A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os propósitos de Deus na história de uma nação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os propósitos de Deus na história de uma nação"— Transcrição da apresentação:

1 Os propósitos de Deus na história de uma nação
LIVROS HISTÓRICOS Os propósitos de Deus na história de uma nação O surgimento da monarquia teocrática Unidade II

2 Introdução Nesta unidade, verificaremos o surgimento da monarquia em Israel e o período que compreende o Reino Unido – assim denominando por ter um único governo central.

3 Capítulo 1 – Ecoa uma voz com samuel
1.1 – O nascimento de Samuel O nascimento de Samuel constitui-se dos fatos mais marcantes dessa época de Israel. 1.1.1 – O pai de Samuel 1.1.2 – A mãe de Samuel 1.2 – Os antecessores de Samuel Eli, sumo sacerdote no período anterior a Samuel, julgou Israel por um período de quarenta anos, mas não conseguiu uma pureza total no culto ao Senhor. 1.3 – O chamado de Samuel Não há referência sobre com que idade Samuel foi chamado por Deus

4 Capítulo 1 – Ecoa uma voz com samuel
1.4 – Israel oprimido pela inimigo Um acontecimento triste e marcante na história de Israel ocorreu no momento em que os filisteus conseguiram oprimir os israelitas e levar o objetivo de maior valor espiritual da nação. 1.5 – Os filisteus oprimidos por Yahweh Após derrotarem os israelitas e capturarem a Arca da Aliança, os filisteus a colocaram no templo de seu deus. 1.6 – Samuel como libertador de Israel Durante o período de posse da Arca da Aliança pelos filisteus, muitas coisas aconteceram em Israel.

5 Capítulo 2 – O florescimento de um reino com Saul
2.1 – O pedido de um rei Depois de um período de bons e maus momentos na terra da promessa, os líderes de Israel, percebendo que Samuel já estava bastante idoso e que os filhos desse não seguiam seu exemplo, temeram passar por uma nova crise de comando. 2.1.1 – As advertências do Senhor 2.2 – Um rei para Israel Saul foi escolhido para inaugurar a monarquia israelita. Porém, sua indicação não pode ser vista simplesmente como uma perseguição da parte de Deus para frustrar o projeto do povo de Israel. 2.2.1 – Quem era Saul 2.2.2 – A escolha e unção de Saul 2.2.3 – A coroação de Saul

6 Capítulo 2 – O florescimento de um reino com Saul
2.3 – O legado de Saul Podemos citar três importantes contribuições que Saul deixou para Israel: uma idéia irrevogável de que a nação seguiria o caminho da monarquia; 2.4 – O fracasso de Saul em fundar uma dinastia Saul não resistiu às pressões que o cargo lhe impôs, ele pode ser tomado como o clássico caso de um homem que começou bem e terminou mal.

7 Capítulo 3 – A consolidação da nação com Davi
3.1 – A origem de Davi Davi – nascido na cidade de Belém , filho de Jessé e irmão de outros sete homens, entre eles, Eliabe, abinadabe e Samá . 3.2 – Davi na corte de Saul Mesmo depois de receber a unção do profeta como futuro rei de Israel, Davi sabia que o momento de subir ao trono da nação ainda seria conquistado com muita paciência. 3.3 – A projeção de Davi A projeção de Davi frente à nação de Israel ocorreu basicamente em três episódios: a vitória sobre o gigante Golias, as muitas vitórias alcançadas como comandante de uma guarnição do exército real e o fato de tornar-se genro do rei. 3.3.1 – O confronto com Golias 3.3.2 – O comando de uma guarnição 3.3.3 – A entrada para a família real

8 Capítulo 3 – A consolidação da nação com Davi
3.4 – A perseguição de Saul A ascensão de Davi era tão significativa dentro da estrutura do reino que, a cada dia que passava, Saul convencia-se de que ele era a pessoa à qual o profeta Samuel havia feito referência 3.4.2 – Um astuto fugitivo 3.4.3 – O morte de Saul 3.5 – A ascensão de Davi ao trono Com a morte de Saul, o trono de Israel ficou vago, e Davi tinha grandes chances de ocupá-lo devido à promessa de Deus a ele.

9 Capítulo 3 – A consolidação da nação com Davi
3.6 – O Reinado de Davi sobre Israel Um dos primeiros passos de Davi, após ser reconhecido como rei sobre toda a nação, foi conquistar a cidade de Jerusalém ,que era muito bem posicionada dentro da nação israelita e que ainda estava sob o controle dos jebuseus.

10 Capítulo 4 – Histórias da cada de Davi
4.1 – O adultério de Davi Depois de muitas vitórias, Davi sofreu uma grande derrota. Não nos campos de batalha, mas na vida pessoal. 4.1.1 – As conseqüências do pecado de Davi 4.2 – O pecado de Amnom Amnom, o filho mais velho de Davi nascido em Hebrom, apaixonou-se loucamente por sua meia-irmã, Tamar. 4.3 – A vingança de Absalão Transcorrido dois anos da desonra de Tamar, Absalão colocou em ação seu plano de vingança.

11 Capítulo 4 – Histórias da cada de Davi
4.4 – A tentativa de usurpação do trono Absalão. Depois de voltar ao status de príncipe. Colocou em prática o mais ardiloso de todos os seus planos: tomar posse do trono de Israel. 4.5 – Os últimos feitos de Davi Davi, no final de seu reinado, realizou duas grandes ações, uma positiva e outra negativa. 4.5.1 – A contagem do povo 4.5.2 – O desejo de construir o templo de Deus

12 Capítulo 4 – Histórias da cada de Davi
4.6 – O legado de Davi Sem dúvida alguma, o legado de Davi para o Reino de Israel foi muito grande, o maior já deixado por um de seus reis, pois soube ser um bom estadista e viver os planos de Deus para sua vida e para a nação.

13 Capítulo 5 – Um reino glorioso com salomão
5.1 – A ascensão de Salomão ao trono Devemos entender que existem registros paralelos desta história. 5.2 – O pedido de Salomão ao Senhor Como ações de graça por ter se tornado rei, Salomão se apresentou ao Senhor em Gibeom e ofereceu holocausto de mil animais naquele local 5.3 – A construção do templo O maior empreendimento de Salomão frente à nação israelita foi a construção do templo, que teve início em seu quarto ano de governo e término sete anos depois, no ano onze. 5.3.1 – A dedicação do templo

14 Capítulo 5 – Um reino glorioso com salomão
5.4 – A grandeza do reino de Salomão Ao olharmos para o reino de Salomão vemos muitas realizações de grande porte, aliás, no seu reino tudo era grande, todos os números são impressionantes. 5.4.1 – As riquezas de Salomão 5.4.2 – As demais construções de Salomão 5.4.3 – Salomão e seu relacionamento internacional 5.5 – O declínio de Salomão Embora o reino de Salomão tenha sido coroado de glória e prestígio como nunca se vira em Israel, uma semente de erva daninha, talvez a mais danosa de todas, estava a germinar no subsolo da nação.


Carregar ppt "Os propósitos de Deus na história de uma nação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google