A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA SALA DE AULA SUAS RAÍZES COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA SALA DE AULA SUAS RAÍZES COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA SALA DE AULA SUAS RAÍZES COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7

2 Construindo conceitos Pra você, o que é Autonomia? Pra você, o que é Heteronomia? Auto - (eu) mesmo, (si) mesmo. Hetero - Outro, diferente. Nomia - O que é de lei e de direito; regras; normas.

3 Conceituando Segundo Kant: Autonomia – Capacidade de governar a si mesmo; capacidade apresentada pela vontade humana de se autodeterminar segundo uma legislação moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou exógeno, com uma influência subjugante, tal como uma paixão ou uma inclinação afetiva incoercível. Por oposição a heteronomia.

4 Conceituando Segundo Kant: Heteronomia – Sujeição a uma lei exterior ou à vontade de outrem, ausência de autonomia; sujeição da vontade humana a impulsos passionais, inclinações afetivas ou quaisquer outras determinações que não pertençam ao âmbito da legislação estabelecida pela consciência moral de maneira livre e autônoma. Por oposição a autonomia.

5 Questionamentos Como desenvolver nossa própria autonomia? – Tendo uma forte base ética e moral raciocinada; – Nos encorajando a tomar decisões independentemente de punição ou recompensa. Como estimular o desenvolvimento da autonomia do outro? – Fraternidade e democracia.

6 O processo Vejamos como gerir um processo como esse: – Autocracia x Democracia – Punição x Recompensa – Sanções por reciprocidade Sanção: Pena ou recompensa que corresponde à violação ou execução de uma lei. Reciprocidade: categoria do entendimento a partir da qual é possível o conhecimento da relação entre dois ou mais elementos quais quer do mundo natural que são percebidos simultaneamente no espaço, de forma complementar e interativa; mutualismo.

7 Algumas provocações Reforçando a Heteronomia: – Episódios do dia-a-dia: o prato de comida – E a sala de aula?

8 Bibliografia KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. São Paulo: Martin Claret, 2003. PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Sumus, 1994. DVD KAMII, Constance. Autonomia. Atta Multimídia. Crianças do Milênio: produzido pela BBC.


Carregar ppt "DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA SALA DE AULA SUAS RAÍZES COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google