A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Velha e a Nova Ordem Mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Velha e a Nova Ordem Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 A Velha e a Nova Ordem Mundial

2 O domínio das Multinacionais
O que representa os símbolos no mapa?

3 O domínio das Multinacionais
O mapa anterior representa o nosso mundo atual. Esse mapa é um indicativo da atual fase do processo de desenvolvimento do capitalismo. Como foi possível chegar a essa fase?

4 A velha e a nova ordem mundial
Para entender a nova configuração mundial, saber como os países estão organizados geopoliticamente. A atual configuração dos países é resultado de transformações ocorridas principalmente após a Segunda Guerra mundial ( ).

5 Dentro desse período podemos distinguir dois momentos distintos:
A velha ordem mundial A velha ordem começa a se desenhar a partir da revolução industrial (séc. XVIII) até o fim da segunda grande guerra o 1º momento e o 2º momento até 1991. Dentro desse período podemos distinguir dois momentos distintos: O primeiro momento, que se refere ao domínio inglês, baseado na produção industrial e o poder militar. O segundo momento, quando o mundo passou por uma reorganização de poder - Influência do EUA e URSS.

6 A velha ordem mundial Após a 2ª GM, as superpotências trataram de delimitar suas áreas de influência. Esse período também ficou conhecido como Guerra Fria ou velha ordem da Guerra Fria. A Relação comercial nesse período era de trocas comerciais apenas entre os países do mesmo bloco. Nesse período o mundo ficou dividido entre capitalistas e socialistas

7 Divisão do mundo após a 2ªGM

8 A velha ordem mundial Essa ordem mundial foi ameaçada com o avanço do capitalismo e com a crise enfrentada pelo socialismo. A partir de 1985 incia-se um processo de transformação do mundo (crise da URSS), que culminará com o fim dessa ordem. Assim, a bipolaridade perde sentido e o ideal capitalista passa a predominar.

9 Dados Gerais da Velha Ordem
Conferência de Yalta; Partilha da Europa em zonas de influência. Soberania capitalista (Europa Ocidental). Soberania socialista (Europa Oriental).

10 Doutrina Truman Presidente norte-americano, Harry Truman, tinha a missão de frear o expansionismo soviético em solo europeu. Plano Marshall; CECA; Comunidade Européia do Carvão e do Aço (1952). MCE; Mercado Comum Europeu (1957)

11 Cortina de Ferro Separação clara entre a esfera de influência soviética e a norte-americana. Muro de Berlim. Bipolaridade.

12 A nova ordem mundial Essa fase do mundo marca o surgimento dos blocos e econômicos e o mercado passou a ser o principal fator de atuação desses blocos. Essas reformas econômicas impulsionaram: O processo de globalização; Desenvolvimento da comunicações; Ampliação das trocas comerciais.

13

14 Vídeo Fora da Ordem (Caetano Veloso)
Vapor Barato, um mero serviçal do narcotráfico, Foi encontrado na ruína de uma escola em construção Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína Tudo é menino e menina no olho da rua O asfalto, a ponte, o viaduto ganindo pra a lua Nada continua E o cano da pistola que as crianças mordem Reflete as cores da paisagem da cidade que é muito mais bonita e muito mais intensa do que no cartão postal. Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial. Escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata, Tua batata da perna moderna, a trupe intrépida em que fluis Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou desce a rampa Alguma coisa em nossa transa é quase luz forte demais Parece pôr tudo à prova, parece fogo, parece, parece paz Parece paz Pletora de alegria, um show de Jorge Benjor dentro de nós É muito, é grande, é total. Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial. Meu canto esconde-se como um bando de Ianomânis na floresta Na minha testa caem, vêm colocar-se plumas de um velho cocar Estou de pé em cima do monte de imundo lixo baiano Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon Eu sei o que é bom Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízo final.


Carregar ppt "A Velha e a Nova Ordem Mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google