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CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO

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Apresentação em tema: "CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento  relação do homem (razão) com um determinado objeto (meio, obras, etc.). 1. Dois tipos de conhecimento: -VULGAR ou POPULAR (observação, transmissão de geração em geração ...) -CIENTÍFICO (modo racional, procedimentos científicos, por que e como os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos)

2 Correlação entre Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico.
- O conhecimento vulgar ou senso comum distingue-se pela forma, modo, método e os instrumentos do “conhecer”. São visões restritas e pessoais ou grupais. tem objetividade limitada e racionalidade restrita. É modo comum, corrente e espontâneo de conhecer. “É o saber que preenche nossa vida e que se possui sem o haver procurado, sem um método ou reflexão (BABINI, 1975, p.21) - O conhecimento científico é obtido por meio de teorias (núcleo da Ciência). Ele possui um ideal de objetividade, construindo imagens da realidade, verdadeiras e impessoais, que exigem o ultrapassar dos limites da vida cotidiana. Visão globalizante e universalizável.

3 IMPORTANTE: a) A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade. b) Um mesmo objeto ou fenômeno tanto pode ser matéria da observação do cientista quanto do homem comum.. BUNGE afirma que existe certa correlação entre os 2 tipos de conhecimento, pois ambos “são críticos e aspiram à coerência (racionalidade) e procuram adaptar-se aos fatos em vez de permitir-se especulações sem controle (objetividade)” (1976, p.20) quando limitamos o Conhecimento Vulgar ao Bom Senso.

4 Características do Conhecimento Popular:
Para ANDER-EGG (1978, p.13-4) o conhecimento vulgar se caracteriza por ser: superficial sensitivo subjetivo assistemático acrítico

5 Os quatro tipos de conhecimento. TRUJILLO (1974, p
Os quatro tipos de conhecimento TRUJILLO (1974, p.11) sistematiza as características dos 4 tipos de conhecimento: Conhecimento Popular Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Conhecimento Filosófico Valorativo Racional Sistemático Não verificável Infalivel Exato Conhecimento Religioso (Teológico) Valorativo Inspiracional Sistemático Não verificável Infalível Exato Conhecimento Científico Real(factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Aproximadamente exato

6 DESSES CONCEITOS EMANAM CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA COMO PENSAMENTO:
racional objetivo tendo como lógico particularidade confiável ser sistemático; exato e falível; não final e definitivo, pois precisa ser verificável, ou seja, submetido à experimentação; procura de relações causais; busca de comprovação de seus enunciados e hipóteses; importante o uso da metodologia, a qual deve determinar a possibilidade de experimentação. Heisenberg - Kuhn - Popper  renovação no conceito de Ciência e nos seus métodos e resultados.

7 COMPONENTES DA CIÊNCIA:
As ciências possuem: a) Objetivo ou finalidade. Preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. B) Função. aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimento, da relação do homem com o seu mundo. C) Objeto. Subdividido em: material, aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; formal, o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

8 CLASSIFICAÇÃO E DIVISÃO DA CIÊNCIA:
A complexidade do Universo e a diversidade dos fenômenos e de suas manifestações, aliados à necessidade do homem de entendê-los, leva ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas. A classificação e divisão destes se dá de acordo com seu conteúdo objeto ou temas diferença de enunciados metodologia empregada. São diversas as classificações e divisões: Classificação de COMTE ( ) Uma das primeiras classificações foi estabelecida por Augusto Comte. Para ele, as ciências, de acordo com a ordem crescente de complexidade, apresentam-se da seguinte forma; Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral. Outros autores utilizaram também o critério da complexidade crescente, originando classificações com pequenas diferenças em relação à Comte.

9 CLASSIFICAÇÃO E DIVISÃO DA CIÊNCIA:
A complexidade do Universo e a diversidade dos fenômenos e de suas manifestações, aliados à necessidade do homem de entendê-los, leva ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas. A classificação e divisão destes se dá de acordo com seu conteúdo objeto ou temas diferença de enunciados metodologia empregada. São diversas as classificações e divisões: Classificação de COMTE ( ) Uma das primeiras classificações foi estabelecida por Augusto Comte. Para ele, as ciências, de acordo com a ordem crescente de complexidade, apresentam-se da seguinte forma; Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral. Outros autores utilizaram também o critério da complexidade crescente, originando classificações com pequenas diferenças em relação à Comte.

10 CIÊNCIAS VARIAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE COMTE
Alguns autores classificam as ciências segundo um critério misto, utilizando a complexidade crescente, de acordo com o conceito de Comte, aliada ao conteúdo (NÉRICI, 1978, p.113) MATEMÁTICA Teóricas: Aritmética, Geometria, Álgebra Aplicadas: Mecânica Racional, Astronomia FÍSICO-QUÍMICAS Física, Química, Mineralogia, Geologia, Geografia Física BIOLÓGICAS Botânica, Zoologia, Antropologia Psicologia, Lógica, Psicológicas Estética, Moral MORAIS Históricas História, Arqueologia, Geografia Humana Sociais e Sociologia, Direito, Políticas Economia, Política Cosmologia Racional, Psicologia Racional METAFÍSICAS Teologia Racional CIÊNCIAS

11 Classificação de BUNGE (1919 ...)
Mario Bunge, partindo da mesma divisão em relação às ciências, apresenta a seguinte classificação (1976, p. 41): Lógica FORMAL Matemática CIÊNCIA Física Química NATURAL Biologia Psicologia Individual Psicologia Social FACTUAL Sociologia Economia CULTURAL Ciência Política História Material História das Idéias

12 Classificação adotada por LAKATOS (1995)
Das classificações vistas, percebe-se que não há um consenso entre autores, nem sequer quando se trata da diferença entre ciências e ramos de estudo: o que para alguns é ciência, para outros ainda permanece como ramo de estudo e vice-versa. Baseando-se em Bunge, apresentamos a seguinte classificação das ciências: Lógica FORMAIS Matemática CIÊNCIA Física Química NATURAIS Biologia Antropologia Cultural FACTUAL Direito Economia SOCIAL Política Psicologia Social Sociologia

13 CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS FACTUAIS:
Mário Bunge em sua obra La Ciência, su Método y su Filosofia (1974a, p.15-39) dá as seguintes características para as ciências factuais: racional objetivo factual transcendente aos fatos analítico claro e preciso comunicável O conhecimento verificável científico é ependente de investigação metódica sistemático acumulativo falível geral explicativo preditivo aberto útil


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