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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 2º Ano Retomada de referência.

2 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa Ensino Médio, 2º Ano Tópico: Retomada de referência

3 Namorado – casa de praia – Recife – celular
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Suponha que você deverá produzir um parágrafo narrativo como requisito mínimo para conseguir um emprego de secretário (a) numa firma de renome. De antemão, foi informado (a) de que somente poderia usar as palavras abaixo uma única vez. Namorado – casa de praia – Recife – celular O que fazer então?

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Serão poucas linhas, porém você terá que utilizar aquelas palavras e contar algo com sentido. Certamente você irá fazer retomada de referência para garantir a coesão do texto e conseguir a tão sonhada vaga. Mas o que é mesmo retomada de referência? Como ela se dá nos textos? Quais palavras utilizar para fazer retomada de referência?

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Essas e outras perguntas serão respondidas na aula de hoje, cujo objeto de estudo é exatamente retomada de referência.

6 Primeiro, vamos ver o que dizem os estudiosos a esse respeito?
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Primeiro, vamos ver o que dizem os estudiosos a esse respeito? “A retomada é a operação responsável pela manutenção em foco, no modelo de discurso, de objetos previamente introduzidos, dando origem às cadeias referenciais ou coesivas, que são responsáveis pela progressão referencial do texto.” (KOCH e ELIAS, 2006, p. 131)

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência A retomada de termos, expressões ou frases já ditas ou sua antecipação é um dos principais mecanismos de coesão. (PLATÃO & FIORIN, 2006)

8 nas produções textuais, usamos essa estratégia para evitarmos repetir
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência A todo instante, fazemos retomadas, quer nas produções orais, quer nas escritas com os seguintes objetivos: nas produções textuais, usamos essa estratégia para evitarmos repetir termos previamente anunciados; para dar coesão às nossas produções; para dar progressão aos nossos textos. Vejamos no exemplo ao lado: Maria, Desta parte quem cuida é o suporte técnico. Por favor, envie uma mensagem para eles apresentando, com clareza , a sua dúvida que prontamente será atendida. Bjs, Isolda.

9 Quais palavras usamos para fazermos retomadas?
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Quais palavras usamos para fazermos retomadas? Podemos usar palavras de ordem gramatical como pronomes, elipses, numerais, advérbios, locativos ou palavras de ordem lexical como reiteração de itens lexicais, sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos, expressões nominais, etc.

10 Quais as principais estratégias de referenciação textual?
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Quais as principais estratégias de referenciação textual? A retomada se dá nos textos através do: uso de pronomes ou outras formas de valor pronominal; uso de expressões nominais definidas; uso de expressões nominais indefinidas.

11 Uso de pronomes ou outras formas de valor pronominal
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Uso de pronomes ou outras formas de valor pronominal Observe o texto abaixo: José e Renato, apesar de serem gêmeos, são muito diferentes. Por exemplo, este é calmo, aquele é explosivo. Para retomar os nomes próprios, optou-se pelo uso dos pronomes este, para retomar Renato e aquele para retomar José. Ambos os pronomes são chamados anafóricos, por se referirem a elementos citados anteriormente.

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Ao realizarmos retomadas por meio de pronomes, estas recebem o nome de anafóricas e catafóricas. Assim, vejamos: Retomada anafórica: acontece quando o elemento pressuposto está verbalmente explicitado e antecede o item coesivo. Exemplo: -Joana gostou do circo? -Ela disse que sim. No exemplo acima, o termo ela só pode ser recuperado se voltarmos à sentença imediatamente anterior e descobrirmos que sua referência é o termo Joana. Desse modo, ela refere-se anaforicamente a Joana.

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Retomada de referência Observação importante: Um elemento anafórico empregado num contexto referindo-se a dois termos diferentes, pode gerar ambiguidade e “quebrar” a coesão. Por isso, o leitor precisa perceber claramente a que termo se refere o elemento anafórico. Exemplo: O PT entrou em desacordo com o PMDB por causa da sua proposta de aumento de salário (“sua” pode referir-se à proposta do PT ou à do PMDB). Desfazendo a ambiguidade: A proposta de aumento de salário formulada pelo PT provocou desacordo no PMDB. O uso do pronome relativo pode também provocar ambiguidade, veja: Via ao longe o sol e a floresta, que tingia a paisagem com suas variadas cores. (o pronome que pode estar se referindo a sol ou a floresta). (Platão e Fiorin 2006ª, p )

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Retomada de referência Retomada catafórica: acontece quando o termo pressuposto aparece depois do item coesivo. Exemplo: Elas passam a vida inteira nos defendendo. As nossas mães são assim: incansáveis na defensiva. No exemplo apresentado, o termo elas só pode ser recuperado se identificarmos o referente as nossas mães, que aparece depois dele na estrutura. Nesse caso, os itens referenciais não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, sem que se faça a vinculação com os termos a que remetem.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência “São anafóricos e / ou catafóricos os pronomes demonstrativos (este, esse, aquele), os pronomes relativos (que, o qual, cujo, onde), certos advérbios e locuções adverbiais (nesse momento, então, lá etc.), os verbos ser e fazer, o artigo definido, o pronome pessoal de 3ª pessoa (ele, ela; o, a; lhe).” (PLATÃO & FIORIN, 2006b, p. 371)

16 Uso de expressões nominais definidas
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Uso de expressões nominais definidas Leia o texto abaixo: O Vizinho Essa pessoa que adora música alta à noite. Mas reclama de qualquer barulhinho. Esse sujeito que só usa martelo e furadeira quando você precisa dormir. Esse amigo que conversa com você tentando ver o que tem dentro da sua casa. Esse cavalheiro que se mantém bem informado lendo o seu jornal e empresta a sua vaga na garagem para as visitas dele. Esse ser humano que, além de tudo, vive espalhando por aí que tem um péssimo vizinho: você. (Revista Veja, 22 Out. 2003). As expressões definidas nos dão pistas das opiniões do produtor sobre o vizinho, auxiliando-nos na construção de sentido do texto.

17 Uso de expressões nominais indefinidas
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Uso de expressões nominais indefinidas Um dia desses fui a uma festa no interior. Lá bebi à vontade e não tive grana para pagar a conta, a alegria da noite transformou-se num pesadelo. Uma festa daquela, ninguém merece. O referente principal foi construído textualmente com a expressão nominal indefinida : uma festa.

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência No texto falado e no texto escrito informal, a retomada acontece sem que haja um referente explícito. É pela referência contextual que conseguimos recuperá-lo.

19 Como acontece na prática?
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Como acontece na prática? Na prática, é mais ou menos assim: Numa sala quatro mulheres comentam sobre um assalto a banco. Inesperadamente, aparece um dos assaltantes. Uma das mulheres o reconhece e fala para os demais: “Aquele homem é um deles”. Pelo contexto, de acordo com o que conversam, fica fácil compreender que o termo deles tem como referente / retoma / substitui o termo assaltante.

20 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Outro exemplo é a elipse, na qual se tem a retomada de um termo que seria repetido, mas que é apagado, por ser facilmente depreendido do contexto. Exemplo: A alguns, a vida oferece muito; a outros, pouco. Há elipse da forma verbal oferece em “a outros, pouco”.

21 Como tratamos no início da aula, podemos retomar um termo, repetindo-o
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência Agora vejamos como se dá a retomada por meio de substantivos, verbos e adjetivos Como tratamos no início da aula, podemos retomar um termo, repetindo-o ou substituindo-o por um sinônimo, por um hiperônimo ou hipônimo ou por uma antonomásia. Primeiro, vejamos algumas definições: Sinônimo – é uma palavra de sentido semelhante ou muito próximo / parecido. Hiperônimo – é o termo cujo significado é mais genérico (ex: veículo é hiperônimo de carro). Hipônimo – é o termo cujo significado é mais específico (ex: carro é hipônimo de veículo). Antonomásia – é substituição de um nome próprio por um comum ou de um comum por um próprio (ex: Ele é um Judas em lugar de ele é um traidor).

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Exemplo: Lia muito, toda espécie de livro. Policiais, então, nem se fala, devorava. O termo livro é retomado por um hipônimo (termo mais específico), policiais. Observação: Deve-se atentar para a repetição de termos lexicais, pois, se não estiver vinculada a algum efeito de sentido, pode ser considerada falha de estilo. Nesse caso, é preferível a retomada por sinônimo, hiperônimo e hipônimo.

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Atividades avaliativas 1-Agora que vimos o que é retomada de referência, como ela se dá nos textos e quais palavras utilizar para fazê-la, podemos responder a pergunta do início da nossa aula. Lembram qual era? Vamos revê-la então?!

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Suponha que você deverá produzir um parágrafo narrativo como requisito mínimo para conseguir um emprego de secretário (a) numa firma de renome. De antemão, foi informado (a) de que somente poderia usar as palavras abaixo uma única vez. Namorado – casa de praia – Recife – celular.O que fazer então? Serão poucas linhas, porém você terá que utilizar aquelas palavras e contar algo com sentido. Certamente você irá fazer retomada de referência para garantir a coesão do texto e conseguir a tão sonhada vaga.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Retomada de referência
2- (Fuvest) O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro-negro e pensar no futebol como uma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista (L. F. Veríssimo. O Estado de São Paulo, 23 out. 1993) As expressões que retomam, no texto, os segmentos “o melhor momento do futebol” são: a) os times ficam perfilados – aí b) é quando – então c) aí – os jogadores se movimentam d) o tático pode olhar o campo – aí e) é quando – começa o jogo.

26 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência 3-O verbo ser, que por duas vezes aparece no texto, “Quando não era com palavras, era com o gesto de aprovação que dava a cada uma das asserções da outra”, está empregado em substituição de verbo anteriormente expresso, ao qual se refere e cujo sentido passa a ter. No trecho, ele está substituindo: a) insinuava b) acendia c) bradava d) elogiava e) achava.

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio
Retomada de referência Bibliografia ABAURRE, Maria Luiza M e PONTARA Marcela, FADEL, Tatiana. Português- Língua, literatura, produção de texto. Ensino Médio.vol. 3. São Paulo: Editora Moderna, KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006 SAVIOLI, Francisco Platão & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. Leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006a. _______________ Lições de texto – leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006b.


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