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Gestão Socioambiental

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Apresentação em tema: "Gestão Socioambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Socioambiental
Século XXI

2 Gestão Socioambiental
Alunos Alessandro Daniela Ednardo João Pedro Leticia Luan Marina Murillo Fernandes Tulio

3 Tópicos Introdução Rio+10 Marketing Verde Certificações
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Racionamento de Energia (2001) Transposição do Rio São Francisco Belo Monte Incêndio em Marcelândia MT Case

4 Introdução Com a expansão da globalização nas últimas décadas, multiplicaram-se os desastres ecológicos de origem humana. Em vez de satisfazer de forma qualitativa as necessidades humanas, o atual modelo de produção e sua indústria cultural criam nas pessoas desejos artificiais, que se materializam em diversas formas de culto exacerbado ao consumismo. Neste novo milênio o desafio que o mundo enfrenta é fazer com que organizações projetem e melhorem a qualidade do ambiente. Assim surge um novo gerenciamento no meio empresarial acompanhado de grandes expectativas de que o homem possa mesmo se tornar eco eficiente e alcançar assim o desenvolvimento sustentável

5 Introdução As empresas estão percebendo neste cenário, que não é apenas em função da legislação, mas principalmente por questões de vantagens competitivas que pode se agregar a consciência ecológica, afim de: Aumentar a qualidade dos produtos; Aumentar a competitividade das exportações; Atender a reivindicações da sociedade; Melhorar a imagem da empresa perante a sociedade.

6 Rio+10 Ocorreu entre os dias de 26 de agosto e 4 de setembro de 2002 em Johannesburgo, África do Sul. Entre os principais temas a serem tratados, estão a erradicação da pobreza, a mudança dos padrões de produção, consumo e manejo de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Criticas: Temas amplos, local e ausência do presidente dos EUA. Protocolo de Kyoto A Rio+10 produziu dois documentos oficiais, a Declaração Política e o Plano de Implementação

7 Rio+10 Declaração Política Estabelece posições políticas, e não metas.
Reafirma princípios e acordos adotados na Estocolmo-72 e na Rio-92, pede o alívio da dívida externa dos países em desenvolvimento e o aumento da assistência financeira para os países pobres, além de reconhecer que os desequilíbrios e a má distribuição de renda, tanto entre países quanto dentro deles, estão no cerne do desenvolvimento insustentável O texto admite ainda que os objetivos estabelecidos na Rio-92 não foram alcançados e conclama as Nações Unidas a instituir um mecanismo de acompanhamento das decisões tomadas na Cúpula de Joanesburgo

8 Rio+10 Plano de Implementação
Seu mote é alcançar três objetivos supremos: a erradicação da pobreza, a mudança nos padrões insustentáveis de produção e consumo e a proteção dos recursos naturais. • Os países desenvolvidos comprometem-se a diminuir o abismo que os separa das nações em desenvolvimento por meio de ações de cooperação internacional que dêem ênfase às áreas de finanças, transferência de tecnologia, endividamento e comércio, além de incentivar a plena participação dos países em desenvolvimento nas decisões internacionais. • A erradicação da pobreza é o maior desafio mundial. Até 2015, a proporção de pessoas com renda inferior a US$ 1 por dia deve ser reduzida pela metade, assim como a proporção de pessoas que passam fome, o que reafirma a meta estabelecida na Declaração do Milênio da ONU.

9 Rio+10 O conteúdo desses documentos reflete as limitações do processo decisório vigente nas Conferências patrocinadas pelo sistema das Nações Unidas, baseado na necessidade de consenso e na igualdade de peso no voto de todas as nações.

10 Marketing Verde Busca juntar lucratividade sendo ambientalmente responsável. O marketing ecológico consiste na prática de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo para: A conscientização ambiental por parte do mercado consumidor. Processo produtivo, voltado a questões ambientais. Ciclo de vida do produto.

11 Certificações Permite descobrir desperdícios e processos ineficientes, tornando possível a fabricação de mais produtos com menor quantidade de matérias-primas e criando menor quantidade de resíduos. ISO 14001 O que certifica: sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor. Como é: em sua operação, a empresa deve levar em conta o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade, entre outros quesitos. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ao contrário das demais certificações, não há um selo visível em produtos. Para saber se uma empresa tem o ISO 14001, deve-se consultar seu site ou centro de atendimento ao cliente.

12 Certificações IBD (Instituto Biodinâmico)
O que certifica: alimentos, cosméticos e algodão orgânicos. Como é: além de cumprir os requisitos básicos para a produção orgânica (como fazer rotação de culturas e não usar agrotóxicos), garante que a fabricação daquele produto obedece ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas. Os produtos industrializados devem ter ao menos 95% de ingredientes orgânicos certificados – a água e o sal são desconsiderados nesse cálculo tanto para cosméticos quanto para alimentos.

13 Certificações Procel O que certifica: equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Como é: o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Os equipamentos passam por rigorosos testes feitos em laboratórios credenciados no programa.

14 Certificações “O consumidor deve ficar atento para distinguir entre uma certificação conferida por um organismo independente e os selos autodeclaratórios, que são colocados nos produtos pelos próprios fabricantes”

15 Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
Protocolo de Kyoto, diminuição de emissões totais de gases geradores do efeito estufa. Permitir que os países se beneficiem das reduções de emissões realizadas em países em desenvolvimento. Modelo de compensação. Créditos de Carbono.

16 Racionamento de Energia (2001)
A causa do déficit, que gerou o racionamento, foi que o crescimento do parque gerador brasileiro não acompanhou o crescimento do consumo da forma adequada As influências do racionamento não ficaram restritas ao consumo de energia elétrica, tendo efeitos no setor elétrico, na indústria, no comércio, na economia, na política nacional e na vida das pessoas em geral.

17 Transposição do Rio São Francisco
Pontos positivos: - Abastecimento de até 12,4 milhões de pessoas das cidades; - Geração de cinco mil empregos durante a construção da obra (quatro anos); Redução de problemas trazidos pela seca, como a escassez de alimentos, baixa produtividade no campo e desemprego rural Redução de doenças e óbitos gerados pelo consumo de água contaminada ou pela falta de água; Pontos Negativos: - O projeto é bastante caro, pois a transposição do São Francisco custará cerca de 4,5 bilhões de reais; - Redução de geração de energia elétrica no Rio São Francisco - Os canais têm um impacto ambiental direto na destruição da caatinga, porque eles são largos e longos, e a remoção das comunidades no entorno; - Afetará diretamente a Reserva Biológica da Serra Negra, em Pernambuco, que é uma das mais antigas do Brasil, criada na década de 50, e principalmente os índios Pipipãs no qual calcula-se que encontram-se mais de 5 mil no local; - Má indenização das Famílias que estão sendo arrancadas de suas áreas para ceder espaço aos projetos, principalmente na Paraíba;

18 Transposição do Rio São Francisco

19 Belo Monte Segundo especialistas, a construção de Belo Monte fará com que 3/4 da região, conhecida como Volta Grande do Xingu, sofram drástica escassez hídrica, perda de biodiversidade (que, ali, é uma das maiores do mundo), e efeitos sobre a população local, devido à redução do lençol freático, dos níveis de água e da vazão daquele trecho do rio. Especialistas apontam que a obra é tecnicamente inviável, pois a potência instalada prevista, de MW, só estará disponível durante três ou quatro meses do ano. O ganho de energia firme, de apenas MW – 1/3 do total -, inviabiliza financeiramente o projeto. O projeto promete assegurar qualidade de vida apenas para quem trabalhar nas obras de construção da usina. A população restante, cinco vezes maior, ficará na miséria, exposta à criminalidade e agredida pelos antros de narcotráfico e prostituição.

20 Case 17 Prêmio Expressão de Ecologia Empresa: Wal-Mart Brasil
No projeto piloto foram apresentadas aos clientes alternativas ao uso de sacolas plásticas. Dentre as opções, caixas de papelão e sacolas de papel, a sacola de algodão foi a mais aceita, sendo a escolhida a ser adota em novas unidades. Nas sacolas de algodão cru, foi inserido o dizer “eu faço a diferença. Uso sacola retornável”. Em busca de inovação foram criados descontos financeiros para os clientes que não utilizam sacolas plásticas

21 Incêndio Marcelândia MT
Incêndio ocorreu em 11 de agosto de 2010, cidade de Marcelândia MT, localizada a 710 Km ao norte de Cuiabá. Possível inicio em um lixão no dia 10 de agosto. Atividade econômica voltada a extração de madeira. Destruição de 16 empresas e 100 casas. 300 pessoas encaminhadas ao hospital devido a problemas respiratórios, queimaduras dentre outros. Desabrigados encaminhados para Igreja e Escolas

22 Incêndio Marcelândia MT
Situação do município. Motivos que causaram o incêndio. Queimadas, Clima seco e baixa umidade, Modelo de estruturação das empresas,

23 Incêndio Marcelândia MT

24 Incêndio Marcelândia MT

25 Incêndio Marcelândia MT

26 Incêndio Marcelândia MT


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