A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARQUIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARQUIVOS."— Transcrição da apresentação:

1 ARQUIVOS

2 Roteiro 1. Conceito 2. Organização de Arquivos 3. Abertura de Arquivo
4. Leitura de Registro 5. Gravação de Registro 6. Eliminação (Deleção) de Registro 7. Fechamento de arquivo 8. Exemplo

3 1. Conceitos Arquivo Informações agrupadas sob a forma de registros, alocado em um armazém de massa (ex. disco, fita, etc.)

4 Exemplo Arquivo de Informações de Pessoas 1 Rua. Ipe, 20
João José Peixoto Registros CAMPOS Número Nome Endereço Telefone 2 Rua. Macieira, 3 Clóvis C. da Silva 3 Rua. Xuxu, 20 Rubens da Gama Filho n R.Abacaxi, 4 Hipólito da Mata

5 2. Organização de Arquivos
Arquivos Sequênciais As informações são armazenadas na ordem em que foram gravadas Leitura em ordem sequencial – (um registro após o outro, percorrendo todo o arquivo) Normalmente a quantidade de registros é grande. Alguns dispositivos são naturalmente sequenciais (Ex. unidades de fitas)

6 Manipulação de Arquivos em PASCAL
1. Tipos de arquivos: Texto Binário 1.1. Arquivos Texto (Text) Um arquivo texto contém informações no formato ASCII, podendo ser manipulados com editores de texto.

7 Definição de um arquivo texto:
Var identificador : Text; onde: identificador é o nome da variável a ser utilizada no programa para identificar um arquivo; Text é uma palavra reservada do Pascal para identificar arquivos do tipo texto (File of Char). Ex: Var arq: Text; {Nesse exemplo a variável arq será utilizada para acesso a um arquivo ASCII}

8 Os comandos do Pascal Assign, Reset, Rewrite e Close são utilizados da mesma forma tanto para arquivos texto quanto para arquivos binários. Assign é utilizado para associar uma variável do tipo Text (arquivo texto) à um arquivo existente ou não em um determinado disco. Reset é utilizado para abrir o arquivo para leitura, Rewrite é utilizado para abrir o arquivo para escrita (destruindo seu conteúdo, caso exista), e Close é utilizado para fechar um arquivo aberto com Reset ou Rewrite.

9 Para abrir um arquivo texto é necessário, previamente, associar a sua variável do tipo Text com o nome de um arquivo físico reconhecido ou não pelo sistema operacional. Essa associação, conforme colocado anteriormente, é realizada com o procedimento Assign.

10 Sintaxe: Assign (variável, ’nome do arquivo ser utilizado’). Ex: Assign (arq, 'Autoexec.bat'); Assign (arq,’C:\teste.txt'); Após utilizar o Assign é preciso tornar o arquivo utilizável pelo programa. Essa operação é realizada com o uso dos procedimentos Reset ou Rewrite ou Append. É importante ressaltar que Reset e Append só podem ser utilizados com arquivos já existentes.

11 Sintaxe: Reset (variável); Ex: Reset (arq); {Abre o arquivo associado à variável arq para leitura} Append (variável); Ex: Append (arq); {Abre o arquivo associado à variável arq para gravação, posicionando o ponteiro no final do arquivo, para não apagar os dados já gravados } Rewrite (variável); Ex: Rewrite (arq); {Abre o arquivo associado à variável arq para escrita, criando um novo arquivo, isto é, se o arquivo já existir, todo o seu conteúdo será apagado e será gerado um novo arquivo vazio }

12 Para escrever informações em um arquivo são utilizados os comandos do Pascal Write e Writeln.
Para leitura de informações de um arquivo são utilizados os comandos Read e Readln. Os comandos Read e Readln funcionam de forma semelhante para leitura. Sempre que um desses comandos for utilizado para acesso a arquivos, deve ser utilizado como primeiro argumento a variável associada ao arquivo com o comando Assign.

13 Ex: Writeln (arq, 'Teste de escrita');
Sintaxe: Writeln (variável do tipo text, variável ou constante a ser escrita no arquivo); Ex: Writeln (arq, 'Teste de escrita'); {Escreve a string 'Teste de escrita' no arquivo associado à variável arq. Para isso o arquivo arq deve ter sido aberto para escrita} Readln (variável do tipo text, variável que receberá o dado a ser lido do arquivo); Ex: Readln (arq, nome); {Obtém dados do arquivo identificado por arq e coloca em nome (nome deve ser do tipo string ) }

14 Diretivas de compilação
O Turbo Pascal possui diretivas de compilação para ativação/desativação da verificação automática de erros, permitindo que o código do erro possa ser identificado com a função IOResult. {$I- } Desativa a verificação automática de erros {$I+} Ativa a verificação automática de erros Quando for utilizada a diretiva {$I-}, o programa não será abortado quando uma operação de Entrada/Saída não for bem sucedida. Se a operação for bem sucedida a função IOResult retorna 0, do contrário retorna um código do erro (Ver exemplo a seguir).

15 Exemplo: uso das diretivas de compilação
Program VerErro; Var arqin : text; a: char; teste: boolean; i : integer; s : string; Begin Assign (arqin, ‘ArqNome.txt'); {$I-} Reset (arqin); {$I+} If IORESULT = 0 then Writeln ('Arquivo encontrado. Aberto com sucesso !!') Else begin Writeln ('Erro na abertura/criando um novo arquivo ArqNome.txt'); REWRITE(arqin); End; End.

16 Atenção! Uma importante diferença entre arquivos texto e binários é o fato que arquivos texto são seqüenciais, ou seja, cada linha é lida em ordem, do início ao fim do arquivo. Os arquivos binários podem ser lidos de forma aleatório, por intermédio do cálculo do deslocamento do elemento desejado, a partir do início do arquivo, como veremos mais adiante.

17 Função EOF Quando precisamos ler todos os registros do arquivo, devemos usar a função EOF para testar a condição de fim de arquivo, pois normalmente não temos como saber quantos registros estão gravados no arquivo que será lido: EOF - Retorna o valor TRUE quando for encontrado o fim de arquivo. Exemplo: while not eof (arq) do begin readln(arq, mensagem); write(mensagem); end;

18 INSTRUÇÃO TIPO SINTAXE DESCRIÇÃO ASSIGN Procedure Assign (<variável>,<arquivo>) Associa um nome lógico de arquivo interno ao programa, a um nome físico. Variável é o nome da variável do tipo arquivo que contém o nome interno do arquivo, e <arquivo> é o nome do arquivo a ser manipulado. REWRITE Rewrite(<variável>) Cria um arquivo utilizando o nome que estiver no parâmetro ou na variável <variável>. Caso o arquivo já exista, ele será apagado e criado novamente vazio. RESET Reset(<variável>) Abre um arquivo existente para uso para leitura pelo programa utilizando o nome que estiver na <variável> WRITE Write(<variável>,<dado>) Escreve a informação <dado> no arquivo indicado pelo <variável>) READ Read(<variável>,<dado>) Lê a informação <dado> no arquivo chamado <variável> CLOSE Close(<variável>) Fecha o arquivo chamado <variável> que está sendo usado pelo programa. Nenhum programa deve ser encerrado antes de fechar todos os arquivos que estiver utilizando APPEND Append(variável) Abre o arquivo associado a variável para escrita, posicionando o ponteiro para gravação no final do arquivo


Carregar ppt "ARQUIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google