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Vanguardas artísticas europeias

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Apresentação em tema: "Vanguardas artísticas europeias"— Transcrição da apresentação:

1 Vanguardas artísticas europeias
Início do séc. XX

2 Vanguarda Do francês avant-garde = proteção frontal- em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que está à frente.

3 Entre os inúmeros movimentos inovadores, surgidos nas primeiras décadas do século XX , e que contribuíram decisivamente para a constituição da chamada modernidade artística , devemos destacar 5: FUTURISMO CUBISMO DADAÍSMO SURREALISMO EXPRESSIONISMO

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5 FUTURISMO Fundador- Filippo Marinetti ( )

6 Futurismo - características
Destruição do passado, museus...; O emprego dos verbos no infinitivo, com vistas à substantivação da linguagem; Abolição dos adjetivos e dos advérbios; O emprego do substantivo duplo (praça-funil, mulher-golfo) em lugar do substantivo acompanhado de adjetivo; Abolição da pontuação que seria substituída por sinais da Matemática ( + , - , : , = , < , > ); Exalta a revolta, a violência, a guerra, a bofetada e o soco; Idealiza a máquina, a velocidade, o progresso; Menosprezo à mulher. Na pintura , os quadros deveriam lembrar movimento e as máquinas. PALAVRAS-CHAVE= MÁQUINA, AUTOMÓVEL, FÁBRICA, VOLÊNCIA, ÓDIO, REVOLTA

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10 Na Literatura – trecho de Ode Triunfal, de Álvaro de Campos
À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica   Tenho febre e escrevo.   Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,   Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!   Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!   Em fúria fora e dentro de mim,   Por todos os meus nervos dissecados fora,   Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!   Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,   De vos ouvir demasiadamente de perto,   E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso   De expressão de todas as minhas sensações,   Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

11 CUBISMO O maior expoente- Pablo Picasso ( )

12 CUBISMO- características
Geometrização das formas e volumes; Renúncia à perspectiva; A fusão de planos temporais e espaciais distintos, a mistura de planos, como se o observador pudesse observar o objeto de vários ângulos simultaneamente; Representação do volume colorido sobre superfícies planas; Sensação de pintura escultórica; Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave. PALAVRAS-CHAVE= GEOMETRIA, FLASHES.PERSPECTIVA FRAGMENTADA NA LITERATURA: linguagem telegráfica; flashes; Textos desenhados.

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16 Na Literatura –texto de Oswald de Andrade –flashes, linguagem telegráfica
INFÂNCIA  O camisolão O jarro O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sofá

17 Dadaísmo Criador ( entre outros )- Tristan Tzara

18 Dadaísmo MAS O QUE SIGNIFICA “DADÁ”? Segundo Tristan Tzara, não significa nada. “Encontrei o nome casualmente ao meter uma espátula num tomo fechado do Petit Larrouse e lendo logo, ao abrir-se o livro, a primeira linha me saltou à vista: DADÁ.” (Tristan Tzara) Criado a partir de um clima de instabilidade, medo e revolta provocado pela guerra, o movimento dadá pretendia ser uma resposta à nítida decadência da civilização representada pelo conflito. Daí provém a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos e manifestações dadaístas. O Dadaísmo foi um movimento originado em 1915, em plena 1ª Guerra Mundial, em Zurique (cidade que  conservou-se neutra com relação à guerra); O movimento, que negava todas as tradições sociais e artísticas, tinha como base um anarquismo niilista e o slogan de Bakunin: “a destruição também é criação“; O acaso era extremamente valorizado pelos dadaístas, bem como o absurdo. Tinham tendências claramente antirracionais e irônicas.

19 Arte dadaísta

20 Na literatura Receita para fazer um poema Dadaísta Tristan Tzara
Pegue um jornal. Pegue uma tesoura. Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pensa dar ao seu poema. Recorte o artigo. Depois, recorte cuidadosamente todas as palavras que formam o artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Seguidamente, tire os recortes um por um. Copie conscienciosamente pela ordem em que saem do saco. O poema será parecido consigo. E pronto: será um escritor infinitamente original e duma adorável sensibilidade, embora incompreendido pelo vulgo.

21 Ainda na Literatura Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela agressividade, pela improvisação, pela desordem, pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio, pela livre associação de palavras (técnica da escrita automática, que seria mais tarde aproveitada pelo Surrealismo) e pela invenção de palavras com base na exploração apenas de seu significante. Um exemplo dessas propostas é o poema fonético 'Die Schlacht' (A batalha), de Ludwig Kassak. Berr... bum, bumbum, bum... Ssi... bum, papapa bum, bumm Zazzau... Dum, bum, bumbumbum Prä, prä, prä... ra, hä-hä, aa... Hahol... No Brasil , não existiu nenhuma manifestação artística considerável dos dadaístas, nem no campo da Literatura, nem no campo das demais artes.

22 SURREALISMO Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud ( ), o Surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista do poeta André Breton. Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica. Adere a filosofia de Sigmund Freud. Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

23 Surrealismo Freud, na psicanálise, e Bergson, na filosofia, já haviam destacado a importância do mundo interior do ser humano. Encaravam o inconsciente, o subconsciente e a intuição, como fontes inesgotáveis e superiores de conhecimento do homem, pondo assim em segundo plano o pensamento sensível, racional e consciente, ou seja, por na tela ou no papel os desejos interiores profundos, sem se importar com a incoerência, significados, adequação, etc. Na literatura esse princípio recebeu o nome de “escrita automática”. A outra linha de atuação surrealista, a onírica, busca a transposição do universo dos sonhos para o plano artístico. O sonho, segundo Freud, é a manifestação das zonas ocultas da mente: o inconsciente e o subconsciente. Os surrealistas pretendiam criar uma arte livre da razão, que correspondesse à transferência direta das imagens artísticas do inconsciente para o papel, como se o escritor estivesse sonhando acordado. Isso também aconteceu no cinema, principalmente com Luís Bruñuel. PALAVRAS-CHAVE= sonho, inconsciente, psicologia, insólito, psicanálise

24 Surrealismo na pintura- Salvador Dali

25 Expressionismo Movimento no qual seus artistas procuravam expressar seus sentimentos e fortes emoções Não tinham preocupação com a beleza Revelavam um lado pessimista da vida e enfocavam problemas sociais. Utilizavam formas exageradas e deformação da realidade Apreciavam cores muito fortes e linhas simplificadas Predomínio dos valores emocionais sobre os intelectuais A forma dos objetos apresenta uma acentuação de linhas e contornos Às vezes levava a uma visão totalmente pessoal e agressiva da realidade ELEMENTOS-CHAVE= caricatura, exagero, cores fortes, deformação, o feio, comparação do homem com animal

26 Expressionismo – O grito, de Edvard Munch
“Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a vedação – havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fiorde e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza”. Comentário de Munch sobre a concepção da tela “O grito”, de 1893).)

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28 Anita Malfatti

29 Cândido Portinari

30 Tarsila do Amaral

31 Expressionismo na Literatura
Fim do Mundo O chapéu do burguês está voando de sua aguda cabeça, Em todos os ares está ecoando a gritaria. Os telhados estão caindo e despedaçando-se, e no litoral – lê-se – está subindo a preamar: A tempestade aí está, os mares selvagens saltam Para a terra, para destroçar os grossos diques. [...]                    (Hoddis, Jakob van. In: Demokrat, 1911.) Fonte:


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