A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades
Encontro Regional do PNEP Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Stº Isidro Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades Setúbal, 08 Maio 2010

2 Algumas actividades desenvolvidas:
“Abecedário Sem Juízo” – turma de 3º e 4º ano EB1 Pegões “O rato rói a rolha…” – turmas de 1º e 2º ano EB1 Pegões Velhos e EB1 Taipadas “Jogo das Sílabas” – turma de 3º e 4º ano EB1 Foros do Trapo “Jogo da Barquinha” – turma 1ºano e turma 3º e 4º ano “Onomatopeias” – turma 2º ano “Caderno de Rimas” – turma 3ºe 4º ano EB1 Pegões Velhos Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Stº Isidro

3 O Abecedário Sem Juízo 1ª Etapa
Leitura do poema “Abecedário Sem Juízo” de Luísa Ducla Soares; Sorteio das letras do abecedário pela turma; Selecção de um nome iniciado pela letra dada; Escrita de um verso com o nome e ilustração; Elaboração de um novo abecedário de nomes; Utilização do computador para registar o novo abecedário a rimar. EB1 Pegões – 3/4ºano Prof. Helena Pelaio

4 O Abecedário Sem Juízo 2ª Etapa Leitura de um poema sobre o Gil;
Identificação e registo de palavras que rimam; Escrita de duas estrofes com um nome do abecedário da turma em trabalho de pares; Ilustração das estrofes; Leitura dos poemas à turma. EB1 Pegões – 3/4ºano Prof. Helena Pelaio

5 O rato rói a rolha… 1ª Etapa
Leitura da história “O rato que rói” de António Torrado; Construção de rimas a partir da história de forma oral (1ºano); Jogo com os ditongos - os alunos descobrem o som (ditongo) que está na palavra apresentada e vão colar o som junto da imagem(1º ano); Divisão silábica de algumas palavras. EB1 Pegões Velhos – 1/2ºano Prof. Ana Luisa Gaspar

6 O rato rói a rolha… 2ª Etapa
Os alunos mudam o ataque da palavra e descobrem novas palavras (2ºano); Ao alunos registam no jogo e de forma individual as palavras descobertas. EB1 Pegões Velhos – 1/2ºano Prof. Ana Luisa Gaspar

7 O rato rói a rolha… 3ª Etapa
Jogo da divisão silábica (2º ano) – descoberta do número de sílabas das palavras e registo das sílabas; Construção de rimas: com as frases da história e com frases inventadas. EB1 Pegões Velhos – 1/2ºano Prof. Ana Luisa Gaspar

8 O rato rói a rolha… 4ª Etapa
Ilustração da história e afixação na chaminé da leitura; Divulgação das actividades no blog da turma: EB1 Pegões Velhos – 1/2ºano Prof. Ana Luisa Gaspar

9 O rato rói a garrafa… 1ª Etapa Ordenação da história colectivamente;
Leitura da história “O rato que rói” de António Torrado; Ordenação da história colectivamente; Construção do cartaz das palavras que rimam em ão; EB1 Taipadas – 1/2ºano Prof. Fátima Grilo

10 O rato rói a garrafa… 2ª Etapa
Selecção e recorte das palavras que podem entrar no castelo; Leitura das palavras que entraram no castelo-prisão; EB1 Taipadas – 1/2ºano Prof. Fátima Grilo

11 O rato rói a garrafa… 3ª Etapa
Ordenação da história e construção de um livro articulado para a biblioteca da escola. EB1 Taipadas – 1/2ºano Prof. Fátima Grilo

12 Jogo das Sílabas 1ª Etapa
Explicitação dos objectivos do jogo “ Brincando com as sílabas”; Distribuição de uma base de jogo, aos alunos; EB1 Foros do Trapo – 3/4ºano Prof. Ana Paula Barbeiro

13 Jogo das Sílabas 2ª Etapa
Extracção de um cartão do saco dos sons com uma sílaba que é lida pela professora; Identificação e correspondência da sílaba/som do cartão com a imagem da base do jogo dos alunos; EB1 Foros do Trapo – 3/4ºano Prof. Ana Paula Barbeiro

14 Jogo das Sílabas 3ª Etapa
Selecção de uma palavra da mesa de jogo para construção de rimas; Levantamento de palavras que rimam e registo no quadro; EB1 Foros do Trapo – 3/4ºano Prof. Ana Paula Barbeiro

15 Jogo das Sílabas 4ª Etapa
Escrita de rimas, trabalho a pares; Elaboração de um cartaz com as rimas construídas pelos alunos; EB1 Foros do Trapo – 3/4ºano Prof. Ana Paula Barbeiro

16 Jogo das Sílabas 1ª Etapa Preenchimento da ficha de autoavaliação.
Reflexão acerca do trabalho desenvolvido; Preenchimento da ficha de autoavaliação. EB1 Foros do Trapo – 3/4ºano Prof. Ana Paula Barbeiro

17 Jogo da Barquinha 1ª Etapa Construção de um cartaz.
Passagem da barquinha, de mão em mão, carregadinha de palavras terminadas em ão; Construção de um cartaz. EB1 Pegões – 1ºano Prof. Sandra Garcia

18 Jogo da Barquinha 1ª Etapa Construção de um cartaz, trabalho de pares.
Jogo da barquinha, carregadinha de palavras terminadas em: iscos, eis, anças, ores, ões, atas; Construção de um cartaz, trabalho de pares. EB1 Pegões – 3/4ºano Prof. Helena Pelaio

19 Onomatopeias 1ª Etapa Apresentação de um PPT com onomatopeias; Diálogo com os alunos sobre os sons produzidos pelos animais; Jogo para testar a compreensão e conhecimento de onomatopeias. EB1 Foros Trapo – 2ºano Prof. Celeste Martins

20 Onomatopeias 2ª Etapa Registo colectivo das onomatopeias.
Jogo de correspondência das onomatopeias; Registo colectivo das onomatopeias. EB1 Foros Trapo – 2ºano Prof. Celeste Martins

21 Onomatopeias 3ª Etapa EB1 Foros Trapo – 2ºano Prof. Celeste Martins
Articulação com as áreas de Expressão Plástica e Musical: canção “O cuco” e ilustração de uma onomatopeia. EB1 Foros Trapo – 2ºano Prof. Celeste Martins

22 Caderno de Rimas 1ª Etapa 1ª PARTE 2ª PARTE 3ª PARTE 4ª PARTE
Nesta parte, vais produzir um par de versos que rimem, partindo de um grupo de palavras sugeridas, as quais vais ordenar. Caderno de Rimas 1ª Etapa 2ª PARTE Nesta 2ª parte, vais produzir um par de versos que rimem, partindo de duas imagens sugestivas. Construção de um Caderno de Rimas; registo individual do aluno. 3ª PARTE Na 3ª parte, vais produzir um par de versos que rimem, à tua escolha. 4ª PARTE E, na 4ª parte, vais colocar a tua imaginação à prova e produzir versos que rimem e dar-lhe estrutura que bem entenderes ( par, terceto, quadra, … EB1 Pegões Velhos – 3/4ºano Prof. Ana Santos

23 Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Stº Isidro
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” (Paulo Freire) Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Stº Isidro


Carregar ppt "Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google