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Resultados do processo de autoavaliação Projeto Educativo 2009 - 2013.

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3 Resultados do processo de autoavaliação

4 Projeto Educativo 2009 - 2013

5 Metas do Projeto Educativo Manter o baixo abandono escolar dos alunos do ensino básico Fixar em menos de 1 %, a taxa de abandono escolar no ensino básico Conseguida. Taxa de abandono: 0% Fixar as taxas de desistência aos 14, 15 e 16 anos respetivamente em 0,2/, 0,2 e 0,0% em 2012. Conseguida. Taxa de desistência: 0%

6 Manter de forma sustentada as taxas de transição no ensino básico e secundário Fixar as taxas repetência em 0% em 2012. Não conseguida. Reprovaram 3 alunos. Fixar em 98,3% a taxa de sucesso no 4º ano das Turmas Fénix nas áreas disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa Conseguida. Taxa de sucesso: 100%

7 Manter de forma sustentada as taxas de transição no ensino básico e secundário Fixar em 99,2% a taxa de sucesso no 9º ano das Turmas Fénix nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Inglês Parcialmente conseguida. Taxa de sucesso: LP - 88% Inglês – 100% Matemática – 88% Certificar 60% dos formandos nos EFA Secundário Conseguida. Taxa de certificação: 83,4%

8 Melhorar o aproveitamento global alunos Fixar em 10% os alunos que transitam sem qualquer nível inferior a 3 Conseguida. Taxa: 93% Fixar o aproveitamento global de Bom igual ou superior a 5% Conseguida. Taxa: 67% Fixar o aproveitamento global de Excelente igual ou superior a 2% Conseguida. Taxa: 14,1%

9 Melhorar os resultados escolares em disciplinas com menor taxa de aproveitamento Taxa de insucesso a Matemática no 2º e 3º ciclo igual ou inferior a 5% Não conseguida. Taxa: 7% Taxas de insucesso à disciplina de Ciências Físico-Químicas e Inglês de 3º ciclo igual ou inferior a 3% Não conseguida. Taxa: 5,2 % Inglês: 3,9% CFQ: 6,5%

10 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 90% na Prova de Aferição de Matemática (4ºano) em 2013. Meta em 2012 – 86% Taxa 2012 - 23,5% Não conseguida. Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 80% na Prova Final do ensino básico de Matemática (6ºano) em 2013. Meta em 2012 – 77% Média nacional - 54% Taxa 2012 - 44% Não conseguida.

11 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 93% na Prova de Aferição de Língua Portuguesa (4ºano) em 2013 Meta em 2012 – 91% Taxa 2012: 58,8% Não conseguida. Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 91% na Prova Final do ensino básico de Língua Portuguesa (6ºano) em 2013 Meta em 2012 – 91% Meta nacional - 59% Taxa 2012: 67% Não conseguida.

12 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Fixar em 15% as classificações A e B nas Provas de Aferição de Matemática (4ºano) Não conseguida. Taxa: 5,9% Fixar em 30% as classificações A e B nas Provas de Aferição de Língua Portuguesa (4º ano) Não conseguida. Taxa: 23,5 %

13 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Fixar em 15% as classificações 5 e 4 nos exames de final de ciclo na disciplina de Matemática (6º ano) Conseguida. Taxa: 15% Fixar em 30% as classificações 5 e 4 nos exames de final de ciclo na disciplina de Língua Portuguesa (6º ano) Não conseguida. Taxa: 19%

14 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Assegurar uma média final nos exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática igual ou superior a 3 Não conseguida Média Final: 2,1 valores (2,1 e 2 respectivamente)

15 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 76% no Exame Nacional de Língua Portuguesa de 9ºano em 2013. Meta em 2012 – 75% Média nacional - 53% Taxa 2012 - 20% Não conseguida

16 Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 50% no Exame Nacional de Matemática de 9ºano em 2013 Meta em 2012 – 45% Média nacional - 53% Taxa 2012: - 20% Não conseguida

17 Melhorar a qualidade das aprendizagens, disseminando boas práticas Assegurar um maior nº de aulas/atividades experimentais Conseguida no 2.º Ciclo Parcialmente conseguida no 3.º Ciclo 16 aulas c/ atividades experimentais (C.N. e C.F.Q.)

18 Promover acções de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação dos alunos conducentes ao reforço do trabalho e ao estudo dos Alunos Assegurar a efectiva operacionalidade dos planos de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação Parcialmente conseguida Cumprir os objectivos do apoio ao estudo e do estudo acompanhado Parcialmente conseguida (tendo em conta a diferença entre resultados internos e externos)

19 Promover acções de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação dos alunos conducentes ao reforço do trabalho e ao estudo dos alunos Assegurar o cumprimento dos objectivos do Plano Nacional de Leitura Parcialmente conseguida. Rentabilizar o par pedagógico e outras estratégias pedagógicas na disciplina de Matemática no âmbito do Plano da Matemática II Não conseguida.

20 Garantir uma oferta educativa diversificada, para os alunos com insucesso, necessidades educativas de carácter permanente e população Adulta Desenvolvimento de currículos específicos individuais CEI´S Conseguida. Aumentar o número de turmas de EFA Conseguida. 21 formandos

21 Implementar mecanismos de orientação vocacional e apoio psicológico Continuidade do serviço de psicologia e orientação, apoio pedagógico e outras terapias. Conseguida.

22 Estimular a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem Aumentar a participação dos encarregados de educação nas reuniões Conseguida. Início do ano : 67,3% Final do ano : 88,7% Dados apurados com abrangência de pré-escolar e restantes ciclos de escolaridade. Aumentar envolvimento dos alunos na vida escolar e nas decisões sobre o seu processo ensino / aprendizagem Conseguida Realizadas reuniões de assembleia de delegados e subdelegados de turma de 2º e 3º ciclos.

23 Estimular a auto-avaliação, regular e sistemática, conducente às Necessárias reformulações. Assegurar a implementação dos planos de melhoria elaborados, no âmbito da framework implementada no agrupamento. Conseguida.

24 Promover a participação dos docentes e pessoal não docente em ações de formação contínua de acordo com as necessidades do Agrupamento Aprovar, até ao final do 1º período o Plano de Formação e atualização do pessoal docente e não docente do agrupamento Conseguida. Conseguir uma participação de 60% dos professores em ações de formação Conseguida. Taxa: 70,7 %

25 Promover uma cidadania ativa promotora do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo e da participação ativa dos alunos em ações concretas da comunidade Reforçar a qualidade das parcerias estabelecidas com a comunidade para o desenvolvimento de projetos sobre educação para a cidadania Conseguida.

26 Promover a educação para a saúde Implementar e desenvolver o projeto “Educação para a Saúde” e outros, envolvendo todo o Agrupamento utilizando as áreas curriculares disciplinares (e não Disciplinares) Conseguida. Projetos: Geração saudável Eu e os outros Centro de Saúde de Arronches Desporto escolar Dois dias na neve REALCE Visitas de estudo

27 Pugnar pela construção de um novo centro escolar na sede de concelho, de acordo com os objetivos da carta educativa Construção de um Novo Centro Educativo de Arronches Compromisso assumido AUTARQUIA DREALE AGRUPAMENTO

28 Questões? 28

29 Áreas de Excelência O professor discute a avaliação de fim de cada período com os alunos. (4,29) O professor certifica-se que apreendemos a matéria, antes de avançar. (4,28) O professor desenvolve um método de trabalho que propicia a autoavaliação dos alunos. (4,26) O professor faz a correção dos testes na aula. (4,48) O professor apresenta a matriz dos testes com antecedência. (4,41) O professor corrige os TPC e outros trabalhos que manda fazer, atempadamente. (4,37) O professor mantém a disciplina/ordem na sala. (4,27) O professor esclarece dúvidas sobre os conteúdos abordados na aula. (4,34)

30 Áreas de Melhoria Os alunos esforçam-se para obter as melhores notas. (4,02) O professor fala com os alunos sobre temas relativos à Educação para a Saúde (Alimentação, Educação Sexual em meio escolar, etc.). (3,45) O professor promove visitas de estudo enquadradas nas matérias que está a lecionar. (3,39) O professor dá a conhecer as atividades que se vão realizar durante o ano. (4,04) O professor utiliza outros textos nas aulas, para além dos existentes nos manuais adotados. (3,89)

31 ANO LETIVO 2012/2013

32 -Despacho n.º 5106-A/2012 – constituição das turmas Turmas Pré escolarArronches Barulho Esperança 111111 1.º CicloArronches Esperança 4141 2.º Ciclo5.º Ano 6.º Ano 2222 3.º Ciclo7.º Ano 8.º Ano 9.º Ano 221221

33 NORMATIVOS : -Despacho Normativo n.º 13-A/2012 – organização do ano letivo -Decreto Lei n.º 132/2012 - mobilidade docente -Despacho n.º 8771-A/2012 – calendário escolar -Decreto Lei n.º 139/2012 - organização e gestão do currículo -Portaria nº 206/2012 – Regime da fruta escolar xx /2012 - Ação social escolar ( 123 alunos apoiados=43% ) - Suplemento alimentar anual – (10 alunos ) -Despacho nº 8683/2011 – Atividades de enriquecimento curricular (AEC`S)

34 AEC – Monitorização - PAIS

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37 Com exceção do Apoio ao Estudo e Ensino do Inglês que constituem oferta obrigatória, substituiria alguma das outras atividades? Manter as mesmas Atividades de Enriquecimento Curricular 59 Acrescentava Ensino da Música 4 Substituir o Gosto da Ciência pelo Ensino da Música 1 Acrescentava Natação 2 Substituir TIC pelo Ensino da Música 1 Acrescentava TIC, Música e Teatro 1 Acrescentava Formação Cívica 1 Acrescentava Francês 1 Acrescentava Expressão Plástica 1 Acrescentava Inglês e TIC 1 Acrescentava Expressão Plástica/Dramática e Musical 1 Acrescentava uma atividade Artística 1

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