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Rallye de Regularidade

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Apresentação em tema: "Rallye de Regularidade"— Transcrição da apresentação:

1 Rallye de Regularidade
NAVEGAÇÃO Pedro Eurico C. Rêgo Navegador Graduado Apresentação.

2 Cronograma Rallye de Regularidade Piloto e Navegador Livro de Bordo
Equipamentos Termos comuns (Glossário) Navegação

3 Rallye de Regularidade
O que é? Competição entre os participantes Quem pode participar Pontuação na Prova

4 Rallye de Regularidade
O que é? É uma prova fora de estrada, dividida em trechos, cujo principal objetivo é cumprir as médias impostas, tentando ser o mais preciso possível.

5 Rallye de Regularidade
Competição entre os participantes No Rallye de Regularidade, cada dupla compete contra o tempo e as dificuldades do terreno, não havendo portanto competição direta entre os participantes. Quanto mais perfeita for a dupla, maiores serão suas chances de vencer a prova.

6 Rallye de Regularidade
Quem pode participar Veículos 4x2, 4x4 e motos. Qualquer modelo, com ou sem preparação, desde que atendam ao código nacional de trânsito. Os veículos participam em classes distintas, definidas pelo regulamento. Para pilotos, qualquer pessoa que possua carteira de habilitação. Para navegadores, maiores de 18 anos, ou maiores de 12 anos com autorização expressa dos pais ou responsáveis. Cada participante pertence a uma categoria: Turismo, Novato ou Graduado.

7 Rallye de Regularidade
Pontuação na Prova No Rallye de Regularidade, os competidores somente perdem pontos, vencendo a prova a dupla que perder menos pontos. Para cada 1 minuto de atraso, os competidores perdem 100 pontos. O momento de passagem das duplas é computado pelos postos de cronometragem existentes durante o percurso.

8 Piloto e Navegador Funções do Piloto Funções do Navegador

9 Piloto e Navegador Funções do Piloto
Sua maior responsabilidade é manter o veículo na média do trecho, vencendo as dificuldades do terreno sem se atrazar. O piloto também é responsável por manter o veículo na trilha, seguindo as referências “cantadas” pelo navegador.

10 Piloto e Navegador Funções do Navegador
É o responsável por ler o livro de bordo, “cantando” as referências para o piloto, e ajudando-o sempre que possível. Sua principal função é calcular o tempo e avisar ao piloto se a dupla está adiantada ou atrasada.

11 Livro de Bordo Modelo de Planilha Descrição das informações
Unidades utilizadas

12 Livro de Bordo Modelo de planilha Descrição das informações
TIPO DE TRECHO MÉDIA DE CHUVA ACUM DISTÂNCIA ACUMULADA MÉDIA DO TRECHO ROT DISTÂNCIA PARCIAL Modelo de planilha Descrição das informações REFERÊNCIA DE FINAL DO TRECHO INSTRUÇÕES DE DIREÇÃO REFERÊNCIA TEMPO CALCULADO PARA CATEGORIA C AFERIÇÃO: CORREÇÃO DO ODÔMETRO

13 Livro de Bordo Unidades utilizadas Média: em km/h 80 = 80 km/h
Tempo: em minutos e centésimos de minuto = 137 minutos e 2453 centésimos Distâncias: em km 3.46 = 3 km e 460 metros

14 Equipamentos Cronômetro Odômetro Calculadora de 4 operações
Calculadora Programável Integrada

15 Equipamentos Cronômetro É o principal equipamento utilizado no Rallye.
O Navegador inicia o cronômetro no seu horário de largada e somente desliga no dia seguinte à prova. Nunca, em hipótese alguma, desligue ou pare o cronômetro durante a prova!!!

16 Equipementos Odômetro É o equipamento responsável pela medição.
De preferência, deve-se utilizar um digital que possa ser corrigido e aferido durante a prova. Dependendo da forma de navegação, deve ser reiniciado no final de cada trecho ou somente quando a planilha indicar.

17 Equipamentos Calculadora de 4 operações Calculadora comun.
Servirá para calcular os tempos ideais de passagem para cada referência da planilha. Durante a prova serve para pequenos cálculos e correções.

18 Equipamentos Calculadora Programável
Calculadora que permite programação de fórmulas que auxiliarão no cálculo do tempo ideal de passagem. Algumas calculadores permitem até a navegação em tempo real durante a prova, integrando cálculo ao tempo.

19 Equipamentos Integrada
É um computador de bordo desenvolvido especificamente para Rallye. O livro de bordo é programado direto no equipamento, que faz os cálculos em tempo real integrando tempo e medição (existe um cabo ligado à roda do veículo), retornando para a dupla o valor em pontos perdidos.

20 Termos comuns e Glossário
Trecho Neutro Média Afer Rot Acum Tempo PC

21 Termos comuns e Glossário
Trecho Cada trecho de uma prova de Rallye tem um início e fim definidos com uma referência. Um trecho sempre começa onde termina o anterior. Há trechos de média e de neutralizado. Há, inclusive, trechos sem deslocamentos.

22 Termos comuns e Glossário
Neutro Trecho com tempo especificado pela direção da prova. É utilizado para cruzar vilas ou simplesmente para dar tempo à organização da prova para deslocar a cronometragem.

23 Termos comuns e Glossário
Média É a média em km/h que deverá ser cumprida durante o trecho. Essa média deve ser mantida, não adiantando à dupla adiantar-se ou atrasar-se.

24 Termos comuns e Glossário
Afer = Aferição É a medida de um referência dada em valores exatos em metros. É utilizada para corrigir o odômetro do carro durante o percurso. De acordo com o regulamento, deve haver uma aferição a cada, no máximo, 8 km.

25 Termos comuns e Glossário
Rot = Roteiro É a distância da referência até o início do trecho. É utilizada para manter-se na trilha ou para a navegação trecho-a-trecho (navegação pelo odômetro parcial).

26 Termos comuns e Glossário
Acum = Acumulado É a distância acumulada desde o último reinício de medição até a referência. É a forma utilizada para o levantamento da prova, sendo, portanto, mais preciso navegar utilizando-se esses valores.

27 Termos comuns e Glossário
Tempo É o tempo acumulado desde o início da prova (tempo=0) até o final do trecho em questão. Esse valor estará sempre em Minutos e centésimos de minuto, devendo ser convertido para o formato H:M:S antes de ser comparado ao cronômetro ou relógio.

28 Termos comuns e Glossário
PC = Postos de Cronometragem Os Postos de Cronometragem serão os responsáveis por marcar o horário de passagem dos veículos em determinados trechos da prova. Através dos PCs é que se computa o resultado da prova, comparando o tempo de passagem de cada carro com o tempo ideal.

29 Dúvidas?

30 Navegação A Fórmula Centésimos para Segundos Segundos para Centésimos
Navegação Parcial Navegação Acumulada Fechamento de Trechos Estou adiantado ou atrasado?

31 60 x + = Navegação A Fórmula TEMPO IDEAL DISTÂN-CIA DO TRECHO ATUAL
TEMPO FINAL DO TRECHO ANTERIOR + TEMPO IDEAL = MÉDIA DO TRECHO ATUAL

32 127,23 ( 127 MIN 23 CENTÉSIMOS ) = x 0,6 = Navegação
127 MIN E: 23 x 0,6 => 13,8 ou seja 127 MIN 13,8 SEG Centésimos para Segundos x TEMPO EM SEGUNDOS 0,6 = TEMPO CENTESIMAL

33 127´14´´ ( 127 MIN 14 SEGUNDOS ) = = 0,6 Navegação
127 MIN E: 14 / 0,6 => 23,3 ou seja 127 MIN 23,3 CENTÉSIMOS Centésimos para Segundos TEMPO EM SEGUNDOS TEMPO CENTESIMAL = 0,6

34 Navegação Navegação Parcial
Quando o navegador calcula a planilha usando como referência os valores da coluna ROT (roteiro). É uma navegação menos precisa, entretanto é suficiente para competir dentro da categoria TURISMO.

35 Navegação Navegação Acumulada
Quando o navegador calcula a planilha usando como referência os valores da coluna ACUM (acumulado). É uma navegação mais precisa, entretanto a quantidade de cálculos aumenta consideravelmente. Mais comum nas categorias Novatos e Graduados.

36 Navegação Fechamento de Trechos
Fechar o trecho significa fazer o cálculo do tempo de passagem ideal no final do trecho. Esse tempo será usado para o cálculo durante o trecho seguinte. As categorias Novatos e Graduados devem fechar o trecho com a medida obtida no odômetro.

37 Navegação Estou adiantado ou atrasado?
Calcule o tempo de passagem ideal na próxima referência do livro de bordo. Ao passar por ela, compare o tempo calculado com o seu cronômetro. Instrua o piloto para acelerar ou diminuir a velocidade de acordo com o resultado. Lembre-se: você tem que ser exato!

38 Dicas de Navegação Cozinha Livro de Bordo Tabelas

39 Dicas de Navegação Cozinha
Calcular todos os finais de trecho com a medida expressa no livro para, em casos de necessidade, já ter o tempo aproximado calculado e poder manter-se na prova.

40 Dicas de Navegação Livro e Bordo
Sinalizar todas as entradas no livro de bordo para não se perder. Sinalizar também os finais de trecho, pois eles são utilizados para os cálculos.

41 Dicas de Navegação Tabelas
Pré-calcular tabelas de auxílio e levá-las na prancheta, diminuindo o número de cálculos que devem ser realizados com o veículo em movimento.

42 Pedro Eurico C. Rêgo Navegador Graduado pedro@kamekase.org
Apresentação.


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