A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes Renata Adriana Gabossa Thereza Cristina de Souza Lima Centro Universitário Internacional UNINTER ABED

2 Problema: A possibilidade de utilização das redes sociais como ferramentas de apoio nos processos de ensino-aprendizagem na EaD. - Como manter as práticas pedagógicas atualizadas com esses novos processos de transação de conhecimento?

3 Justificativa - A explosão das redes sociais; - Relação com a EaD; - Desafios teórico-metodológicos; - Pistas para pesquisa e ações.

4 Objetivo Analisar a utilização de redes sociais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior a distância.

5 Metodologia Bibliográfica: -Os aportes teóricos consideram principalmente as contribuições de Levy (1999), Phillips; Baird e Fogg (2012), Mattar(2012), Moser e Alencastro (2013) e Castells (2013). Pesquisa de Campo: -Questionário 500 alunos curso de Licenciatura a distância (10 polos )

6 Estrutura do artigo  Parte-se de uma reflexão sobre a relação educação e tecnologia focalizando as redes sociais e suas implicações nessa seara;  Apresentação dos resultados da pesquisa de campo;  Análise e considerações finais.

7 Educação e Tecnologia  O uso abrangente de tecnologias sociais e móveis fornece a cidadãos de todas as idades uma oportunidade ímpar de usar ferramentas como o Facebook para criar comunidades de aprendizagem auto-organizadas ou redes de aprendizagem pessoal (PLN). (PHILLIPS; BAIRD; FOGG, 2012, p. 13).

8 Pesquisa de campo  Ensino médio

9 Motivos pela opção da EaD

10 Acesso à internet em casa?

11 Onde você acessa com mais frequência as informações do seu curso?

12 Cadastro em alguma rede social?

13 Com que frequência acessa redes sociais?

14 Utiliza redes sociais para obter informações sobre seu curso?

15 Participa de grupos em redes sociais que tratem de sua área de estudos?

16 Resultados  A maioria dos alunos provém do ensino médio público presencial;  Optou pela EaD por falta de tempo;  Tem acesso frequente a correspondências eletrônicas em casa por meio de computador pessoal.

17 Considerações finais  Os resultados apontam que as redes sociais, apesar de sua grande penetração na sociedade de um modo geral, ainda são pouco utilizadas como ferramenta de apoio nos processos de ensino-aprendizagem.

18 Referências  CASTELS, M. Redes de Indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.  HUNTER, B. Learning in the Virtual Community Depends upon Changes in Local Communities. In: RENNINGER, K. A.; SHUMAR, W. Building virtual communities. Learning and change in cyberspace. New York: Cambridge University Press, 2002.  LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.  MATTAR, J. Facebook em e Educação. (2012) Disponível em:  http://joaomattar.com/blog/w2rse/ Acesso em: 26/abr.2014. http://joaomattar.com/blog/w2rse/  PHILLIPS, Linda Fogg; BAIRD, Derek E.; FOGG, B. J. Facebook para Educadores. (2012). Disponível em: Acesso em: 15/ abr. 2014.http://educotraducoes.files.wordpress.com/2012/05/facebook- para-educadores.pdf


Carregar ppt "REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google