A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientando-se no espaço terrestre. Mapa Mental O ser humano sempre teve a necessidade de orientar-se no espaço em que vive. Os primeiros homens, por exemplo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientando-se no espaço terrestre. Mapa Mental O ser humano sempre teve a necessidade de orientar-se no espaço em que vive. Os primeiros homens, por exemplo,"— Transcrição da apresentação:

1 Orientando-se no espaço terrestre

2 Mapa Mental O ser humano sempre teve a necessidade de orientar-se no espaço em que vive. Os primeiros homens, por exemplo, quando saíam para caçar, tinham que observar os elementos naturais que existiam no espaço e marcar pontos de referência que facilitassem sua orientação. Pontos de referência = elementos naturais e culturais do espaço em que se vive. Mapa mental é um desenho, uma representação espacial, que construímos em nossa mente para podermos nos orientar pelo espaço e poder localizar os lugares. Ele é constituído por pontos de referência, que nos ajudam a criar os lugares e caminhos de lembrança.

3

4

5

6 Orientação pelo Sol e a Rosa dos Ventos Os seres humanos sempre nutriram o interesse em desvendar os mistérios do universo, do céu e seus astros. Assim, dividiram o tempo em dia e noite, usaram as fases da Lua para orientar seus períodos de caça, plantação e criação de animais. O movimento aparente do Sol pode ser uma forma de orientar-se pelo espaço. Como? A direção em que o Sol nasce ficou conhecida como nascente, leste ou oriente e a direção em que ele se põe ficou conhecida como poente, oeste ou ocidente. Apontando o braço direito para a direção em que o Sol nasce teremos o leste; consequentemente, do lado esquerdo, o oeste; à frente ficará o norte, também chamado de setentrional ou boreal; atrás estará o sul, também chamado de meridional ou austral.

7

8

9

10 Rosa dos Ventos Para a orientação ser mais precisa, é necessário ter os pontos colaterais, cujos os nomes foram formados a partir das direções principais, entre os quais se localizam. Assim, entre o norte e o leste está o nordeste; entre o norte e o oeste está o noroeste; entre o sul e o leste está o sudeste; entre o sul e o oeste está sudoeste. A rosa dos ventos é utilizada nos mapas para indicar as direções cardeais. Porém, toda e qualquer localização vai depender de um referencial escolhido.

11

12 Orientação pela bússola A bússola é um instrumento de orientação, inventado pelos chineses por volta do século XII. Eles perceberam que podiam utilizar a propriedade magnética da Terra para se orientar. A bússola é parecida com um relógio, porém com um único ponteiro e uma rosa dos ventos desenhada no lugar dos números. O ponteiro é uma agulha imantada que sempre aponta para o norte. Quando giramos a bússola e fazemos a ponta norte do desenho da rosa dos ventos coincidir com a direção indicada pela agulha, podemos estabelecer as demais direções cardeais. Você deve estar curioso para saber o que faz com que a agulha da bússola aponte sempre para o norte. E aí, sabe?

13 É que em uma região localizada próxima ao Pólo Norte e situada na Ilha Príncipe de Gales, pertencente ao Canadá, existe um grande depósito de magnetita, um mineral de elevada capacidade magnética e que faz com que essa região da Terra se transforme num imenso imá, atraindo a agulha da bússola.

14 Verificando a aprendizagem 1.Quais são as formas de orientação utilizadas pelos seres humanos? 2.O que é uma rosa dos ventos? 3.Como funciona a bússola? 4.Como podemos nos orientar pelo Sol? 5.O que significa o movimento aparente do Sol? 6.Trabalho individual: produza um texto ilustrado sobre a importância da orientação. Alguns termos devem estar presentes no texto: Sol, bússola, direções cardeais, entre outros.


Carregar ppt "Orientando-se no espaço terrestre. Mapa Mental O ser humano sempre teve a necessidade de orientar-se no espaço em que vive. Os primeiros homens, por exemplo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google