A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola.
Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em geral.

7 Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola.
1.º PASSO Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola.

8 Ao analisar os vários textos que a lição nos proporciona, incluindo o que acima apresentámos, podemos compreender quem era Tiago, o irmão de Jesus, alguém que durante um tempo foi contra o Senhor mas que acabou por reconhecê-l’O como o Salvador e dedicou a sua vida ao serviço. Foi respeitado pela igreja e pelos Apóstolos, chega mesmo a ser colocado, por Paulo, antes de Pedro e João na lista dos pilares da igreja.

9 Tiago como alguém que conheceu Cristo desde sempre e ao aceitar a Jesus como o Salvador pode compreender de forma muito ampla a relação entre os atos e as Palavras de Jesus. Sendo Tiago o filho mais velho de um Carpinteiro, era um homem letrado com uma capacidade de se expressar através da forma escrita com eloquência e a sua carta vai apresentar essas duas características. Há uma proximidade entre o seu discurso com o de Cristo e uma expressão escrita rica com um visível conhecimento da Escrituras. Este reconhecimento da sua eloquência é dada também pelos Apóstolos já que é ele que presidiu o concílio de Jerusalém.

10 Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em geral
2.º PASSO Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em geral

11 Ao estudarmos esta epístola, é importante ter em mente que Tiago escreveu sobre a maneira de viver como Cristão, não acerca da maneira de alguém se tornar Cristão. Esta importante diferença distingue esta epístola das cartas de Paulo, sobretudo das dirigidas aos Romanos e aos Gálatas, as quais focam mais a maneira como somos salvos. Isto também explica, muito provavelmente, a razão por que Tiago menciona a importância das obras, mas, ao contrário de Paulo, nunca se refere às “obras da lei” (ver Rom. 3:20, 28; Gál. 2:16; 3:2, 5, 10). Enquanto Paulo fala da necessidade da Fé a Homens que ainda não aceitavam Jesus como seu Salvador, Tiago já se dirige a Homens que estão noutro momento da sua vida cristã; escreve a crentes que, na sua vida diária, necessitam de resplandecer aquilo em que já professam acreditar.

12 A carta de Tiago lê-se como se fosse um manual prático sobre como viver a vida cristã. Ela diz-nos como enfrentar a dúvida e a tentação (Tia. 1:6-15). Descreve o tipo de atitude que devemos ter para com os ricos e os pobres (Tia. 2:1-7, 14-17). Nela aprendemos acerca da importância do controlo das palavras que dizemos (Tia. 3:1-12) e acerca de como orar eficazmente (Tia. 4:2 e 3; 5:15-18). Também encontramos muitas joias de sabedoria que vale a pena incrustarmos: “... todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tia. 1:19); “... a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura … sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tia. 3:17); “Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” (Tia. 4:6); “... sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tia. 4:7).

13

14

15

16

17 Desejo alinhar o que penso com o que faço, ou seja, que as minhas obras falem do que a minha fé professa? Desejo a cada dia trabalhar na minha relação com Cristo de forma a fortalecer a minha fé e testemunhar os frutos da fé - as obras?

18 Por vezes é necessário fazer uma pausa para analisar se o caminho que estamos a seguir nos leva ao ponto que queremos chegar. Esta semana vou parar para analisar onde é que os meus atos me estão a levar. Aparentemente é mais fácil corrigir as obras do que trabalhar a fé. Mas, a realidade é que ao desenvolver a nossa fé as nossas obras naturalmente serão diferentes. Vou centrar-me, por isso, na relação com Jesus e nos fundamentos da minha fé.

19 Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

20 A fé em Cristo é o impulsor das obras da minha vida
1.Desenvolver a minha fé através da relação com Cristo 2. Equilibrar o que acredito com aquilo que pratico Colocar em prática o provérbio “faz o que eu digo, não faças o que faço” Pretendo submeter a minha vida a Cristo, fortalecer os meus laços com Ele pelo estudo e oração diária de forma a fortalecer a minha fé e deixar que esta dirija a minha vida diária


Carregar ppt "Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google