A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Perfil do Cristão O Temor do Senhor José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Perfil do Cristão O Temor do Senhor José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 O Perfil do Cristão O Temor do Senhor José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa

2 O Que é Temor do Senhor? Servi ao Senhor com Temor, e alegrai-vos Nele com tremor Sl 2:11

3 A - Reverência 1)Por Deus e pelas coisas sagradas: O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra (Hc 2:20)

4 Reverência 2) Pelos idosos - (Lv 19:32, Pv 23:22, 1 Tm 5:1-2) 3) Pelo santuário - (Lv 19:30, Ec 5:1, Jo 2:16) 4) Pelos homens de Deus (Ex 33:8, At 28:10, Fp 2:29, 1ª Ts 5:12-13)

5 B. Ordenança de Deus ao seu povo Andareis após o Senhor, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis (Dt 13:4)

6 C. Sabedoria O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre (Sl 111:10) Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento (Jó 28:28)

7 D. Apartar-se do pecado O Temor do Senhor deve gerar TREMOR de se pecar contra a Sua Santidade, pois Deus é santo e juiz de toda a terra. Hb 10:26-31; At 5:1-11; Quando não há o Temor do Senhor, não há crescimento, desenvolvimento ou maturidade espiritual, pois, o Temor do Senhor é a base de todo conhecimento de Deus. At 9:31

8 Áreas importantes de nossas vidas em que precisamos buscar o temor do Senhor para um viver vitorioso: 1) Nossos pensamentos (Fp 4:8; Cl 3:2; 1ª Co 2:16; Sl 19:14) Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra (Cl 3:2)

9 O que é lá do alto? O fruto do Espírito: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fideli-dade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei (Gl 5:22,23)

10 O que é da terra? As obras da carne: Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, fei-tiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, dis-córdias, dissensões, facções, invejas, bebedi-ces, glutonarias e coisas semelhantes a estas... (Gl 5:19-21)

11 A pessoa de mente impura, contaminada com os valores deste mundo, não crescerá no conhecimento do Senhor e sofrerá bloqueios às revelações espirituais (II Co 4:4) Como mudar os pensamentos?

12 Confessar a Deus o pecado de pensamentos impuros. Recusá-los, rejeitá-los em nome de Jesus. (1ª Co 10:4-5) Pedir ao Senhor que purifique a sua mente lavando-a com a Palavra. (Rm 12:2) Exemplo do copo de café

13 Como mudar os pensamentos? Começar imediatamente uma disciplina de leitura e memorização das Escrituras. ( Sl 1; Js 1:8; Sl 107:20; Dt 32:46-47) Eliminar da sua vida qualquer fonte que gere pensamentos impuros. ( Mt 6:22-23)

14 Bem-aventurado o homem que não anda no con- selho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnece- dores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como ár- vore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido (Sl 1:1-3)

15 Áreas importantes de nossas vidas em que precisamos buscar o temor do Senhor para um viver vitorioso: 2) Nossas palavras (Sl 39:1; Ef 4:29; Ef 5:4; CL 4:6; Sl 34:11 a 14) O que é que tem saído dos nossos lábios? Pa- lavras que edificam ou que destroem o nosso irmão? "Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; I Pe 4:11

16 O TEMOR DO SENHOR vai eliminar de nossos lábios pecados terríveis como: MURMURAÇÃO MENTIRA FALAR COM DOLO, caminhos certos para a derrota (Nm 13:31 a 14:4)

17 A murmuração é terrível porque é contra Deus. Toda murmuração é pecado contra Deus: A Murmuração produz Negativismo; O Negativismo produz Desânimo; O Desânimo produz Incredulidade; A Incredulidade produz Rebeldia; A Rebeldia produz Desobediência; A Desobediência gera Morte.

18 A Mentira também nega que Deus é nosso Pai, pois Deus é a verdade e Satanás é o pai da mentira. Se não estamos falando 100% a verdade, estamos mentindo. Mentir é usar de meias verdades ou até de verdades inteiras com o objetivo de enganar.

19 Dar idéias falsas sobre fatos que não queremos que outros saibam total ou parcialmente de forma a tirar proveito ilícito ou negligenciar responsabilidades devidas. Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que seus lábios falem dolosamente (I Pe 3:10)

20 FALAR COM DOLO Dolo é: fraude; má fé; astúcia; traição; engano; intenção maligna. O Temor do Senhor não permitirá que assuma- mos qualquer compromisso sem ter a intenção de cumpri-lo. "Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disso passar, vem do maligno (Mt 5:37) Veja também: Pv. 29:20 - Is. 53:9

21 O TEMOR DO SENHOR vai também servir de filtro aos nossos: Ouvidos; olhos e mente, os quais, sem filtro, se contaminarão facilmente.

22 FILTRO NOS OUVIDOS Tudo que ouvimos fica gravado em nossa memória. Muitos se tornam "escravos" de pecados e temores por causa do que estão dando ouvidos, como: Fofocas e mentiras; Músicas profanas; Piadas maliciosas.

23 Fofocas e Mentiras Fofoca é qualquer coisa negativa dita, sobre o caráter de alguém ausente. Se ouvirmos fofocas ou mentiras sobre alguém, formamos uma imagem negativa sobre essa pes- soa, criando assim, uma barreira que nos impedirá de conhecermos esta pessoa e/ou o desenvolvi- mento de um relacionamento saudável com a mesma. Pv 6:16-19; Pv 20:19; Pv 29:12; Ec 7:21; Pv 11:9

24 Músicas profanas Não se trata do ritmo, mas da mensagem. Muitas das mensagens passadas sutilmente pelas músicas estão impregnadas de: Louvor ao diabo Sensualidade Adultério Rebelião Entrega às drogas

25 Piadas e casos maliciosos Não edificam o nosso espírito e devem ser filtradas: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Sl 1:1)

26 FILTRO SOBRE OS OLHOS Os programas de TV, filmes, livros, revistas, fotos, sites, etc... tudo deve passar pelo crivo do Temor do Senhor. Precisamos diferenciar o primeiro olhar (inevitável) da atitude pecaminosa de achar prazer no que é contrário à pureza e santidade de Deus em nós.

27 FILTRO SOBRE A MENTE Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Fp 4:8)

28 O TEMOR DO SENHOR vai também orientar- nos no que se refere a bens terrenos, como: Dinheiro e bens; Tempo; Vestuário e adornos; amizades e relacionamentos, os quais, usados sem sabedoria, poderão escravizar-nos e prender-nos ao mundo.

29 COMO USAR O DINHEIRO Qual a percentagem do nosso dinheiro que pertence a Deus? 10%? 100%? Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite (Is 55:1) Veja também: Lc 19:17; Lc 14:25-33; Mt 6:19-23.

30 COMO USAR O NOSSO TEMPO A maneira como investimos ou aproveitamos o nosso tempo determina o nosso sucesso. Todos quantos obtiveram sucesso em suas carreiras profissionais, usaram com sabedoria o seu tempo. Ec 3:1-17; Pv 5:21-23; Tg 4:13-17

31 COMO NOS VESTIMOS Não há um estilo que poderia ser considerado bíblico para o cristão, pois, os mesmos obedecem padrões relacionados às diversas culturas e situações climáticas que são diferentes nas diversas partes do planeta.

32 COMO NOS VESTIMOS Os padrões e valores do sistema mundano são estabelecidos pelo espírito de sensualidade (atrair a atenção do sexo oposto para o corpo). A modéstia agrada a Deus e pode ser cheia de beleza e conforto e não precisa estar carre- gando o espírito deste mundo. Tg 4:4-5; I Jo 2:15

33 TEMOR DO SENHOR NAS AMIZADES E RELACIONAMENTOS Defraudar: Despertar algum desejo em outros que não pode ser satisfeito sem ultrapassar os limites estabelecidos por Deus.

34 Pois está é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que nesta matéria, ninguém ofenda ou defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação. (I Ts 4:3-7)

35 TEMOR DO SENHOR NOS RELACIONAMENTOS Na Família de Deus somos irmãos e irmãs e dessa forma devemos nos relacionar. O que passar desse critério será: a)"Uma só carne" (marido e mulher); b)Prostituição e/ou adultério; b) Um relacionamento incestuoso. Gl 5:19; Ef 5:3; I Ts 4:3-8; Jó 31:1; I Co 6:12-20

36 BENÇÃOS SOBRE OS QUE TÊM O TEMOR DO SENHOR Sabedoria - (SL 111:10) O Senhor os ensina e os guia - (SL 25:12) A amizade e intimidade do Senhor - (SL 25:14) Companheirismo - (SL 119:63) Recebem misericórdia de Deus - (SL 103:11, 17) Desejos cumpridos - (SL 145:19 - SL 34:9)

37 BENÇÃOS SOBRE OS QUE TÊM O TEMOR DO SENHOR Dão prazer a Deus - (SL147:11) Longa vida - (Pv. 10:27) Proteção - (SL 34:7) Provisão - (SL 33:18-19) Terão um memorial escrito diante de Deus e serão seu tesouro particular - (ML 3:16-17)

38 Temos memorial diante de Deus Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos; (Ml 3:16,17)

39 CONCLUSÃO O que o Senhor requer de nós? A - Abandono de todo pecado B - Que escolhamos viver no temor do Senhor Devemos orar pedindo Sl 86:11; Pv 2:1-5


Carregar ppt "O Perfil do Cristão O Temor do Senhor José Adelson de Noronha Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google