A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O seu nascimento está cheio de incertezas, mas a data mais consensual é a de 1465 em Guimarães. Ainda novo fixou-se em Lisboa, onde a sua principal ocupação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O seu nascimento está cheio de incertezas, mas a data mais consensual é a de 1465 em Guimarães. Ainda novo fixou-se em Lisboa, onde a sua principal ocupação."— Transcrição da apresentação:

1

2 O seu nascimento está cheio de incertezas, mas a data mais consensual é a de 1465 em Guimarães. Ainda novo fixou-se em Lisboa, onde a sua principal ocupação foi a de escrever e representar autos nas cortes do rei D. Manuel e do rei D. João III.

3 Guimarães: Possível local de nascimento Lisboa: Local onde se instalou

4 Quanto à data da sua morte, presume-se que foi no ano de 1536, altura a partir da qual deixaram de existir documentos com o seu nome.

5 Casou duas vezes e teve cinco filhos. O seu primeiro casamento foi com Branca Bezerra, do qual nasceram dois filhos (Gaspar Vicente e Belchior Vicente). Depois de enviuvar, casou com Melícia Rodrigues, do qual nasceram três filhos (Paula Vicente, Luís Vicente e Valéria Borges).

6 Gil Vicente foi considerado um dramaturgo por ser criador do teatro, poeta porque a sua obra foi escrita em versos e ourives porque foi considerado o autor da Custódia de Belém.

7 Custódia de Belém

8 Enquanto homem do teatro desempenhou também o papel de músico, de ator e de encenador.

9 Foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa e incorporou elementos populares na sua escrita influenciando a cultura popular portuguesa.

10 Auto da Visitação, também conhecido como Monólogo do Vaqueiro, foi considerada a primeira representação que deu origem ao teatro em Portugal.

11 Esta foi representada nos aposentos da rainha D. Maria, consorte de D. Manuel, onde se encontrava também D. Leonor, viúva de D. João II e D. Beatriz mãe do rei, no dia 8 de Junho de 1502.

12 Assim, foi considerado o pai do teatro português e mesmo do teatro ibérico, porque escreveu em castelhano em parceria com Juan del Encino.

13 Ao longo de toda a sua vida produziu mais de quarenta peças de teatro e chegou a publicar algumas em vida. Colaborou com Garcia de Resende no Carniceiro Geral com algumas composições poéticas.

14 A sua obra tem uma vasta diversidade de formas, o auto pastoril, a alegoria religiosa, narrativas bíblicas, farsas episódicas e autos narrativos.

15 Na obra de Gil Vicente encontram-se muitas composições a começar por auto (Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório, Auto da Barca da Glória, Auto da Índia,…), esta expressão refere-se a uma composição dramática cujo argumento é em geral bíblico ou alegórico.

16 Gil Vicente utiliza na sua obra uma grande quantidade de personagens extraídas da sociedade portuguesa da altura (cigana, camponesa, marinheiros,…) e outras que personificam o bem e o mal (fada, demónio).

17 População Cigana Camponeses

18 Marinheiro Fada Demónio

19 A originalidade e a imaginação são os aspetos mais evidenciados na sua obra. A sua escrita é simples e direta, sem grandes floreados poéticos, contendo alguma brejeirice.

20 Na sua obra critica a sociedade do seu tempo, pondo a descoberto muitos dos seus vícios e hábitos. Nesses sentido a sua obra é considerada um espelho, isto porque, reflete finalmente a sociedade do séc. XVI.

21 Na obra de Gil Vicente encontramos o princípio latino:ridendo castigat mores (é a rir que se castigam os costumes). Ou seja, Gil Vicente provoca o riso no público, denunciando os erros de cada classe social com o objetivo de pôr o público a refletir sobre isso.

22 O seu filho, Luís Vicente, compilou e publicou toda a sua obra com o título Compilaçam de todalas obras de Gil Vicente, o qual se divide em cinco livros.

23 Monólogo do vaqueiro (1502) Auto Pastoril Castelhano (1502) Auto da Alma (1508) Auto da Índia (1509) Auto da Fé (1510) Auto da Fama (1516)

24 Auto da Barca do inferno (1517) Auto da Barca do Purgatório (1518) Auto da Barca da Glória (1519) Auto Pastoril Português (1523) Auto da Lusitânia (1532)

25 Mafalda Freitas, nº14 Professora: Carla Teixeira Disciplina : Português


Carregar ppt "O seu nascimento está cheio de incertezas, mas a data mais consensual é a de 1465 em Guimarães. Ainda novo fixou-se em Lisboa, onde a sua principal ocupação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google