A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  ."— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente

2 Ginástica na escola hoje

3 Movimento Ginástico: Corpo e Meio Ambiente
Conjunto de Relações entre o indivíduo e o meio Conteúdos: Coordenação Dinâmica Geral Coordenação Dinâmica Específica Organização Espacial Organização temporal

4 Coordenação Dinâmica Geral
Coordenar a execução das habilidades para obter “sucesso” “...processo que tem lugar, quando, a partir de um determinado estímulo, o organismo responde com a execução de um movimento que lhe permitirá deslocar-se no espaço” (Arribas, 2002, p.61) IMPLICA: Posição do corpo e características do meio Programação da resposta Organização neuro motora

5 Coordenação Dinâmica Geral
1) Fase de reajuste: “tentativas e erros”, ajuste do movimento ao meio ambiente 2) Fase de retomada da consciência: Análise e confrontação com outros movimentos. 3) Fase de automatização: repetição dos movimentos, os componentes se automatizam-se. Requer menos atenção, gesto mais fluido e econômico.

6 Coordenação Dinâmica Geral
Até os 7/8 anos levar em conta: Variação das situações: Alternando espaços e materiais; propor atividades nas quais os parâmetros dos movimentos tomem formas diferentes (amplitude, direção, aceleração, força, velocidade e duração) 2) Provocar uma reflexão sobre as situações

7 Coordenação Dinâmica Específica
- Atuação sobre os “objetos” - Crianças: óculo-manual - Discussões sobre as condições que facilitam o gesto e o tornam mais eficaz (localização e colocação do corpo; orientação de forças; etc)

8 “Descobrindo o espaço”; vivências e experiências
Organização do Espaço Criança  adulto “Descobrindo o espaço”; vivências e experiências Uma boa organização espacial: Favorece a segurança; “medo do desconhecido”; controle emotivo e educacional

9 Organização Temporal “antes” “durante” “depois” TEMPO
Ordem: sucessão de acontecimentos, qualitativo Duração: Estabelecer limites, quantitativo, memória (comparação com ações anteriores)

10 Organização Temporal Educação - propostas:
Aquisição de noções de sucessão e simultaneidade, de duração, de pausa e sua duração, de estruturas rítmicas, relações espaço-temporais (próprio corpo; dos colegas; dos objetos)


Carregar ppt "Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google