A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Explorando lençóis subterrâneos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Explorando lençóis subterrâneos"— Transcrição da apresentação:

1 Explorando lençóis subterrâneos
Luciane Costa de Oliveira

2 Água subterrânea Quando a água superficial for insuficiente ou inadequada para irrigação, a exploração de lençóis subterrâneos podem ser uma opção. Os lençóis se movimentam para cima e para baixo. Quando chove o lençol se aproxima da superfície e quando há seca, o lençol baixa.

3 Água subterrânea Para explorar os lençóis subterrâneos, é necessário perfurar as rochas ou pedaços de rochas que formam as camadas mais profundas; Existem vários métodos para captar a água armazenada nos lençóis subterrâneos, entre os mais usados: trincheiras, galerias filtrantes e poços;

4 Poços rasos cavados Também chamados de cacimbas, possuem diâmetro de até 2 metros. Em geral são escavados manualmente, até abaixo do nível de água (5 – 10 m). Em alguns casos pode-se aprofundar a escavação até a camada impermeável. Com isso aumenta-se o volume de água, que passa a funcionar como reservatório.

5 Galerias filtrantes É uma trincheira recoberta, em geral com paredes de alvenaria. A galeria é escavada no sentido transversal ao leito, conduzindo a água para a margem onde será armazenada.

6 Trincheiras São aberturas feitas paralelas ao rio, até atingir a camada impermeável. Quanto mais profunda, maior será a vazão da trincheira. A trincheira deve ser prolongada até o local de acumulação de água (reservatório), de onde a água será bombeada.


Carregar ppt "Explorando lençóis subterrâneos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google