A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Álvaro Baião Chefe da Dapso DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL DAPSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Álvaro Baião Chefe da Dapso DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL DAPSO."— Transcrição da apresentação:

1 Álvaro Baião Chefe da Dapso DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL DAPSO

2 DAPSO Álvaro Baião Álvaro Baião SEAPE Carlos Viana Carlos Viana SESAO Maria Emília Maria Emília ESTRUTURA DA DAPSO REGIMENTO INTERNO 01 de Abril de 2008

3 SEAPE SECOP NUCAD NUDIP ESTRUTURA DO SEAPE

4 SESAO NUBEN NUSEN ESTRUTURA DO SESAO

5 FORÇA DE TRABALHO DO INMETRO (SERVIDORES) SERVIDORES ATIVOS; SERVIDORES ATIVOS; REQUISITADOS; REQUISITADOS; NOMEADOS; NOMEADOS; REQUISITADO DE EMPRESA; REQUISITADO DE EMPRESA; EXERCÍCIO DESCENTRALIZADO. EXERCÍCIO DESCENTRALIZADO. REGIDOS PELA LEI 8.112/90

6 QUANTITATIVO DE SERVIDORES Março 2009 TIPO ATIVO PERMANENTE REQUISITADONOMEADO REQUISITADO DE EMPRESA EXERCÍCIO DESC. TOTAL LOCAL XEREM58771113609 RIO COMPRIDO17514212194 BRASÍLIA310000 RIO GRANDE DO SUL160000 GOIÂNIA73000174 TOTAIS882815316 924

7 CESSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS LEI 8.112/90 “Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses: I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança; II - em casos previstos em leis específicas.”

8 CONTRATOS GERÊNCIADOS PELA DAPSO PAY LESS – FORNECIMENTO DE PASSAGENS AÉREAS E TERRESTRES; IBAP – TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS; MILÊNIO – TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVO; CARDEAL – TERCEIRIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

9 AUDITORIAS CGU – CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO; TCU – TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO; AUDIN – AUDITORIA INTERNA; CQ-DIRAF – AUDITORIA DA QUALIDADE.

10 SISTEMAS GOVERNAMENTAIS SIAPE – SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; SCDP – SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS; SIAPE SAÚDE (EM CONSTRUÇÃO).

11 SIAPE

12

13

14

15 Diraf/Dapso/Sesao SERVIÇO DE SAÚDE e SEGURANÇA OCUPACIONAL SEGURANÇA OCUPACIONAL

16  Benefícios  Enfermagem  Farmácia  Fisioterapia  Médico  Nutrição  Odontologia  Psicologia  Segurança do Trabalho  Assistência Social Serviços Oferecidos Unidade Xerém e Unidade Rio Comprido

17 Assistência Médica Modalidade: convênio – firmado entre o Inmetro e a Geap – Fundação de Seguridade Social, no qual o servidor contribui com um percentual determinado sobre sua remuneração (vencimento básico+gratificações) atualmente em:  3,6% no GeapReferência (enfermaria)  5,2% no GeapEssencial (enfermaria)  7,19 no GeapClássico (individual)  8% no GeapSaúde (enfermaria ou individual) Os planos obedecem a pisos e tetos estabelecidos, para si e para seus dependentes do núcleo familiar básico, mais participações pelo uso dos serviços.

18 O Governo Federal contribui com uma parcela prevista em lei orçamentária no valor atual de R$ 50,00 per capita. Para os familiares dos servidores, que não pertencem ao núcleo familiar básico, a forma de custeio está baseada em conformidade com as faixas etárias definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e de acordo com a opção de plano. Assistência Médica

19 Per capita Faixa Etária - Fevereiro/2009 0 a 20 (1)21 a 40 (2)41 a 59 (3)>=60 (4)Total Aposentado16451146217 Ativo238964582571049 Cedido11103 Pensionista113914 Requisitado00224 Total Geral2561025154141287 Assistência Médica

20 Per capita Faixa Etária - Fevereiro/2009

21  Movinmetro  Dependência Química  Saúde Emocional  Reeducação Alimentar  Saúde da Mulher  Saúde do Homem  Fitovida  Saúde Bucal  Gipa      Semana Sesao   Canto Coral   Qualidade de Vida no Trabalho

22 Programa Qualidade de Vida no Trabalho Melhorar a qualidade de vida dos servidores e colaboradores, prevenindo-os das doenças e promovendo a integração social.

23 Movinmetro Esse programa é dividido em Ginástica Laboral e Ergonomia. O programa foi implantado em 2002 e é realizado até hoje com a característica IN LOCO.

24 Movinmetro Cartaz de divulgação

25 Dependência Química Programa desenvolvido para prevenir e corrigir doenças provenientes do tabaco, alcool e outras drogas, assistido por uma equipe médica e psicológica.

26 Saúde Emocional O principal objetivo desse programa é minimizar os efeitos dos geradores de estresse (rotinas estafantes, competitividade profissional, dificuldade de relacionamento, assédio moral, falta de incentivo, cobranças excessivas e etc.). O programa busca preservar, desenvolver e restaurar a integridade física e mental.

27 Reeducação Alimentar Orientar a força de trabalho, através da avaliação nutricional individualizada e ações pró-ativas realizadas pela nutricionista, de modo a melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

28 Saúde da Mulher Promoção da saúde da mulher, através de atendimento médico especializado, campanhas educativas e palestras orientativas.

29 Saúde do Homem Conscientização do homem sobre a prevenção e manutenção da saúde masculina, elevando sua saúde física e emocional.

30 FitoVida Implantar técnicas terapêuticas naturais para prevenção e tratamento de doenças de forma profilática, não agressiva, estimulando as defesas naturais e, principalmente, reduzindo custos no tratamento de doenças.

31 Saúde Bucal Promover e orientar a prevenção de doenças bucais. Essa ação é realizada através de palestras e avaliação odontológica.

32 GIPA Prevenir acidentes decorrentes da execução das atividades de trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

33 A primeira edição foi em 1993. A Semana Sesao, antiga Semana da Saúde, foi concebida com o objetivo de estimular ao corpo funcional, práticas saudáveis como: combate ao sedentarismo, orientações contra o tabagismo, palestras de prevenção e outros. Evento de ação eficaz, que agrega valor, proporcionando, através de um conjunto de atividades, uma semana de puro estímulo às mudanças de atitude.

34

35 Realizado dentro da Semana Sesao, esse evento proporciona aos funcionários e à comunidade local o acesso a práticas alternativas, a exames gratuitos em complementação ao exame médico periódico, promovendo a qualidade de vida dos funcionários.

36 Com a primeira realização em 1999, esta ação busca a melhoria da qualidade de vida dos filhos dos funcionários, com faixa-etária entre 5 e 12 anos. Este evento apresenta em sua programação atividades lúdicas, recreativas e, principalmente, atividades de promoção à saúde, gerando integração, diversão, orientação e bem-estar.

37

38 Sensibilizar os adolescentes, filhos dos servidores e colaboradores do Inmetro, com faixa-etária entre 13 e 17 anos, quanto aos aspectos de prevenção à saúde, educação, orientação profissional e transmissão de aspectos culturais. Cabe lembrar que é permitida a participação dos adolescentes da comunidade local.

39

40 Sensibilizar e buscar conscientização dos aposentados da instituição para uma mudança no estilo de vida, proporcionando atividades de integração, educação, saúde e lazer.

41 Ação de integração desenvolvida para os servidores e colaboradores do Inmetro, através da linguagem universal da música.

42

43  Ciclo de Palestras  Campanha Solidária  Projeto Saúde com Responsabilidade Social

44 O Ciclo de Palestras é uma ação do Projeto Saúde com Responsabilidade Social que promove informações de saúde, com o objetivo de despertar nos participantes ações de práticas saudáveis. CICLO DE PALESTRAS Prevenção de próstata Combate à dengue Sexualidade

45 Campanha para arrecadação de alimentos, agasalhos, livros e alimentos. O material arrecadado é distribuído para instituições de caridade previamente cadastradas. CAMPANHA SOLIDÁRIA Doação de alimentos Equipe de Assistentes Sociais

46 São informações sobre saúde disponíveis na página da intranet com fins educativos. Acesse: http://intranet/tema/rh/qvt/novidadesHome.asp PÁGINA: DICAS DE SAÚDE, QUALIDADE E BENEFÍCIOS Como acessar a Página: Dicas de Saúde, Qualidade e Benefícios?Como acessar a Página:

47 Como acessar a Página: Dicas de Saúde, Qualidade e Benefícios? Página principal da intranet >> barra de rolagem >> opção “Para você...”

48 Como acessar a Página: Dicas de Saúde, Qualidade e Benefícios?

49 - Redução significativa do índice de absenteísmo aceitável como referência de uma organização de trabalho saudável. - Aumento do índice de sensibilização e conscientização da força de trabalho sobre os aspectos relacionados a prevenção da saúde e segurança ocupacional, bem estar e qualidade de vida, desdobrando-se e impactando no ambiente familiar e na comunidade circunvizinha ao Inmetro. - Aumento do número de pessoas que buscam hábitos saudáveis. - Aumento do número de adesões aos exames médicos periódicos. - Redução do número de pessoas que utilizam tabaco. - Conquistas de premiações (PQGF e PNQV) e de citações nos fóruns do governo federal e ABQV. Resultados Alcançados

50 Desafio e Proposta para 2009 - Apresentar aos dirigentes da RBMLQ-I o trabalho desenvolvido, pela Dapso/Sesao de modo a sensibilizá-los a definir e implantar ações em prol da melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de suas Equipes. - Negociar a criação do “Dia da Saúde” em todos os órgãos da RBMLQ-I, nos colocando a disposição para orientá-los no planejamento. - Buscar autorização para disponibilizar as informações da Página do Sesao na Intranet no Portal da RBMLQ-I.

51 CONTATO DA DAPSO DIVISÃO DE ADMINSTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL ALVARO BAIÃO 2679-9332 dapso@inmetro.gov.br


Carregar ppt "Álvaro Baião Chefe da Dapso DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL DAPSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google