A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 9° Ano Elementos constituintes da notícia / lead: quem, o quê, quando, onde

2 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) A NOTÍCIA Imagem: Cuidro / GNU Free Documentation License

3 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) A NOTÍCIA Imagem: Dicas e Pistas / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication De modo geral, podemos chamar de notícia o relato de um fato inédito ou de uma série de fatos relacionados a um mesmo evento.

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) A NOTÍCIA Os meios de comunicação de massa como o jornal, o rádio, a televisão e a internet são os veículos pelos quais a notícia é propagada e compartilhada na sociedade. Imagem: (A) Richard Bartz, Munich aka Makro Freak / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic (B) yours truly / Disponibilizado por Husky / GNU Free Documentation License (C) Karl-Ludwig Poggemann / Creative Commons Attribution 2.0 Generic (D) LG전자 / Creative Commons Attribution 2.0 Generic (E) Glenn Fleishman / Creative Commons Attribution 2.0 Generic A B C E D

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) A NOTÍCIA Ao construir a notícia, o jornalista, que é o profissional da notícia, trata os fatos da maneira mais objetiva possível, a fim de que sejam transmitidos de forma imparcial. Imagem: Caroline Culler (Wgreaves) / Public Domain

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) A NOTÍCIA O texto da notícia é autoral, pois o jornalista, responsável pela sua elaboração, é identificado na matéria. Imagem: Alfredo Molina / GNU Free Documentation License

7 A NOTÍCIA O quê ? Quem ? Quando ? Como? Onde ? Por quê?
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) A NOTÍCIA Ao produzir seu texto, o jornalista segue uma estrutura normalmente padronizada, buscando responder às perguntas básicas do jornalismo: O quê ? Quem ? Quando ? Como? Onde ? Por quê?

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) LEAD O “lead” (ou, na forma portuguesa, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. (Fonte: Imagem: Dilermando Dias / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Brazil

9 ORIGEM DA PALAVRA LEAD LIDE LEAD
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) ORIGEM DA PALAVRA LEAD A palavra “lead”, que em português tem a forma ‘lide’, é uma expressão de origem inglesa e significa “guia” ou “o que vem à frente”. LIDE LEAD

10 O LEAD Como? O quê ? Quem ? Por quê? Quando ? Onde ?
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) O LEAD O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, devem-se incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: O quê ? Quem ? Como? Por quê? Quando ? Onde ? Fonte: MARTINS, Eduardo . Manual de redação e estilo. O Estado de São Paulo. Disponível em: Acesso em 07/07/2012.

11 É o fato em si, ou seja, o acontecimento que se pretende narrar.
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) O quê? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported É o fato em si, ou seja, o acontecimento que se pretende narrar.

12 Revela o(s) sujeito(s) envolvido(s) no fato.
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Quem? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Revela o(s) sujeito(s) envolvido(s) no fato.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Quando? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Localiza o fato cronologicamente, atribuindo-lhe maior precisão e objetividade.

14 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Como? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Em linhas gerais, no lead, o jornalista conta de que maneira o fato ocorreu, o que será melhor esclarecido no corpo da notícia.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Por quê? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Também de forma generalizada, podem-se informar no lead alguns dos motivos, causas ou finalidades que justificam a ocorrência do(s) fato(s).

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Por quê? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Trata-se da localização geográfica do(s) fato(s) ocorrido(s), o que também contribui com sua objetividade e precisão.

17 GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Vejamos um trecho de uma notícia publicada na Folha de São Paulo: GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu mãe, irmão e avô na passagem do furacão Mitch Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova Yorque, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele chegou a Nova York no domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai. Grevi Sabillón Vasquez, pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do domingo dia 27, no Aeroporto La Guardiã, em Nova York. Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México. (Fonte: The New York Times, Associated Press, Ansa, EFE e DPA) (O Estado de S. Paulo, 30/06/99)

18 GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Para localizarmos o lead, basta destacarmos o 1º parágrafo da notícia: GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu mãe, irmão e avô na passagem do furacão Mitch Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova York, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele chegou a Nova York no domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai. Grevi Sabillón Vasquez, pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do domingo dia 27, no Aeroporto La Guardiã, em Nova York. Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México. (Fonte: The New York Times, Associated Press, Ansa, EFE e DPA) (O Estado de S. Paulo, 30/06/99)

19 O quê ? Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead:
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead: O quê ? Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova York, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. Um garoto sai de Honduras, atravessa a Guatemala e o México e chega a Nova York em busca do pai (fato).

20 Quem ? Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead:
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead: Quem ? Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova York, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. O garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón (personagem).

21 Quando? Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead:
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead: Quando? Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova York, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. De 22 de maio de 1999 (início da viagem) a 30 de junho do mesmo ano (data da publicação da notícia).

22 Como? Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead:
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Vejamos as perguntas respondidas pelo jornalista no lead: Como? Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova York, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. Sozinho, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus.

23 GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) Neste caso, o jornalista optou por não informar o motivo do fato no lead. Então, a sexta pergunta (Por quê?) é melhor esclarecida no corpo da notícia, a partir do 2º parágrafo: Por quê? Perdeu a mãe, o irmão e o avô, mortos na passagem do furacão Mitch. GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu mãe, irmão e avô na passagem do furacão Mitch Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova York, onde vive seu pai. A odisseia de Edwin – que lembra a de Huckle Berry Finn, personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme “Central do Brasil” – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele chegou a Nova York no domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai. Grevi Sabillón Vasquez, pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do domingo dia 27, no Aeroporto La Guardiã, em Nova York. Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México. [...]

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) ATIVIDADE Imagem: 織田裕市 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

25 ATIVIDADE O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) ATIVIDADE Pesquise e recorte uma notícia de jornal. Cole-a em seu caderno e, a partir da identificação do lead, localize, se possível, as respostas para as seguintes perguntas. Pesquise e recorte uma notícia de jornal. Cole-a em seu caderno e, a partir da identificação do lead, localize, se possível, as respostas para as seguintes perguntas. O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

26 ATIVIDADE http://www.youtube.com/watch?v=sBs9jxlk2tk&feature=fvwrel
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) ATIVIDADE Acessando o vídeo abaixo, você poderá aprender como funciona o processo de edição e de fechamento de um jornal. Que tal usar as dicas dos vídeos e, junto com sua turma, produzir um pequeno jornal da sua escola? Imagem: Greg Henshall / Creative Commons Attribution/Share-Alike License;

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) DICA DE CINEMA Imagem: The Adventures of Tintin / Nickelodeon Movies, Amblin Entertainment, Kennedy Marshall Company,/ / Que tal conferir com a turma a versão para o cinema de “As Aventuras de Tintim”? No filme do diretor Steven Spielberg, o jovem jornalista, acompanhado por seu fiel amigo Milu, tenta desvendar os mistérios de um mapa do tesouro, encontrado dentro de uma miniatura de navio.

28 BIBLIOGRAFIA Sites Consultados:
LÍNGUA PORTUGUESA, 9º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Notícia (lead: quem, o quê, quando, onde) BIBLIOGRAFIA BUENO, Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo : FTD, s.d.1998. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens – 8ª série. São Paulo: Atual, 2006. MORAN, José Manoel. Leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo : Paulinas, 1991. PAVANI, Cecília. JUNQUER, Ângela. CORTEZ, Elizena. Jornal – Uma abertura para a Educação. São Paulo: Papirus, 2007. Sites Consultados: Acesso em 07/07/2012 Acesso em : 15/06/2012.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Cuidro/GNU Free Documentation License 06/09/2012 3 Dicas e Pistas/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication 4a Richard Bartz, Munich aka Makro Freak / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 4b yours truly/Disponibilizado por Husky / GNU Free Documentation License 4c Karl-Ludwig Poggemann from Germany / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 4d LG전자 / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 4e Glenn Fleishman/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 5 Caroline Culler (Wgreaves) / Public Domain 6 Alfredo Molina / GNU Free Documentation License

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 8 Dilermando Dias / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Brazil 06/09/2012 11,12,13,14,15,16 Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 24 織田裕市/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 26 Greg Henshall / Creative Commons Attribution/Share-Alike License; 27 The Adventures of Tintin / Nickelodeon Movies, Amblin Entertainment, Kennedy Marshall Company /


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google