A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo indutivo (também chamado investigativo, método do livro) visa dar uma visão panorâmica do conteúdo de um livro. As características: A leitura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo indutivo (também chamado investigativo, método do livro) visa dar uma visão panorâmica do conteúdo de um livro. As características: A leitura."— Transcrição da apresentação:

1

2 O estudo indutivo (também chamado investigativo, método do livro) visa dar uma visão panorâmica do conteúdo de um livro. As características: A leitura repetida e sem interrupção Envolve observação, indagação, e pesquisa Deve ser feita com um caderno para fazer anotações

3 A importância do estudo indutivo: Oferece uma visão completa do livro antes de investigar os detalhes Obriga a identificação de temas que compõe o livro Fornece um contexto maior para entender e interpretar versículos individuais Ajuda manter equilíbrio na leitura e interpretação da Bíblia e diminui a chance de tirar um versículo fora do seu contexto

4

5 A leitura As Anotações O estudo panorâmico O mapa do livro O esboço preliminar Uma aplicação pessoal

6 Em oração. Várias vezes sem interrupção Várias traduções contemporâneas Não se preocupe com títulos e divisões. Sem consultar comentários

7 Que tipo de livro? Estilo literário? Suas primeiras impressões do livro As palavras chave Versículo(s) chave (NOTE: Versículos chave não são necessariamente os preferidos pelo leitor.) Tema e tom do livro As personagens principais

8 O autor Os destinatários O contexto histórico e geográfico em que o livro foi escrito Por que o livro foi escrito? As circunstâncias Onde se situa o livro na Bíblia?

9 Uma maneira de visualizar o fluxo do livro Focaliza os capítulos e parágrafos (Por isso, uma Bíblia dividida em parágrafos é necessário) Faça uma paráfrase dos parágrafos do livro em palavras simples e objetivas. Não tente uma interpretação; faça uma paráfrase nas suas próprias palavras.

10 CAP : Deus deu para Jonas a ordem de pregar; o profeta tentou fugir de Deus. 4-12: Deus enviou uma tempestade; os marinheiros tinham medo; Jonas confessou : Os marinheiros clamaram a Deus; Jonas é jogado no mar 17:Jonas no peixe CAP a: A angustia e o clamor de Jonas 6b-9: O clamor e esperança do profeta 10: Jonas é devolvido à terra.

11 CAP a: Deus repetiu a ordem de ir e pregar; Jonas foi. 3b-9: O profeta pregou em Nínive; os ninivitas se arrependeram. 10: Deus se arrependeu e não destruiu os ninivitas. CAP.4 1-4: Jonas ficou irritado, fez pedido de morrer; Deus questionou a atitude do profeta. 5-8: Jonas saiu da cidade e arrumou uma barraca; Deus preparou uma lição mediante uma vide. 9-11: Deus perguntou Jonas outra vez e falou da sua compaixão

12 O mapa pode fornecer um ponto de partida para o esboço Faça o esboço do maior para o menor, isto é, dos títulos principais para os sub-títulos Observe as divisões em parágrafos. (LEMBRE- SE: As divisões nas Bíblias modernas nem sempre são iguais.) Faça uma comparação com outros esboços.

13 I.A Chamada de Jonas (1.1-17) 1. Deus chamou Jonas mas ele fugiu de Deus (1.1-3) 2. Deus enviou uma tempestade (1.4-6) 3. Jonas é sorteado como o culpado (1.7-10) 4. Jonas é jogado no mar e engolido por um peixe ( ) II.A oração de Jonas (2.1-10) 1. O desespero do profeta (2.1-6a) 2. A esperança do profeta (2.6b-9) 3. Jonas devolvido à terra (2.10)

14 III. A Segunda chamada do profeta (3.1-10) 1. Deus enviou Jonas de novo (3.1, 2) 2. Jonas proclamou a mensagem e os ninivitas se arrependem (3.3-5) 3. O rei proclamou um jejum (3.6-9) 4. Deus se arrependeu da destruição (3.10) IV. A resposta do profeta (4.1-11) 1. Jonas ficou irritado (4.1-3) 2. A resposta de Deus (4.4) 3. A lição da planta (4.5-9) 4. A misericórdia de Deus (4.10,11)

15 O que você já aprendeu sobre o livro que pode ser aplicado na sua vida? Na vida da sua igreja? A aplicação deve ser de natureza pessoal, prática e mensurável. (NOTE: Esta aplicação pessoal não deve ser considerado a interpretação definitiva do livro, mas somente uma reflexão das suas observações.)


Carregar ppt "O estudo indutivo (também chamado investigativo, método do livro) visa dar uma visão panorâmica do conteúdo de um livro. As características: A leitura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google