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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
SISTEMA DE BIBLIOTECAS Atualização fev/2011

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
BIBLIOTECAS CAMPUS EDUCAÇÃO FÍSICA (FIS) CAMPUS PONTAL – FACIP (PON) CAMPUS SANTA MÔNICA (MON) CAMPUS UMUARAMA (UMU) ESCOLA BÁSICA – ESEBA

3 Horário de Atendimento
BIBLOTECA CENTRAL – SANTA MÔNICA Segunda a Sexta: 7h30 às 22h15 Sábado: 13h às 16h45 BIBLIOTECA SETORIAL - UMUARAMA Segunda a Sexta: 7h30 às 21h15 Sábado: 8h às 11h45 BIBLIOTECA SETORIAL – EDUCAÇÃO FÍSICA Segunda a Sexta: 7h30 às 11h15 e 13h30 às 17h15 Sábado: Fechado BIBLIOTECA SETORIAL - PONTAL

4 Ter vínculo com a UFU Documento pessoal com foto 1 foto 3x4 CPF
ABERTURA DE CADASTRO Ter vínculo com a UFU Documento pessoal com foto 1 foto 3x4 CPF Sugiro este slide ser o 4

5 Carteira do usuário – obrigatório
EMPRÉSTIMOS Carteira do usuário – obrigatório Acervo Graduação: 7 itens, 7 dias Pós-graduação: 7 itens, 14 dias Multa: gerada por dia e por item Sala de Reserva 2 obras / 4 horas Domicílio: Empréstimo: 1h antes de fechar Devolução: 1 hora após abertura Multa: gerada por hora de atraso

6 SALA DE RESERVA Será permitido o empréstimo de até duas obras da Sala de Reserva por quatro horas, podendo haver renovação. As obras poderão ser emprestadas na véspera de feriados e de recessos acadêmicos e nos finais de expediente uma hora antes do fechamento do setor, devendo ser devolvidas até uma hora, após o início do expediente do primeiro dia útil subsequente.

7 EMPRÉSTIMO É imprescindível a apresentação da carteira de usuário .
Em caso de perda ou danificação, da carteira, será cobrado o valor de R$5,00 (cinco reais) para expedição das vias adicionais (o pagamento das vias adicionais deverá ocorrer por meio da GRU). O usuário será responsável pela guarda e conservação da(s)obra(s) emprestada(s) em seu nome.

8 NADA CONSTA Os usuários que perderem o vínculo com a Universidade terão suas inscrições canceladas, automaticamente, com a emissão do documento “Nada Consta” pela Biblioteca. Para emissão, as Bibliotecas dispõem do prazo de um dia útil e é permitido a solicitação por terceiros.

9 RENOVAÇÃO, RESERVA E DEVOLUÇÃO
A renovação deverá ser realizada somente via internet, e não poderá ser efetuada caso: haja reserva, se exceder o número limite de renovações e se houver débito igual ou superior a R$ 7,00. A devolução do material emprestado deverá ocorrer sempre na Biblioteca, em que o empréstimo foi efetuado. Haverá tolerância de até um dia útil, no prazo de devolução, para usuários que estiverem com obras que entraram na reserva. A solicitação da obra que estiver emprestada deverá ser realizada somente via internet. A obra ficará à disposição do usuário por um período de até um dia útil.

10 Somente pela Internet (www.bibliotecas.ufu.br)
RENOVAÇÃO E RESERVA Somente pela Internet (

11 MULTA O usuário que não devolver o documento no prazo estabelecido ficará sujeito à multa. A multa será cobrada por unidade emprestada e por dia de atraso, exceto nos finais de semana, feriados e recessos. Para o material emprestado por hora, a multa será por unidade emprestada e por hora de atraso.

12 PAGAMENTO MULTA O pagamento de multa deverá ocorrer por meio da Guia de Recolhimento da União – GRU simples (disponível no site das Bibliotecas), nas agências do Banco do Brasil S/A.

13 ATENÇÃO Para efetuar transação de RENOVAÇÃO,
O débito não poderá ser igual ou superior a R$ 7,00.   Para efetuar EMPRÉSTIMO, o leitor não pode ter NENHUM débito na sua conta.  O gerenciamento da conta é responsabilidade do USUÁRIO.  RENOVE SEUS LIVROS EM DIA!!!

14 Perdas e Danos Em caso de perda ou dano do material informacional, o usuário deverá restituir à Biblioteca outro exemplar igual ou de edição mais atualizada. O usuário deverá comunicar imediatamente à Biblioteca a perda do material, para paralisação da multa e início do processo de reposição. Para reposição de itens com reserva e ou da Sala de Reserva, será concedido o prazo de sete dias, para reposição dos demais itens, trinta dias. Se o item perdido for recuperado no decorrer deste período, a paralisação da multa não será válida. Não havendo a reposição do material, no prazo determinado, o serviço de empréstimo domiciliar será suspenso.

15 Proibido Mochilas, Bolsas e Pastas
NÃO É PERMITIDO Proibido Fumar Proibido Celular Proibido Comer Proibido Comércio Proibido Mochilas, Bolsas e Pastas Proibido Falar Alto

16 MANUSEIO DE LIVROS É pedido aos usuários que:
não recoloquem os livros nas prateleiras, deixando-os sobre as mesas. O objetivo é gerar estatísticas de utilização do acervo. 16

17 PRESERVAÇÃO DO ACERVO Não manuseie com as mãos sujas.
Não rabisque, nem faça anotações nas folhas. Não rasgue, nem arranque folhas. Não apóie o cotovelo no livro. Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel. Não dobre o canto das folhas, nem use clipe. Não use saliva para virar as folhas. Não coma, nem beba próximo aos livros. Não o exponha ao sol, mantenha-o em local seco.

18 ÁREAS DE ESTUDO

19 LOCALIZAÇÃO DE OBRAS NAS ESTANTES

20 LOCALIZAÇÃO DO LIVRO ETIQUETA DE LOMBADA

21 LOCALIZAÇÃO DOS LIVROS NAS ESTANTES
577.21 M648e 577.21 M689g 577.21 R484e P348c 577.23 G873m 614.48 E79d 3ª ed. 614.48 E79d 4ª ed. 61(094) F814d 611.31 O63t 614.2 C355e 614.7 F252p 3ª ed. 614.49 A135e 614.49 F447g

22 MANUSEIO DE LIVROS Após o uso favor colocar os livros nas estantes azuis Favor não recolocá-los nas prateleiras, evitando deixá-los sobre as mesas

23 SERVIÇOS OFERECIDOS Guarda-volumes (perda da chave / R$ 20,00)
SETOR DE CIRCULAÇÃO Guarda-volumes (perda da chave / R$ 20,00) Portaria Cadastro de usuários (2ª via / R$ 5,00) Empréstimo e devolução Sala de reserva Obras reservadas (24 horas)

24 SERVIÇOS OFERECIDOS Orientação - consulta ao catálogo on-line
SETOR DE REFERÊNCIA Orientação - consulta ao catálogo on-line - localização de livros Comutação bibliográfica Pesquisa científica on-line Normalização de trabalhos (ABNT) Treinamentos

25 SERVIÇOS OFERECIDOS SETOR DE MULTIMEIOS E COLEÇÕES ESPECIAIS
Fitas VHS, DVDs, CDs, periódicos (revistas, jornais), coleção agropecuária Sala para utilização de material audiovisual.

26 No site da biblioteca, clique no link GRU (Guia de Recolhimento da União)

27 Preencha os campos Preencha os dados

28 Nesta página escolha a opção desejada: Para pagamento de multa escolha a opção marcada

29 MULTAS Toda multa deverá ser paga através de “Guia de Recolhimento
da União – GRU”, no Banco do Brasil.

30 Importante!!! A baixa da multa é realizada automaticamente dois dias úteis após o pagamento, podendo ser baixada a qualquer momento com a apresentação do comprovante.

31 O usuário que pagar indevidamente alguma taxa da biblioteca (multa, perda de chave, via adicional da carteira de usuário) poderá solicitar ressarcimento, através do preenchimento de um Requerimento disponível nos Setores de Circulação da Biblioteca. A restituição é feita apenas em conta corrente. NÃO é possível ser realizada em conta POUPANÇA.

32 Atenção A GRU é paga, exclusivamente no Banco do Brasil.
O pagamento pode ser feito nos caixas eletrônicos em débito em conta, caso tenha saldo, ou diretamente no caixa. Agendamento de pagamento não é válido como comprovante de pagamento.

33 INFORMAÇÕES E SUGESTÕES
SANTA MÔNICA UMUARAMA EDUCAÇÃO FÍSICA PONTAL – (34) ancelmo


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