A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bacharelado em Física de Materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bacharelado em Física de Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Bacharelado em Física de Materiais
Instituto de Física Universidade Federal de Uberlândia Ingressantes 2015/1

2 Sumário O Instituto de Física Informações gerais sobre o curso.
Fluxograma curricular; Atividades complementares; Trabalho de conclusão do curso. Calendário e as Normas de Graduação O calendário; Procedimentos relativos à matrícula; Sobre as avaliações.

3 O Instituto de Física História: 1984: Departamento de Física
1994: Curso de Física-Licenciatura. 2000: Faculdade de Física. 2001: Programa de Pós-graduação em Física 2008: Aprovação do Doutorado 2014: Conceito 5 (Excelência) da CAPES 2005: Instituto de Física - INFIS Curso de Física dos Materiais 2008: Curso de Física Médica

4 Coordenadores dos cursos de graduação
Organização Direção Tomé Mauro Schmidt Secretaria do INFIS Representante da graduação Representante da pós Conselho do INFIS Coordenadores dos cursos de graduação Coordenador da Pós COFIS CFMAT CFMED Colegiado Colegiado Docentes da pós Discentes da pós Docentes Discentes Representante discente atual: Ângela Lopes de Almeida

5 Perfil Físico pesquisador: Prestador de serviços: Universidades
Centros de pesquisa: laboratórios nacionais, Inmetro, Petrobras. Prestador de serviços: Bancos Pesquisa e desenvolvimento em Multinacionais Doutorado

6 Informações sobre o curso
Duração do curso: Mínimo: 3,5 anos Médio: 4 anos Máximo: 6 anos Carga Horária: Disciplinas obrigatórias: 1950 horas Disciplinas optativas: 420 horas Atividades complementares: 120 horas Trabalho de Conclusão do Curso: 120 horas Total: 2490 horas

7 Fluxograma curricular
Ciclo básico Ciclo Profissionalizante

8

9 Diferenças entre os dois ciclos
Ciclo básico: Avaliações mais fracionadas: substitutivas, testes, etc. Listas de exercícios Físicas (Licenciatura) e Cálculos: oferecidos todos os semestres. Reprovações: segunda oportunidade para evitar queda de período. “Puxar” disciplinas. Ciclo profissional: Disciplinas obrigatórias Optativas: ênfase do curso.

10 Atividades complementares = 120 horas

11 Monitorias Editais no inicio de cada semestre (dois por ano)
Inscrição a partir do segundo período. 3 vagas remuneradas (R$ 240,00), de não receber bolsa. Vagas não remuneradas: definidas pela Coordenação. Seleção baseado no histórico escolar: nota da disciplina.

12 Iniciação Científica Três modalidades:
PIBIC: programa de iniciação científica. PIVIC: programa de iniciação científica voluntária. Iniciação oficial no INFIS. Bolsas PIBIC de projetos. PIBIC e PIVIC: dois editais por ano – CNPq e FAPEMIG. Valor da Bolsa R$400,00 Recomendável a partir do terceiro período.

13 Trabalho de conclusão de curso = 120 h
O trabalho de conclusão de curso é um trabalho individual que é realizado durante o último ano. Dividido em duas partes: TCC-1 (GFM033) e TCC-2 (GFM036), cada uma com carga horária de 60 horas (4 h/semana). TCC-1: elaboração do plano de trabalho TCC-2: execução da proposta e elaboração junto com a defesa da monografia

14 Orientadores e assuntos do TCC
Qualquer docente do INFIS, sem discriminação de assunto de pesquisa. Excepcionalmente pode ser aceito um orientador da área de engenharia e ciências básicas (química, biologia e matemática). Assuntos: Correlação direta com o curso Desenvolvimento ou aprimoramento de experimentos para disciplinas da graduação. Abordagem de problemas que complementem a formação acadêmica. Atividades em projetos de IC. Pode ser interdisciplinar.

15 Normas do TCC1 Entrega do plano de trabalho: 8ª semana do semestre letivo. Etapas da avaliação: O colegiado ou um membro docente do INFIS avalia a proposta em um prazo de 15 dias. Aprovado: execução da proposta. Reprovado: Submissão de uma nova proposta em um prazo de 15 dias a partir da comunicação feita pelo colegiado sobre a reprovação. Se o plano for novamente considerado reprovado ou não cumprir os prazos da norma o aluno será reprovado em TCC-1, efetuando nova matrícula no semestre posterior.

16 Normas do TCC-2 Execução da proposta Elaboração da monografia
Seguir os objetivos e a metodologia apresentados no plano de trabalho. Elaboração da monografia Entrega da monografia Prazo máximo: 30 dias antes do final do semestre letivo. Na coordenação: três exemplares com carta de encaminhamento contendo a data prevista da defesa, assinada pelo aluno e o orientador. Podem ser indicados 5 nomes para compor a banca. Defesa da monografia Até a última semana letiva do semestre: data definida pelo orientador e informada para a Coordenação. Apresentação oral: máximo de 20 minutos Arguição: até 40 minutos Nota: 0-100, sendo a média das notas dos membros da banca. Aprovação :

17 Acrônimos importantes
INFIS: Instituto de Física. CFMAT: Coordenação de Física de Materiais. DIRAC: Diretoria de Controle Acadêmico. PROGRAD: Pró-reitoria de Graduação. CONGRAD: Conselho de Graduação.

18 O calendário acadêmico e os procedimentos burocráticos
Contem todas as informações sobre prazos de procedimentos burocráticos, recessos, inicio e fim do semestre, etc. Matrícula Extemporânea: Autorizada pela CFMAT. A DIRAC tem registro do número de procedimentos deste tipo feito pelo aluno. NÃO PERCA O PRAZO! Matrícula em Disciplina em outro curso: Até dois por semestre. Deve ter em mãos o Curso, Código e Turma desejados. Confira se as disciplinas são equivalente àquelas oferecidas pelo curso. Até quatro disciplinas oferecidas por curso diferente. Máximo de oito durante a graduação A partir do segundo período, vocês são considerados veteranos. A matrícula é solicitada por vocês online, via portal do aluno. Evite perder o prazo, pois só é possível fazer Matrícula Extemporânea uma única vez durante o curso. Número mínimo de disciplinas: 2 O ajuste é um procedimento para incluir e excluir disciplinas. O procedimento é feito na CFMAT após preenchimento de formulário próprio. Os pedidos de matrícula extemporânea e de disciplina em outro curso são feitos no setor de Atendimento ao Aluno, no piso térreo do bloco 1A (do lado do Banco do Brasil)

19 Passado 1/3 do semestre, o aluno pode solicitar o trancamento em disciplinas matriculadas.
Só é possível trancar a disciplina uma única vez durante o curso. Protocolado no Setor de Atendimento ao Aluno, após pagamento de taxa. Lembrete da Coordenação no Facebook. Os professores também erram! É possível corrigir erros no lançamento de notas e faltas até um certo prazo do semestre posterior. Memorando Interno da Coordenação à DIRAC, junto com uma declaração assinada do professor contendo a nota e número de faltas corretos.

20 Suspensão temporária dos estudos.
No máximo, dois semestres seguidos, sem risco de perder a vaga. Julgada pela Coordenação. Não pode ser pedido durante os primeiros dois períodos do curso. Justificativa comprovada com documentos.

21 Rendimento acadêmico e avaliação
Notas 0-100 Indicadores Coeficiente de rendimento Acadêmico (CRA) Média Geral Acumulada (MGA) Avaliação: Nota: aprovação acima de 60; Frequência: faltas acima do 25% implica na reprovação automática.

22

23 Aproveitando...Instâncias de recursos:
Docente (para faltas, avaliação fora de época, revisão de prova, etc. ); Coordenação; Colegiado do Curso; Conselho da Unidade; Conselho de Graduação

24 Mais informações Calendário da Graduação 2015
Normas da graduação: Site do instituto de física:


Carregar ppt "Bacharelado em Física de Materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google