A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO"— Transcrição da apresentação:

1 LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO
PESAGRO-RIO EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO, PESCA E DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO

2 MÓDULO RURAL Objetivos Específicos: Objetivo Geral:
-Realizar zoneamento pedoclimático de diferentes oleaginosas para o Estado do Rio de Janeiro; -Introduzir, avaliar e recomendar culturas/cultivares de oleaginosas para produção de biodiesel para o Estado do Rio de Janeiro; -Avaliar arranjos produtivos de culturas já estabelecidas no Estado com as culturas oleaginosas: rotação, consórcio, sucessão e renovação; -Melhorar os sistemas de produção de oleaginosas; -Produzir sementes básicas de cultivares recomendadas. Objetivo Geral: -Apoiar o estabelecimento do agronegócio de oleaginosas visando ao mercado de energia renovável, contribuindo para a geração de emprego, de renda e para a despoluição ambiental no território do Rio de Janeiro.

3 APOIO FINANCEIRO Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Ministério de Ciência e Tecnologia - Financiadora de Estudos e Projetos – (FINEP).

4 Projeto “Avaliações agronômicas, edafoclimáticas e econômicas de espécies oleaginosas no Estado do Rio de Janeiro”. 2004 Foram implantadas seis Unidades de Pesquisa de 1 ha no período de dezembro de 2004 das culturas de mamona e girassol nas Estações Experimentais da PESAGRO-RIO de Seropédica, Campos, Macaé, Silva Jardim e Itaocara e em área particular em Piraí. As seis Unidades foram divididas em duas, competindo-se duas cultivares de girassol (EMBRAPA V 2000 e Catissol 01) e duas cultivares de mamona (IAC 80 e Al Guarany).

5 RESULTADOS Alta precipitação pluviométrica ocorrida em nov/dez/jan afetou a germinação e população de plantas provocando a diminuição da produtividade. As cultivares de Girassol apresentaram, na média dos locais, produtividades semelhantes – 800 kg/ha. Indicadores – produtividade brasileira – kg/ha. A cultivar Al Guarany apresentou, na média dos locais, produtividade de 622 e a IAC 80, de 500 kg/ha, sendo que esta última apresentou incidência severa do fungo Botris ricini Godfrey. Indicadores – produtividade brasileira – 600 kg/ha.

6 ZONEAMENTO PEDOCLIMÁTICO:
2005  ZONEAMENTO PEDOCLIMÁTICO: - Julho – Elaboração final do mapa da cultura do dendê; - Agosto – Elaboração final do mapa das culturas de soja e mamona; - Setembro – Elaboração final do mapa das culturas de girassol e amendoim; - Outubro – Elaboração final do mapa da cultura de gergelim.

7 AVALIAÇÕES AGRONÔMICAS E ECONÔMICAS:
Avaliação de cinco cultivares de girassol em quatro épocas de plantio (duas no outono/seca e duas na primavera/águas); Locais: Estações Experimentais da PESAGRO-RIO (Campos, Itaocara, Silva Jardim e Avelar); Situação dos experimentos: 1ª época de outono – no estádio de maturação 2ª época de outono – em estádio vegetativo.

8 Experimento de competição de cultivares de GIRASSOL
Estação Experimental de Campos – 1ª Época de plantio de 2005

9 Experimento de competição de cultivares de GIRASSOL
Campo Experimental de Silva Jardim – 2ª Época de plantio de 2005

10 Experimento de competição de cultivares de GIRASSOL
Campo Experimental de Avelar – 1ª Época de plantio de 2005

11 Avaliação de doze cultivares de mamona em quatro épocas de plantio (duas no outono/seca e duas na primavera/águas); Locais: Estações Experimentais da PESAGRO-RIO (Campos, Itaocara, Silva Jardim e Avelar); Situação dos experimentos: 1ª época de outono – no estádio vegetativo/reprodutivo; 2ª época de outono – no estádio vegetativo.

12 Experimento de competição de cultivares de MAMONA
Campo Experimental de Silva Jardim – 1ª Época de plantio de 2005

13 Experimento de competição de cultivares de MAMONA
Campo Experimental de Avelar – 1ª Época de plantio de 2005

14 Avaliação da cultura do nabo forrageiro na época de outono;
Local: Estação Experimental de Campos; Situação do experimento: - em estádio vegetativo. Avaliação de quatro cultivares de gergelim em duas épocas de plantio (uma no outono/seca e outra na primavera/águas); Local: Estação Experimental de Campos; Situação do experimento: 1ª época - outono – em estádio vegetativo.

15 Avaliação da cultura do dendê;
Local: Campo Experimental de Silva Jardim Situação – plantio do dendê em local definitivo. Cultura do DENDÊ em pré-viveiro Campo Experimental de Silva Jardim/2004

16 UNIDADES DE PRODUÇÃO DE ÓLEO
Aquisição de microusinas de extração de óleo: Girassol: -Prensa (40kg/h), filtro prensa e triturador; Local da instalação – Estação Experimental de Campos –Junho/2005. Mamona: -Descascador (100kg/h), cozinhador, prensa (50kg/h) e triturador; Local da instalação – Estação Experimental de Itaocara – Julho/2005

17 Cultura do girassol – Outono/2005 – 1 ha
Primavera/ ha Local: Estação Experimental de Campos. Cultura da mamona – Primavera/2005 – 1 ha Verão/2005 – 1 ha LocaL: Estação Experimental de Itaocara. Parcerias com as Prefeituras nos municípios do Sul e Noroeste Fluminense – Primavera e Verão/2005.

18 EQUIPE TÉCNICA: PESQUISADORES OEP Luiz Antonio Antunes de Oliveira
Sede Jorge Alves Cruz Jose Mario Piratello Luiz de Morais Rego Filho Campos Gloria Marta Bellon Fernandes Benedito Fernandes de Souza Filho Maria Luiza de Araújo Seropédica Renato Alves da Costa SIMA Guilherme Eugênio Lopes Itaocara Júlio César Monteiro de Barros Macaé Regina Célia Alves Celestino

19 MUITO OBRIGADO LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA laoliveira@pesagro. rj
MUITO OBRIGADO LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA


Carregar ppt "LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google