A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A vida e a obra de um gênio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A vida e a obra de um gênio"— Transcrição da apresentação:

1 A vida e a obra de um gênio
Machado de Assis A vida e a obra de um gênio

2 Prefácio Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de julho de Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, considerado um dos mais importantes nomes da literatura do Brasil e do mundo.

3 Vida    Era filho do mulato Francisco José de Assis, pintor de paredes e descendente de escravos alforriados, e de Maria Leopoldina Machado, uma portuguesa da Ilha de São Miguel. Há poucas informações sobre a infância e pré-adolescência do escritor, porém sabe-se que passou grande parte da mesma em uma chácara de um senador, onde sua família viva como agregada

4 A infância Machado era de saúde frágil, epilético, canhoto e gago, Ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Não freqüentou escola regular, mas, em 1851, com a morte do pai, sua madrasta Maria Inês, à época morando no bairro em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é provável que tenha assistido às aulas quando não estava trabalhando.

5 A juventude e o início da vida acadêmica
    Ainda em sua juventude, machado aprendeu línguas estrangeiras como o Inglês, Francês e Alemão. Ele chegou até a traduzir alguns livros e contos de tais idiomas.     De origem humilde, Machado de Assis iniciou sua carreira trabalhando como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Oficial, cujo diretor era o romancista Manuel Antônio de Almeida. Em 1855, aos quinze anos, estreou na literatura, com a publicação do poema "Ela" na revista Marmota Fluminense. Continuou colaborando intensamente nos jornais, como cronista, contista, poeta e crítico literário, tornando-se respeitado como intelectual antes mesmo de se firmar como grande romancista. Machado conquistou a admiração e a amizade do romancista José de Alencar, principal escritor da época.

6 A vida de Adulto e Escritor
Em 1864 estréia em livro, com Crisálidas (poemas). Em 1869, casa-se com a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais, irmã do poeta Faustino Xavier de Novais e quatro anos mais velha do que ele. Em 1873, ingressa no Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, como primeiro-oficial. Posteriormente, ascenderia na carreira de servidor público, aposentando-se no cargo de diretor do Ministério da Viação e Obras Públicas.

7 As fases de suas obras: 1ª fase: Podendo dedicar-se com mais comodidade à carreira literária, escreveu uma série de livros de caráter romântico. É a chamada primeira fase de sua carreira, marcada pelas obras: Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876), e Iaiá Garcia (1878), além das coletâneas de contos Contos Fluminenses (1870), Histórias da Meia Noite (1873), das coletâneas de poesias Crisálidas (1864), Falenas (1870), Americanas (1875), e das peças Os Deuses de Casaca (1866), O Protocolo (1863), Queda que as Mulheres têm para os Tolos (1864) e Quase Ministro (1864).

8 As fases de suas obras: 2ª fase: Na segunda fase suas obras tinham caráter realista, tendo como características: a introspecção, o humor e o pessimismo com relação à essência do homem e seu relacionamento com o mundo. Da segunda fase, são obras principais: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900), Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908), além das coletâneas de contos Papéis Avulsos (1882), Várias Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1906), Relíquias da Casa Velha (1906), e da coletânea de poesias Ocidentais.

9 Obras de Machado de Assis
Romance Ressurreição, 1872 A mão e a luva, 1874 Helena, 1876 Iaiá Garcia, 1878 Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881 Casa Velha, 1885 Quincas Borba, 1891 Dom Casmurro, 1899 Esaú e Jacó, 1904 Memorial de Aires, 1908

10 Obras de Machado de Assis
Poesia Crisálidas, 1864 Falenas, 1870 Americanas, 1875 Ocidentais, 1880 Poesias completas, 1901 Livros de contos Contos Fluminenses, 1870 Histórias da Meia-Noite, 1873 Papéis Avulsos, 1882 Histórias sem Data, 1884 Várias Histórias, 1896 Páginas Recolhidas, 1899 Relíquias da Casa Velha, 1906

11 Obras de Machado de Assis
Teatro Hoje avental, amanhã luva, 1860 Queda que as mulheres têm para os tolos, 1861 Desencantos, 1861 O caminho da porta, 1863 O protocolo, 1863 Quase ministro, 1864 Os deuses de casaca, 1866 Tu, só tu, puro amor, 1880 Não consultes médico, 1896 Lição de botânica, 1906

12 Curiosidades sobre Machado de Assis
→A letra de Machado de Assis era muito ruim. Redator do Diário de Janeiro, de Quintino Bocaiúva, os revisores recusaram trabalhar com ele, sem que melhorasse a caligrafia. Não só Quintino, mas o próprio Machado não foi capaz de decifrar o que havia escrito. →Machado de Assis foi aprendiz de tipógrafo. O prelo em que trabalhou faz parte do acervo do Museu da Imprensa, da Imprensa Nacional, no Rio de Janeiro.

13 Curiosidades sobre Machado de Assis
→Machado de Assis fez dois testamentos. Um em 30 de junho de 1898, instituindo herdeira única e universal de seus bens sua mulher, Carolina Augusta de Novais Machado de Assis. Como esta morreu antes dele, em 1904, o escritor fez um outro em 31 de maio de 1906, instituindo sua herdeira única "a menina Laura" (já então com 15 anos de idade), filha de sua sobrinha. →Preservada no Arquivo Nacional, a certidão de óbito o traz registrado como de "cor branca", mesmo sendo sua mulatice ou mestiçagem já conhecida.

14 Curiosidades sobre Machado de Assis
→No inventário, o seu nome vem mencionado algumas vezes erroneamente como José Maria Machado de Assis, talvez pelo fato de ele escrever e assinar abreviadamente J. M. Machado de Assis.

15 A importância do escritor
O texto literário realmente representativo assume uma perspectiva radical diante da condição humana. A partir de uma linguagem assegura sua permanência e sua atualidade. Ao dizer de um tempo, diz de todos os tempos: presente, passado e futuro. Assim, cada novo leitor, pode ser capaz de identificar, na dimensão escondida na obra de literatura emoções coincidentes com as que povoam. Isso se torna possível quando a representação simbólica que se caracteriza na arte literária ultrapassa os limites do meramente individual, histórico e mobiliza o psicológico humano, ao processo modificador - cultural da humanidade.   Continua...

16 A importância do escritor
A ficção de Machado de Assis está nesse caso. Sua obra garante permanência e atualidade, na medida em que, em textos profundamente significativos, lança, a partir de seu testemunho sobre o ser humano e a realidade do seu tempo, um olhar armado sobre questões relacionadas com o ser de todas as épocas. Nessa direção, trabalha uma temática que envolve, entre outros destaques, o amor, o ciúme, a morte, a afirmação pessoal, o jogo da verdade e da mentira, a cobiça, a vaidade, a relação entre o ser e o parecer, as oscilações entre o bem o e mal, o conflito entre o absoluto e o relativo.  

17 Fontes bibliográficas de pesquisa:


Carregar ppt "A vida e a obra de um gênio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google