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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 7° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste do país

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. A dança é uma das melhores expressões culturais, pois envolve o movimento, o canto e a dramatização. E é essa necessidade de se expressar que leva o homem a utilizar as artes e transformá-la em um símbolo de seu povo ou de sua cidade. (1) Imagem: kenna takahashi / A dançarina Bliss - Burning Man / Creative Commons Attribution 2.0 Generic (1). Acesso em 28 ago

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. No Brasil, as principais lutas e danças típicas têm forte ligação com a religiosidade e o fator histórico. São ritmos alegres com roupas e cenários populares de cada região. (1) Imagem: Efrat Gruner, Edirado por Ester Inbar / Roda de Capoeira / The use of this image is free for any purpose.

4 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. As danças típicas demonstram o melhor e o mais importante de uma localidade. (1) Nesta aula, vamos conhecer as danças das regiões Sul e Sudeste do Brasil! Vamos lá? NORTE CENTRO OESTE NORDESTE SULDESTE SUL CENTRO OESTE Imagem: TZ master / Mapa Clicável do Brasil. / GNU Free Documentation License

5 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Região Sul composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; apresenta grande diversidade cultural, em especial a influência da cultura do imigrante europeu. Imagem: Nathan Sodré Salvatierra / Mapa do Sul do Brasil / Domínio Público.

6 Pau-de-Fitas (PR) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Pau-de-Fitas (PR) o pau-de-fitas foi trazido pelos alemães que aportaram no sul do Brasil; um mastro de aproximadamente três metros é fincado no chão com diversas fitas coloridas atreladas a ele; os dançarinos devem estar em número par e cada um segura uma fita para girar ao redor do mastro; no decorrer dos passos da dança, vão se formando desenhos com as tranças das fitas; a dança é acompanhada por músicas provenientes de instrumentos como o cavaquinho, pandeiro, acordeão e violão. (2) Imagem: David Luther Thomas / Padrões de fita como fitas dos dançarinos chegar ao fundo do Maypole / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic (2). Acesso em 28 ago

7 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Fandango (PR, SC, RS, SP) trazida pelos portugueses (litoral do Paraná), no Brasil, recebeu influência do índio; o fandango também pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo; são utilizados instrumentos como viola, pandeiro e uma rabeca enquanto a letra é improvisada; os dançarinos fazem uma roda e dançam com passos valsados e o ritmo é seguido com palmas e com a batida dos pés. (2) Imagem: Pierre Chasselat ( ) / Imagem de dança folclórica espanhola do pintor francês Pierre Chasselat / O trabalho de Pierre Chasselat (m. 1814; PD-Velha) / Domínio Público

8 Chimarrita (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Chimarrita (RS) dança típica de Portugal, trazida ao Brasil durante o século XIX; inicialmente, a dança era realizada com os casais juntos dançando algo parecido com as valsas. Depois, as duplas passaram a dançar em várias direções e mais separados; em algumas partes, eles dançam juntos no passo bem conhecido que é o “dois pra lá e dois pra cá”; Com base em alguns movimentos, o homem, chamado de peão, e a mulher, que recebe o nome de prenda, podem flexionar levemente os joelhos durante os passos. (2) Imagem: BPL / Dançando o Polka / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

9 Milonga (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Milonga (RS) essa dança também é popular na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, ela recebe a companhia da viola e de outros instrumentos musicais; a milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica; ela pode ser dançada de três formas: havaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueada (dança no ritmo de marcha) e riograndense (dança com passos dois e um). (2) Imagem: Gabriella Clare Marino Gcmarino / Milonga com música ao vivo em Amsterdã / GNU Free Documentation License

10 Vaneirão (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Vaneirão (RS) é um ritmo bastante comum no estado e tem suas origens na cidade de Havana, em Cuba; sua influência incidiu não só sobre o Rio Grande do Sul, como também nos sambas do Rio de Janeiro; o nome da dança se altera conforme o ritmo, pois, se ele for lento, recebe o nome de Vaneirinha, rápido, Vaneirão e moderado, Vaneira; os passos são realizados com “dois pra lá e dois pra cá”, e são alternados com quatro movimentos de cada lado. (2)

11 Chula (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Chula (RS) dança praticada só por homens; representa um desafio; uma lança é colocada no chão e três homens em suas extremidades. Eles sapateiam de diversas formas e, após realizar uma sequência de passos, outro dançarino vai executar os movimentos e deve realizar de forma mais difícil que o anterior; tudo isso acontece sob a música de uma gaita gaúcha; o dançarino que vence o desafio é aquele que realiza uma coreografia mais difícil que os companheiros, quando encosta na vara ou quando, por algum motivo, perde o ritmo. (2)

12 Pezinho (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Pezinho (RS) o pezinho tem origem portuguesa e conseguiu atrair adeptos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; além de dançar, os dançarinos devem cantar no ritmo da música que acompanha os passos; a coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas que rodam em torno de si. (2)

13 Boi de mamão (SC) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Boi de mamão (SC) o boi de mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina; com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com esse nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi de pano; trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino. (3) Imagem: Eugenio Hansen, OFS / Fantoche representando uma Bernunça, personagem do Boidemamão, do folclore do estado de Santa Catarina, Brasil. / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

14 Dança do vilão (SC) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Dança do vilão (SC) é uma das danças que fazem parte do folclore de Santa Catarina; possui diversas componentes: balizadores, batedores e músicos, ou seja, muito semelhante à que é dançada no estado de Goiás; com o bastão, os integrantes realizam batidas e giram entre si. O movimento proporcionado pelo vaivém dos bastões deixa a coreografia mais bonita. (2)

15 Balainha (SC) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Balainha (SC) também recebe o nome de “arcos floridos” ou “jardineira”, pois os casais seguram um arco florido; é formada uma fila, e as duplas vão passando os arcos por cima e por baixo dos demais casais; depois, são executados outros passos com formação de grupos com quatro pares, que fazem uma roda para cruzar seus arcos e formar as balainhas. (2)

16 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Região Sudeste A Região Sudeste do Brasil é composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Mapa do Brasil, destacado o sudeste / GNU Free Documentation License.

17 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Dança do tamanduá (ES) homens e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias de acordo com o que é executado por quem está no meio; as músicas que embalam os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador; as músicas são na forma solo-coro, o que permite improvisação nas ordens musicais cantadas pelo puxador. (4)

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Caxambu (MG) essa dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas; é formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias; são diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores. (4) Imagem: Vanessa Freitas / Foto de uma apresentação do Grupo de Caxambu Michel Tannus em Porciúncula - RJ / Domínio Público

19 Cateretê ou catira (RJ-SP-MG)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Cateretê ou catira (RJ-SP-MG) o cateretê foi introduzido pelos jesuítas; nas zonas litorâneas, geralmente é dançado com tamancos de madeira dura. No interior desses estados, os dançarinos dançam descalços ou usam esporas nos sapatos; em geral, o cateretê é dançado apenas por homens, porém, em alguns estados, como Minas Gerais, as mulheres também participam da dança; os dançarinos formam duas fileiras, com acompanhamento de viola, cantos, sapateado e palmas. Os saltos e a formação em círculo aparecem rapidamente; os dançarinos não cantam, apenas batem os pés e as mãos e acompanham a evolução. (5) Imagem: Al-nasiho / dança típica do folclore brasileiro / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Mineiro-pau (MG) é realizada por homens de todas as idades, que usam bastões de madeira; os dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som da batida no chão; essa batida recebe o nome de “batida de quatro”, “batida no alto”, “batida embaixo”, entre outras. (4)

21 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Samba (RJ) o samba é uma dança e um gênero musical trazido pelos negros para o Brasil; inicialmente, ele chegou à Bahia, mas ganhou espaço e reconhecimento em outros estados, principalmente, no Rio de Janeiro; foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote. (4) Imagem: Prefeitura de Olinda / Ritmistas de samba do "Sambadeiras" grupo (2009) - Olinda, Brasil. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Xiba (RJ) a xiba é executada com o uso de tamancos específicos com a formação de círculo duplo formado por homens e mulheres; as mulheres cantam repentes, e os homens batem os tamancos fazendo muito barulho. (4) Imagem: Clive Stanley/ Tudor Rose pub com dançarinos de Morris histórica rua em alta Upnor Alta e Tudor Rose pub fornecer o cenário idílico para uma Noroeste entupir senhoras dança Morris fora da noite. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

23 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Jongo (SP) essa dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres; um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem movimentos; os instrumentos musicais utilizados são tambor e chocalho. (4) Imagem: Adilson dos Santos / Fado de Quissamã - dança Jongo em torno de uma fogueira em centenários de escravos casas de Machadinha Farm plantação de cana / GNU Free Documentation License

24 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares. Há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes de dançar. (6) Imagem: kenna takahashi / A dançarina Bliss - Burning Man / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

25 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Extra Dividir a turma em dois grupos correspondentes às regiões Sul e Sudeste. Os dois grupos terão que escolher alguns estilos de dança das respectivas regiões. Os grupos deverão fazer uma pesquisa em relação à cultura na qual a dança está inserida; como foi a origem e se existem filmes, fotos ou textos que possam contribuir para o entendimento e a visualização dos movimentos. Criar uma sequência de movimentos, para que todos vivenciem o máximo possível de variações sem se preocupar com a perfeição dos gestos. Adaptado de SEED-PR (2007)

26 Referências Bibliográficas
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Referências Bibliográficas Secretaria de Educação do Paraná. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, *Sites consultados: disponíveis nos Hiperlinks

27 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2,24 kenna takahashi / A dançarina Bliss - Burning Man / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 29/08/2012 3 Efrat Gruner, Edirado por Ester Inbar / Roda de Capoeira / The use of this image is free for any purpose. 06/09/2012 4 TZ master / Mapa Clicável do Brasil. / GNU Free Documentation License 27/08/2012 5 Nathan Sodré Salvatierra / Mapa do Sul do Brasil / Domínio Público. 6 David Luther Thomas / Padrões de fita como fitas dos dançarinos chegar ao fundo do Maypole / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 28/08/2012 7a Upload de Arquivo Bot (Magnus Manske)/ Dançando ilustração casal/ United States Public Domain 7b Pierre Chasselat ( ) / Imagem de dança folclórica espanhola do pintor francês Pierre Chasselat / O trabalho de Pierre Chasselat (m. 1814; PD-Velha) / Domínio Público

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 8 BPL / Dançando o Polka / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica 28/08/2012 9 Gabriella Clare Marino Gcmarino / Milonga com música ao vivo em Amsterdã / GNU Free Documentation License 13 Eugenio Hansen, OFS / Fantoche representando uma Bernunça, personagem do Boidemamão, do folclore do estado de Santa Catarina, Brasil. / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 16 Raphael Lorenzeto de Abreu / Mapa do Brasil, destacado o sudeste / GNU Free Documentation License. 29/08/2012 18 Vanessa Freitas / Foto de uma apresentação do Grupo de Caxambu Michel Tannus em Porciúncula - RJ / Domínio Público 27/08/2012

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 19 Al-nasiho / dança típica do folclore brasileiro / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported 27/08/2012 21 Prefeitura de Olinda / Ritmistas de samba do "Sambadeiras" grupo (2009) - Olinda, Brasil. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica 28/08/2012 22 Clive Stanley/ Tudor Rose pub com dançarinos de Morris histórica rua em alta Upnor Alta e Tudor Rose pub fornecer o cenário idílico para uma Noroeste entupir senhoras dança Morris fora da noite. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica 23 Adilson dos Santos / Fado de Quissamã - dança Jongo em torno de uma fogueira em centenários de escravos casas de Machadinha Farm plantação de cana / GNU Free Documentation License


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