A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TREKKING – Enduro a pé. Breve histórico da palavra Trekking A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TREKKING – Enduro a pé. Breve histórico da palavra Trekking A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no."— Transcrição da apresentação:

1 TREKKING – Enduro a pé

2 Breve histórico da palavra Trekking A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando. Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro. Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers. Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza.

3 Tipos de Trekking Trekking de Velocidade – são as Corridas de Aventura, as Maratonas, etc. Nesta modalidade os atletas ou equipes competem para chegar em primeiro lugar. No caso das Maratonas, o percurso é o mesmo para todos. Já nas Corridas de Aventura, é entregue uma carta topográfica para as equipes, que poderão escolher por onde irão passar, se pelas montanhas, se pelos rios e vales, etc. Trekking de Travessia – são o Rapel, a Tirolesa, o Arvorismo, o Cannoying, etc., nos quais as distâncias são transpostas com o auxílio de equipamentos para travessia, como cordas, canoas, cadeiras, balões... Trekking de Regularidade – que é o nosso esporte.

4 No Trekking de Regularidade a pé, os atletas, divididos em equipes, precisam caminhar por um percurso dividido em TRECHOS, cada trecho tem uma distância específica e uma VELOCIDADE MÉDIA que precisa ser mantida. As equipes largam com uma diferença de alguns minutos, umas das outras. Geralmente, 2 minutos, mas isso pode variar de uma prova para outra, para adequar a largada à logística do percurso. Ao longo deste percurso são distribuídos os PCs (Pontos de Controle) que verificam o horário em que cada equipe passou por um determinado local. Existe um horário específico para cada equipe passar por este determinado ponto. Se não passarem no horário exato, as equipes são penalizadas com: 1 ponto por SEGUNDO ATRASADO e 2 pontos por SEGUNDO ADIANTADO. Se a equipe pegar um caminho errado e não passar por um dos PCs, ela será penalizada em 800 pontos (por PC perdido). Vence a prova a equipe que obter a mais baixa penalização.

5 O Trekking de Regularidade como modalidade esportiva O esporte Trekking de Regularidade é uma modalidade genuinamente nacional. Ele foi criado em 1986, nas trilhas entre BH e Nova Lima, através de uma adaptação das regras dos Enduros e Rallys para uma caminhada. Contamos hoje com cerca de praticantes, que se encontram para competições de 34 organizadores, espalhados por 15 estados. Possuímos federações estaduais ativas (MG, SP, ES, RJ, PR e RO). E outras em implementação. A primeira federação de trekking foi a FEMEP – Federação Mineira de Enduro a Pé, que foi fundada em novembro de 2001 na Câmara Municipal de Belo Horizonte e registrada em cartório. Também chamado de Enduro a Pé, o Trekking de Regularidade é um jogo colaborativo de estratégia, que reúne contato com a natureza e atividade física moderada numa saudável disputa entre equipes. O Esporte consiste em caminhar por um percurso, seguindo uma planilha elaborada pela organização, em uma velocidade média que desestimula a corrida e exige o trabalho em equipe. São inseridas técnicas básicas de navegação e cálculos, vencendo a equipe que mais se aproximar do percurso ideal, no tempo definido pelo organizador.

6 Principais pontos positivos do Trekking de regularidade: Lazer – diversão democrática sem limitação de sexo, idade, preparo físico. Saúde – caminhada, atividade física de leve a moderada, de baixo impacto. Turismo – reúne um grupo de pessoas e as leva para locais diferentes. Trabalho em equipe – exige harmonia na interação entre os integrantes das equipes. Contato com o meio ambiente – predominantemente em ambientes naturais, mas a diversão pode ser também urbana, colocando os participantes em contato com os elementos locais. Superação de obstáculos – propõe, além do desafio de se aproximar do percurso ideal, a superação de dificuldades de comunicação interpessoal, das limitações pessoais e dos obstáculos do ambiente.

7 As funções dentro de uma equipe de Trekking O NAVEGADOR - é quem interpreta a planilha e direciona a equipe. Ele carrega a Bússola e a Planilha de Navegação. Ele é quem lidera a equipe. Cabe a ele a última palavra no caso de dúvidas. É necessário que ele tenha um bom SENSO DE DIREÇÃO. O perfil de um Navegador é de LIDERANÇA. O CONTADOR DE PASSOS - é quem mede as distâncias. Das funções dentro de uma equipe é a mais exigida. É necessário que ele tenha CONCENTRAÇÃO. O Perfil dele é de RESPONSABILIDADE. O CALCULADOR - é quem calcula o tempo de chegada a cada referência, a cadência da velocidade da equipe e fornece ao Contador de Passos o número de passos que ele irá precisar dar para alcançar a distância requerida. É necessário que ele seja RÁPIDO. O perfil do Calculador é o de GERÊNCIA DE INFORMAÇÃO.

8 A PLANILHA DE NAVEGAÇÃO

9 1 - Informações sobre o TRECHO. 2 - O número de cima indica QUANTOS METROS você precisará andar para chegar na REFERÊNCIA (Número 3). Se está 0000 você não precisará andar NADA. Você já estará na referência. O número de baixo indica os metros acumulados ao longo DO TRECHO. 3 - A referência. Se a referência for esta: significa uma referência vazia. Não há referência para procurar, a equipe tem de confiar no Contador de Passos. A indica de onde você veio e o onde você está. A seta ou a marcação da bússola, em graus, indicam pra onde você deve ir. 4 - O Horário correto de chegar à referência. Este horário deve ser somado ao horário de largada DA SUA EQUIPE. 5 - A direção a ser tomada. E demais informações extras. 6 - Algumas referências poderão estar sem a distância. ATENÇÃO ESPECIAL SOBRE A LINHA DIVISÓRIA DOS TRECHOS (os trechos sempre terminam em uma referência, mas nem sempre começam em uma) E ÀS PROVAS ESPECIAIS.

10 Ainda não há uma legenda unificada em todo Brasil, isso está na pauta da Confederação Brasileira de Enduro a Pé e faz parte dos esforços das Federações para unificar e oficializar o esporte. Um esporte novo só pode ser oficializado como tal se as regras dele forem iguais em todo o mundo. Esta legenda ao lado NÃO É a legenda oficial unificada de MINAS. Vocês entrarão em contato com ela em qualquer das competições do estado, tais como: Iron Adventure, Minas Trekking, Copa 360 graus, Copa Jornal do Trekking, etc. Se conseguirmos criar um Circuito Interno de Trekking aqui na Câmara Municipal de Belo Horizonte, adotaremos a Legenda Oficial e seremos homologados pela FEMEP. A LEGENDA

11 CALCULANDO OS PASSOS O Contador de Passos deverá medir o tamanho médio de seu passo andando várias vezes sobre uma TRENA esticada no chão e adotar o passo médio obtido para verificação das distâncias. Exemplo: se numa trena de 50 metros ele contar 66 passos, em média, para percorrê-la, o Calculador deverá dividir estes 50 metros por 66, obtendo, assim, 0,7575 metros. Desta maneira, o Calculador deve converter todas as distâncias da planilha para a quantidade de passos que o Contador de Passos deverá dar. 500 metros DIVIDIDOS por 0,7575 = 660 passos 200 metros DIVIDIDOS por 0,7575 = 264 passos 10 metros DIVIDIDOS por 0,7575 = 13 passos Já numa PROVA DE DISTÂNCIA ocorre o contrário. Se de um ponto X até um ponto Y ele contar 160 passos, o Calculador deve MULTIPLICAR o número de passos pelos 0,7575 para obter o número de METROS pedido. 160 passos VEZES 0,7575 = 121 metros 500 passos VEZES 0,7575 = 378 metros 1000 passos VEZES 0,7575 = 757 metros TODAS AS DISTÂNCIAS SÃO INFORMADAS E PEDIDAS EM METROS

12 CALCULANDO O HORÁRIO CORRETO Para calcular o Horário Correto que uma equipe deve chegar a uma determinada referência ao longo da prova, o Calculador deve dividir seus trabalho por TRECHOS, desde o primeiro até o último. Desta maneira, ele deverá pegar a Distância Total de um trecho e dividir pela velocidade média do mesmo. Vamos ao exemplo de nossa planilha: Trecho 01 – Distância total: 307 metros - Velocidade Média: 60 m/m 307 / 60 = 5, – isto significa que o resultado é 5 minutos e UMA FRAÇÃO DE MINUTO, ou seja, ALGUNS SEGUNDOS. Para saber QUANTO é esta fração, ele deverá retirar a parte INTEIRA do resultado, ou seja, os 5 minutos, e MULTIPLICAR o restante por 60. 5, – 5 = 0, X 60 = 6, SEGUNDOS. Arredondando: 7 Portanto, quando a equipe chegar na última referência do trecho 1 5 minutos e 7 segundos depois de largar.

13 Portanto, se a equipe largou às 10 horas, deverá chegar no fim do Trecho 1 às 10:05:07 Se não há NENHUMA PROVA ESPECIAL OU NEUTRO entre o Trecho 1 e o Trecho 2, então a equipe iniciará o Trecho 2 exatamente neste horário: 10:05:07 Depois de calculados os tempos de INÍCIO e FIM de CADA TRECHO, o calculador deverá fazer o mesmo em todas as referências. Exemplo: na segunda referência do Trecho 2, a distância andada NAQUELE TRECHO até ela é de 73 metros (25 é a distância da 1ª referência para a 2ª). Ele deverá, então, calcular o tempo até esta referência, ou seja: 73m DIVIDIDOS por 55mm = 1, (reserve 1 minuto) 1, MENOS 1= 0, x 60 = 19, Arredond. = 20 segundos 1 minuto e 20 segundo DEPOIS do INÍCIO DO TRECHO 2 Como o TR 2 iniciou-se às 10:05:07, a equipe deve chegar a esta referência às 10:06:27

14 Portanto, para calcular o horário certo de chegar nas referências de cada trecho o Calculador deve somar o horário obtido naquela referência ao horário de INÍCIO daquele trecho, nunca do horário de largada ou o horário de outro trecho ou outra referência. ESTE ERRO É EXTREMAMENTE COMUM ENTRE PRINCIPIANTES Outro exemplo: A que horas minha equipe deve chegar ao final do TR 2? Já sei que o início do TR 2, para minha equipe, é às 10:05:07 A distância total do TR 2 é de 269 metros e a VM 55 mm 269 DIVIDIDO por 55= 4,89090 (reserve os 4 minutos) 0,89090 x 60 = 53,4545 Arredondando= 53 segundos Assim, terei 4 minutos e 53 segundos SOMADOS ao horário do início do TR2 (10:05:07 + 0:04:53) É igual a 10:10:00 Este é o horário de chegada ao final do TR 2. Repare que logo após você chegar há um NEUTRO de 2 minutos. Logo, o horário de INÍCIO do Trecho 3 será 10:12:00

15 Os NEUTROS, ou Neutralizados ou Neutrais, são paradas de tempo que o Calculador deverá utilizar da maneira mais adequada para sua equipe. EQUIPE NENHUMA é obrigada a cumprir o tempo do Neutro PARADA. Exemplo: se sua equipe chegar ao final do TR 2 às 10:11:00, ela poderá cumprir apenas 1 minuto dos 2 minutos do Neutro, regularizando, assim, seu tempo e iniciar o TR 3 às 10:12:00, corretamente. Se sua equipe chegar lá às 10:12:00, ela poderá continuar sem parar, regularizando o tempo. Passe direto! Ignore o Neutro. Mas, se ela chegar no tempo correto, 10:10:00, ela deverá parar estes 2 minutos para descansar, tomar água, ver a paisagem, etc., até chegar as 10:12:00 – horário correto de início do TR 3. OS NEUTROS

16 A BÚSSOLA 1-Pare. 2-Bússola na mão. 3-Gire até a agulha vermelha coincidir com o N. 4- Leia.

17 A Escola do Legislativo agradece a sua participação. A gente se vê pelas trilhas!


Carregar ppt "TREKKING – Enduro a pé. Breve histórico da palavra Trekking A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google