A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOPLASMA UNIC SINOP AEROPORTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOPLASMA UNIC SINOP AEROPORTO"— Transcrição da apresentação:

1 PROTOPLASMA UNIC SINOP AEROPORTO
FACISAS: Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Sinop. Disciplina: Farmacognosia I. Prof. Esp. Andréa Carla Tavares Romani

2 Definição É o nome dado ao citoplasma e ao núcleo da célula vegetal

3

4 O núcleo geralmente de forma globosa é a sede dos fenômenos responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, permanecendo envolto pelo citoplasma. O citoplasma material de aspecto hialino e viscoso, possuidor de consistência que varia entre a clara de um ovo e a de um corpo semi-sólido, engloba em seu interior uma série de formações tais como: vacúolos,plastos, condrioma, ribossomos.

5 Vacúolos São bolsas citoplasmáticas contendo substâncias minerais e orgânicas em solução, constituindo o chamado suco vacuolar. Entre as substâncias minerais aí existentes ocorre, principalmente, o cloreto de sódio e entre as substâncias orgânicas, há carboidratos, proteínas, gorduras e certos tipos de pigmentos.

6

7 Plastos Plastos, plastídios o cromatóforos são corpúsculos encontrados nas células vegetais. Em sua grande maioria, são portadores de pigmentos, o que justifica o nome cromatóforos. Costumam ser classificados de acordo com a presença de substâncias coloridas ou não.

8

9

10

11 Assim, são divididos em dois grupos:
Os Cromoplastos e Os Leucoplastos, também conhecidos por acromoplastos.

12 Cromoplastos Leucoplastos Plastos com pigmentos sem pigmentos

13 Cromoplastos Podem ser divididos em três tipos: Cloroplastos (verde)
Eritoplastos (vermelha), e Xantoplastos (amarela)

14 Os cloroplastos acham-se presentes em todos os vegetais verdes.
Cada cloroplasto de forma lenticular possui no seu interior uma série de formações de contorno circular, que se dispõe como uma pilha de moedas. Cada uma destas pilhas recebe o nome de grana. A clorofila, substância indispensável à fotossíntese, acha-se distribuída nos cloroplastos.

15

16 Os leucoplastos são totalmente desprovidos de pigmentos.
Os leucoplastos sintetizam e armazenam materiais ergásticos, amido entre outros É no interior destas organelas que os grãos de amido ou fécula têm origem.

17 Leucoplastos (amido)

18 O condrioma é constituído por um conjunto de corpúsculos granulosos ou em bastonetes.
Quando possuem forma de grânulos são chamados de mitocôndrios. Quando possuem forma de bastonetes são chamados de condriocontes. Apresenta tamanho diminuto e estão relacionados com fenômenos respiratórios

19

20 Grânulos Bastonetes

21 Os ribossomos, os dictiossomos e o retículo endoplasmático são de grande importância no desempenho de funções celulares

22 Célula vegetal Retículo endoplasmático e ribossomos

23 dictiossomas

24 Inclusões celulares São substâncias resultantes de atividades químicas do protoplasma. Elas podem ser inclusões químicas orgânicas ou inorgânicas.

25 Inclusões Orgânicas Amido e féculas: O amilo ou amido é um polímero de condensação da glicose formada na planta durante a fotossíntese. São sempre pós finos de coloração brancacenta, constituídos por grânulos de tamanhos, formas e estratificações variáveis. Substância de Reserva: alimentação humana. Amido: partes aéreas (frutos e sementes). Ex: amido de milho, amido de arroz e amido de trigo. Fécula: partes subterrâneos. Ex: fécula de mandioca, fécula de batata.

26 IMPORTÂNCIA FARMACÊUTICA
Os amilos são muito utilizados no preparo de comprimidos e pomadas. A farmacopéia brasileira apresenta cinco tipos de amilos: milho, arroz, mandioca, batata e trigo.

27 Amiloplastos Grão de amilo

28 Amido de centeio Os grãos são lenticulares, de contorno irregular.
As estrias concêntricas são distintamente visíveis. O hilo é estrelado.

29 Amido da cevada O grão é discóide, lenticular, semelhante ao do trigo.
Contorno regular.

30 Amido de arroz Grãos semelhantes aos da aveia, menores.
Não apresentam estrias e são poligonais.

31 Amido de feijão Grãos grandes, ovóides irregularmente cilíndricos ou quase esféricos. O hilo é bem marcado, ocupando quase todo o comprimento do grão, emitindo de lado a lado pequenos prolongamentos.

32 Amido de milho Sensivelmente poliédricos.
O hilo é pontuado, emitindo prolongamentos em forma de estrela.

33 Fécula de araruta Os grãos são ovóides e obtusos- triangulares, raramente esféricos, apresentando protuberâncias laterais.

34 Fécula de batata-doce Grãos semelhantes aos da mandioca
Alguns são esféricos, irregulares. Outros são quase poliédricos, redondos, truncados, apresentando maior numero de formas.

35 Fécula da mandioca Grãos esféricos, irregularmente arredondados, em forma de dedal.

36 Fécula da batata Grãos ovais, piriformes, arredondados.
O hilo é pontuado na parte mais estreita do grão. Os grãos arredondados são menores e os ovais são maiores.

37 GRÃOS DE ALEURONA Do grego, Aleuron = farinha.
A reserva protéica de muitas sementes é constituída pelos grãos de aleurona, corpúsculos formados no interior de vacúolos, em função do enriquecimento do suco vacuolar em protídeos.

38 1. Vacúolos protéicos (grãos de aleurona); 2. Parede celular; 3. Tonoplasto; 4. Substância fundamental; 5. Cristalóide; 6. Globóide; 7. Pormenor de um grão de aleurona.

39 Inúmeras drogas da farmacopéia brasileira constituídas de sementes e de frutos- sementes possuem grãos de aleurona. Os frutos do funcho e erva-doce, as sementes de abóbora, de linho, de mostarda são alguns exemplos.

40 Os globóides, corpúsculos arredondados, são constituídos pela fitina.
Fitina é uma substância encontrada em quantidades nos cereais, foi utilizada como fonte de fósforo em medicamentos. Diminui a calciúria, sendo por isso receitada nas hipercalciúrias e na litíase renal.

41 INULINA É um polissacarídeo resultante da polimerização da frutose e encontra-se dissolvida no suco vacuolar, para ser observada necessita ser cristalizada pela desidratação. A inulina inibe a reabsorção ativa do sódio no túbulo proximal dos rins, sendo considerada como diurética por aumentar a excreção de água e de sódio.

42 Chicorium intylus L.

43 Chicorium intylus L.

44 Alcachofra Alho

45 ÓLEOS Os óleos fixos e os óleos essenciais freqüentemente são observados no interior de células, sob a forma de gotículas. Os óleos fixos são considerados produtos de reserva, mas quanto à composição química são ésteres de ácidos graxos e glicerol.

46 Óleos fixos São produtos de reserva.
Exemplos importantes de óleos fixos são: Óleo de amendoim, De algodão, Milho, Girassol, Soja, Oliva, Amêndoas doces e Rícino. Alguns óleos fixos são usados na alimentação humana, outros são empregados na fabricação de cosméticos.

47 Óleos fixos

48 Óleos essenciais Também chamados de essências, relacionam-se com grande número de funções orgânicas. Podem ocorrer tanto no interior das células, como no interior de estruturas especializadas, como glândulas e canais excretores.

49 Óleos essenciais

50 Inclusões inorgânicas
Entre as inclusões citoplasmáticas inorgânicas, a inclusão do oxalato de cálcio é a mais comum. Provém da combinação do ácido oxálico resultante do metabolismo da planta com sais de cálcio extraídos do solo pela planta. As inclusões de oxalato de cálcio são de grande importância na diagnose de drogas. O oxalato pode assumir diferentes formas tais como:

51 Rafídeos Rafídeos: cristais em forma de agulhas, geralmente formando feixes. São encontrados geralmente nas monocotiledôneas. O “comigo-ninguém-pode”, Dieffenbachia picta S., planta ornamental, freqüentemente envolvida em casos de intoxicação. Possui nas folhas e nos caules idioblastos repletos de rafídios, os quais são geralmente culpados pelos sintomas da intoxicação.

52 “Comigo-ninguém-pode”

53 Drusas São cristais em roseta, sendo formados por agregações de cristais menores, de forma piramidal. São os cristais de oxalato de cálcio mais comuns nas dicotiledôneas. As folhas de maracujá, malva e jaborandi, são exemplos de órgãos vegetais providos de drusas. Os botões florais do cravo-da-índia, a região do endosperma do anis e de funcho constituem exemplos de locais onde ocorre esse tipo de inclusão.

54 “cravo-da-índia”

55 “anis-estrelado”

56 Areias cristalinas: são aglomerados de microcristais, geralmente de forma piramidal, encontrados no interior de células especiais, principalmente em plantas das famílias Solanaceae e Rubiaceae . Cristais prismáticos: outro tipo freqüente de cristais de oxalato de cálcio

57 Cristais de oxalato de cálcio

58 CARBONATO DE CÁLCIO As inclusões de carbonato de cálcio ocorrem geralmente em formações especiais chamadas de cistólitos .


Carregar ppt "PROTOPLASMA UNIC SINOP AEROPORTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google