A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago"— Transcrição da apresentação:

1 Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago
Comunicação social/jornalismo Estudos contemporâneos Prof. MSc. Wolfgang Teske François Marie Arouet – Voltaire “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”. Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago Organização

2 Voltaire Escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. Foi um dentre muitas figuras do Iluminismo (juntamente com John Locke e Thomas Hobbes) cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto das Revoluções Francesa e Americana.

3 Voltaire - História Paris - 1694
Talento literário e sensibilidade política; Colégio jesuíta. Com o exílio na Inglaterra aprende novas expressões e a tolerância religiosa; Propaga suas ideias na França em “As cartas filosóficas”-1734

4 Voltaire - pensamentos
Atacou com veemência os abusos praticados pelo antigo regime. Um julgamento deveria ocorrer com todos os trâmites legais. Poder racional e benéfico. Progresso da razão e incentivo à ciência e tecnologia – Reforma da sociedade

5 Além de apoiar a liberdade de expressão, Voltaire também defendia a criação de leis para todos da população.

6 Voltaire - pensamentos
Perseguidor dos dogmas, sobretudo os da Igreja. Mas, em uma revista de filosofia na França em  o catedrático de filosofia Carlos Valverde escreve um surpreendente artigo, no qual documenta uma suposta mudança de comportamento do filósofo francês em relação à fé cristã, registrada no tomo XII da famosa revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique ( ). Tal texto traz, no número de abril de 1778, páginas 87-88, o seguinte relato literal de Voltaire:

7 "Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir à igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela. Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marqués de Villete, na presença do senhor abade Mignot, meu sobrinho e do senhor marqués de Villevielle. Meu amigo."

8 Este relato foi reconhecido como autêntico por alguns, pois estaria confirmado por outros documentos que se encontram no número de junho da mesma revista. Já outros questionam a necessidade de alguém que já acredita em Deus ter que converter-se a uma religião específica, como o catolicismo.

9 Morreu em maio de 1778 Livros históricos afirmam que ele tentou destruir a igreja a favor maçom.

10 Voltaire introduziu várias reformas na França:
liberdade de imprensa; Um sistema imparcial de justiça criminal; Tolerância religiosa; Tributação proporcional e redução dos privilégios da nobreza e do clero.

11 Tipos de preconceitos Dos sentidos - o sol é pequeno, pois vejo-o assim. Físicos - A terra está imóvel; Históricos -  lenda da fundação de Roma, por Remo e Rômulo; Religiosos - Maomé viajou nos céus.

12 Voltaire Tratamento racional para desvendar os mistérios da consciência humana; As crenças tem um lado subjetivo muito forte. Nos esforçando para ver a crença, ela acabará por existir, para nós. Não era um democrata, e acreditava que as pessoas comuns estavam curvadas ao fanatismo e à superstição.

13 Voltaire O dicionário filosófico publicado em 1764 .
Primeiro livro de bolso da história e alcançou muito sucesso. Ideias revolucionárias:criticam o Estado e a religião;

14 O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo, onde o indivíduo é capaz de elaborar as suas próprias leis, em que a vontade da maioria prevalece. Destaca-se que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis.

15 Voltaire Faz parte desse movimento de renovação da cultura e crítica da política absolutista chamada Iluminismo; Suas ideias foram propagadas na Revolução Francesa e refletiam os ideais dessa revolução, durante a qual foi muito lembrado; Não despreza a cultura pagã e oriental, como fazem outros autores.

16 Voltaire O mal, não é metafísico, mas sim social. Deve-se superá-lo com trabalho e com a razão; O homem deve estar sempre ocupado, para não ficar doente e morrer. Voltaire era muito ativo e combateu o ócio;

17 Voltaire O ceticismo de Voltaire é uma atitude espiritual, contra a metafísica; O Ser Supremo, cuja crença veio depois do politeísmo, é válido; Paradoxo: Deus existe e não podemos conhecer os mistérios do universo; É a causa primeira de tudo, Inteligência suprema.

18 Voltaire Contrariamente ao Deus judaico-cristão, o Deus de Voltaire fez o mundo em tempos remotos e depois abandonou-o ao próprio destino. Por isso Voltaire é deísta. Participou da enciclopedia; Defendeu muitos que estavam em desgraça e lutou contra a tirania. Não se entusiasmava com as formas de governo.

19 Principais obras Tratado sobre a tolerância, 1763
Le Philosophe ignorant, 1766 Édipo, 1718 Elementos da Filosofia de Newton, 1738

20 Obrigada pela atenção. “Não quero participar da política
Obrigada pela atenção!! “Não quero participar da política... A política não é o meu ofício; sempre me limitei a fazer pequeninos esforços para tornar os homens menos tolos e mais honestos ..” “Que é a política senão a arte de mentir a propósito?. .” Voltaire


Carregar ppt "Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google