologias são utilizadas pela UPS? Como essas tecnologias estão relacionadas ao modelo de negócios e aos objetivos da empresa? Que problemas os sistemas de informações da UPS resolvem? O que aconteceria se esses sistemas não estivessem disponíveis? Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia de informação Seção interativa: Tecnologia A UPS concorre globalmente com tecnologia de informação

28 1.28 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 28 Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais Poucos problemas organizacionais são simples ou objetivos. A maioria dos problemas organizacionais envolve uma série de fatores que podem ser agrupados em três categorias: Organização. Tecnologia. Pessoas. A abordagem de resolução de problemas

29 1.29 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 29 Resolução de problemas: quatro etapas: 1.Identificação do problema: 2.Proposta de solução: 3.Escolha: 4.Implantação: Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

30 1.30 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 30 1.A identificação do problema inclui: Consenso sobre a existência do problema. Definição do problema. Causas do problema. O que pode ser feito, dados os recursos da empresa. Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

31 1.31 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 31 Problemas organizacionais típicos: Processos organizacionais ultrapassados. Atitudes e cultura pouco colaborativas. Conflitos políticos. Ambiente organizacional turbulento ou em mutação. Complexidade da tarefa. Recursos inadequados. Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

32 1.32 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 32 Problemas tecnológicos típicos: Hardware antigo ou insuficiente. Software ultrapassado. Capacidade inadequada do banco de dados. Capacidade insuficiente de telecomunicações. Incompatibilidade dos velhos sistemas com as novas tecnologias. Mudança tecnológica acelerada. Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

33 1.33 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 33 Problemas humanos típicos: Falta de treinamento dos funcionários. Dificuldades para avaliar o desempenho. Exigências regulatórias e legais. Ambiente de trabalho, ergonomia. Administração indecisa ou deficiente. Falta de participação dos funcionários e de apoio a eles. Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

34 1.34 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 34 2.Avaliação da solução Muitas soluções possíveis Considere o maior número possível de soluções para compreender suas alternativas 3.Escolha: fatores incluídos Custo Viabilidade dados os recursos e as habilidades Tempo necessário para a implementação da solução Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

35 1.35 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 35 4.Implantação Construir ou comprar uma solução. Testar a solução, treinar empregados. Administrar as mudanças. Avaliar os resultados. Fornecer feedback, avaliar a solução. Resolução de problemas: um processo, não um evento Algumas vezes a solução escolhida não funciona ou demanda ajustes. Um modelo para o processo de resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

36 1.36 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 36 Solucionar problemas é um processo contínuo de quatro passos Durante e depois da implantação, o resultado precisa ser continuamente medido, e os solucionadores de problemas devem procurar saber em que medida a solução está funcionando. Desse modo, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, as soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo com base na experiência. Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

37 1.37 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 37 Sem pensamento crítico, é fácil chegar a conclusões, julgar um problema de maneira equivocada e desperdiçar recursos. Senso crítico: Suspensão do juízo até que se tenha ciência das múltiplas pespectivas e alternativas. O papel do senso crítico na resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

38 1.38 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 38 Quatro elementos do senso crítico: 1.Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento. 2.Ter consciência das diferentes perspectivas: Inclusive das perspectivas tecnológicas, organizacionais e humanas. 3.Testar as alternativas e deixar que a experiência dite as regras. 4.Ter consciência dos limites organizacionais e humanos. O papel do senso crítico na resolução de problemas Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

39 1.39 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 39 Quando as empresas não conseguem atingir os objetivos organizacionais, eles se transformam em desafios. Os sistemas de informação sempre oferecem soluções, parciais ou integrais, a esses desafios. A conexão entre problemas, soluções e objetivos organizacionais Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

40 1.40 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 40 O sucesso no mercado de trabalho atual requer um amplo conjunto de habilidades. Os candidatos devem possuir habilidades para solução de problemas, bem como habilidades técnicas que lhes permitam concluir tarefas específicas. O setor de serviços será responsável por 95% dos novos empregos criados e disponibilizados até Os sistemas de informação e sua carreira

41 1.41 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 41 Contabilidade: Os contadores contam cada vez mais com os sistemas de informação para resumir transações, criar registros financeiros, organizar dados e realizar análises financeiras. Habilidades: TI, programas usados em auditorias, funções contábeis. Questões de segurança em sistemas e redes. Sistemas para emitir relatórios financeiros. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

42 1.42 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 42 Finanças: A relação entre sistemas de informação e gestão financeira e de serviços é tão forte que muitos aconselham os estudantes de economia a se formarem também em tecnologias de informação. Habilidades: TI, programas usados por administradores financeiros e empresas de serviços financeiros. Novas tecnologias para transações financeiras, comércio. Sistemas para emitir relatórios financeiros. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

43 1.43 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 43 Os analistas financeiros dependem fortemente dos sistemas de informação para organização e análise de grandes volumes de dados financeiros. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

44 1.44 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 44 Marketing: Nenhum outro campo sofreu mais mudanças tecnológicas nos últimos cinco anos do que marketing e publicidade. Habilidades: Internet, sistemas de bancos de dados de marketing e o impacto sobre as atividades de marketing (desenvolvimento de marcas, promoção, vendas). Sistemas corporativos para gestão de produto, da força de vendas e do relacionamento com os clientes. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

45 1.45 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 45 Gestão de operações em serviços e manufatura: Gestores de produção industrial, gestores de serviços e analistas operacionais. Habilidades: Plataformas de hardware e software para gestão de operações. Entendimento da forma de utilização dos sistemas de informação corporativos para gestão da produção, de fornecedores, da força de vendas e do relacionamento com os clientes para atingir a eficiência nas operações e outros objetivos. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

46 1.46 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 46 Administração: O trabalho dos administradores foi transformado pelos sistemas de informação. Habilidades: Hardware e software que podem tornar a administração mais eficiente e efetiva, reforçar a capacidade de liderança e coordenação e ajudar na consecução dos objetivos corporativos. Como os sistemas de informação corporativos são utilizados para aumentar a eficiência das operações e ajudar os administradores a tomar melhores decisões visando aumentar o desempenho da empresa. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

47 1.47 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 47 O cargo de administrador demanda o uso extensivo de sistemas de informação para apoio à tomada de decisão e para monitoramento do desempenho da empresa. Os sistemas de informação e sua carreira

48 1.48 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 48 Sistemas de informação: Profissão dinâmica e que sofre alterações muito velozes porque as tecnologias de informação estão entre as mais importantes ferramentas para atingir os objetivos-chave das empresas. Terceirização nacional e internacional. Habilidades: Uso das novas tecnologias de hardware e software para alcançar os seis objetivos corporativos. Habilidade de assumir um papel de liderança no projeto e implementação de novos sistemas de informação. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira

49 1.49 Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 49 Requisitos comuns: Como a TI ajuda a atingir os seis objetivos corporativos. Papel central dos bancos de dados. Análise de informações, impacto no ambiente. Trabalho com especialistas e projetistas de sistemas Impacto das mudanças no ambiente ético, social e legal das empresas. Uso da TI para atender exigências legais. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Os sistemas de informação e sua carreira


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