A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna: Franciele Alves N°: 07 3°B vespertino Escola: Reynaldo Massi Professora: Vânia Slide.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna: Franciele Alves N°: 07 3°B vespertino Escola: Reynaldo Massi Professora: Vânia Slide."— Transcrição da apresentação:

1 Aluna: Franciele Alves N°: 07 3°B vespertino Escola: Reynaldo Massi Professora: Vânia Slide

2

3 Nathaniel Hawthorne (1804 – 1864) nasceu em Salem, Massachusetts, filho de um capitão de Mar que morreu em Estudou no Bowdoin College, onde conheceu Longfellow e Franklin Pierce (futuro presidente dos Estados Unidos). Ainda nos seus primeiros anos em Salem, em 1828, escreve o romance, "Fanshave", que publica em edição de autor e mais tarde retira do mercado. Será após um longo retiro consagrado à reflexão que inicia a sua carreira de escritor, publicando inúmeros contos e novelas curtas em publicações periódicas, que reúne sucessivamente em livro em 1837, 1842 e 1851, sob o título genérico de "Twice Told Tales" («Histórias re-contadas»).

4 Descendente de uma família de tradição puritana, que se instalou nos Estados Unidos no século XVII, Nathaniel Hawthorne foi um dos mais importantes romancistas e contistas norte-americanos do século XIX. Em 1821, ingressa na Universidade de Bowdoin, em Brunswick, onde trava amizade com o poeta H. W. Longfellow ( ), e com Franklin Pierce, que viria a ser eleito 14.º Presidente dos Estados-Unidos. Formado, em 1825, decide editar, anonimamente, o seu primeiro romance Fanshawe: A Tale, mas rapidamente se arrepende do impulso e nos anos seguintes dedica-se a aperfeiçoar o seu método de escrita. Após esta tentativa, consegue um emprego na alfândega de Boston e, em 1837, publica a primeira coletânea de contos Twice-Told Tales (contos narrados duas vezes) que viriam a ter continuação em 1842.

5 Com a década de 50 vêm os anos produtivos e as suas grandes obras. Primeiro é A letra escarlate (1850), a sua obra-prima, depois A casa das sete empenas (1851). Em 1853, publica Tanglewood Tales, histórias clássicas contadas para crianças, e segue para Liverpool, na Inglaterra, para o lugar de cônsul dos Estados Unidos que desempenha até 1857, quando decide viajar, com a família, pela Europa (França e Itália). De volta a Concord, já doente, Hawthorne vive os últimos anos a começar romances que não consegue acabar e em 19 de Maio de 1864 morre, em Plymouth, durante uma viagem. Com uma marca fortemente alegórica, fantasista e pessimista as narrativas de Hawthorne versam questões morais complexas e profundas, saídas de um espírito dominado pela permanente luta entre o bem e o mal, mas repudiando - sempre - a intolerância, o fanatismo, ou o dogmatismo religioso.

6 Nathaniel H. ficou na história como autor de grandes romances, mas também como mestre de numerosos e fascinantes contos, gênero que se pode considerar como o mais representativo da literatura norte- americana do século XIX, e para a qual ele muito contribui. Em seus romances, cuja delicada escrita (dotada de um pudor que pintava até os mais insignificantes pecados como máculas formidáveis). Sempre teve como tema em seus trabalhos a moral, conferindo-lhe ares de única salvaguarda contra a crueldade humana. Dentre suas obras, "A Casa das Sete Torres" (1851) é aquela que melhor assimila (e reformula) a estética gótica.

7 Em "A Letra Escarlate", Nathaniel Hawthorne faz o confronto mais íntimo no homem com a sociedade puritana é o tema do romance psicológico (como o autor o classificava, em um tempo em que o mundo ainda não cogitava de psicologia na literatura). É a história de três pecadores e de tudo o que decorreu de seus erros na cidade de Boston, no século XVII. Todos os personagens carregam muita dor e vivem deprimidos. O romance "A Letra Escarlate", é uma mistura de alegoria e romance histórico e é considerado por muitos críticos o maior romance da literatura norte-americana. Hawthorne viveu no século XIX, situava sua ficção no passado distante e influenciou praticamente todos os escritores da sua geração.

8 Sua obra mais importante foi O chapéu de três bicos, romance humorístico que inclusive... Tais características são sentidas na obra lírica de Álvares de Azevedo,..... Celebrizou-se com o livro A famosa rã saltadora do condado de Caravelas (1865).

9


Carregar ppt "Aluna: Franciele Alves N°: 07 3°B vespertino Escola: Reynaldo Massi Professora: Vânia Slide."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google